Ações Realizadas pelo Setor da Qualidade e Enfermagem no ano de 2022


Processos realizados:
 
  • Monitoramento dos Indicadores das áreas, com compilação mensal e divulgação nas plataformas externas, incluindo Qualiss;
  • Monitoramento dos processos e fluxos do Hospital;
  • Atualização e controle das documentações do Hospital, com formatação dos Protocolos, POP’s, Políticas e fluxos;
  • Acompanhamento das Políticas Institucionais;
  • Monitoramento e controle das linhas estratégicas, Mapas de Riscos, Perfil Epidemiológico e CCF (Cadeia Cliente-Fornecedor);
  • Levantamento, monitoramento e análise dos riscos dos processos, com gestão de notificações de não conformidades e elaboração de planos de segurança;
  • Sistemática de Notificação aos Órgãos Regulatórios;
  • Monitoramento e acompanhamento dos Protocolos Gerenciados;
  • Monitoramento e acompanhamento dos Comissões Institucionais;
  • Aplicação de Auditorias Internas;
  • Participação nas reuniões mensais e extraordinárias do Núcleo de Segurança do Paciente;
  • Acompanhamento de Auditorias Externas com aplicação de oportunidades de melhorias dos processos;
  • Monitoramento e acompanhamento dos Fornecedores críticos;
  • Monitoramento e acompanhamento das demandas da Ouvidoria;
  • Monitoramento e acompanhamento da pesquisa de satisfação do paciente/acompanhante;
  • Participação em reuniões mensais de Gestão Estratégica – Custos/Orçamento – Revisitado - Mapa de riscos organizacional – indicadores do Mapa Estratégico, pandemia – COVID, projeto pânico e incêndio, sistema de refrigeração e assuntos gerais;
  • Participação nas reuniões semanais com o time de Pacientes de Longa Permanência (PLP) onde se faz o acompanhamento dos pacientes com mais de 10 dias de internação, com representantes da Coordenação Médica da Clínica, Gerência de Enfermagem, Qualidade, Coordenações de enfermagem das áreas abertas e fechadas, Supervisão de atendimento, Assistente Social, Apoio a Alta e Psicologia;
  • Participação nas reuniões diárias com o time de Gestão de Leitos, onde se faz os acompanhamentos das admissões, transferências e altas, com representantes da Gerência de Enfermagem, Qualidade, Gerente Operacional, Supervisão de Atendimento, Coordenações de enfermagem das áreas abertas e fechadas;
  • Participação e acompanhamento nas visitas internas realizadas pela Consultoria da GESTI, com foco na otimização de recursos humanos e política de orçamento e custos necessários para cumprir a missão da instituição – visitas mensais;
  • Participação e componente da CIPA.
  • Participação e componente mensal do PGRSS.

Conquistas:
 
  • Manutenção do Selo Hospital Unimed de Sustentabilidade – Selo Ouro;
  • Manutenção do Selo ONA 1;
 
 


Ações mensais realizadas pelo Setor da Qualidade e Enfermagem:


Janeiro/2022
 
  • Reunião junto com a Diretoria Administrativa, Diretoria Técnica, C.C.I.H., Coordenação Médica do Pronto Atendimento e Coordenação Médica da Ortopedia - Revisão do fluxo de atendimento no PA, para pacientes suspeitos e confirmados – COVID – 19. Uso de paramentação adequada;
  • Reunião junto a Diretoria Técnica para avaliação dos indicadores e protocolos clínicos, metas e planos de ação, dos seguintes setores:
- Coordenação Médica e Enfermagem da U.T.I Neo/Pediátrica;
- Coordenação Médica e Enfermagem do Centro Cirúrgico;
- Coordenação Médica e Enfermagem da Clínica Médica;
- Coordenação Médica e Enfermagem da U.T.I. Adulto;
- Coordenação Médica e Enfermagem do Pronto Atendimento
- Coordenação Médica e Enfermagem da Unidade Pós Cirúrgica.
 
  • Atualização da documentação e novos entrantes do PGRSS;
  • Reunião com as áreas assistenciais, apoio e serviços terceirizados para atualização do novo Manual ONA versão 2022 - 2024;
  • Reunião por vídeo sobre o projeto Qualifica, abordando também o planejamento estratégico da Operadora;
  • Reunião por vídeo sobre o Código de Conduta institucional;
  • Reunião com a Diretoria Técnica e C.C.H., para contribuir nas informações (indicadores) e layout das apresentações para a Diretoria Executiva;
  • Auditoria Interna aos Setores Assistenciais e Apoio.

Fevereiro/2022
 
  • Orientação as áreas – Solicitando a todas as lideranças alimentarem o diretório “M” até o 10º dia do mês subsequente e atualizar gestão documental;
  • Reunião interna do setor para nivelamento e aprimoramento de todos os fluxo e processos da instituição;
  • Reunião por vídeo com SIHOSP – Sistema de Indicadores Hospitalares – Qualiss – Monitoramento de Qualidade Hospitalar;
  • Reunião com a Diretoria Técnica para avaliar e decidir as metas a serem trabalhadas pelas áreas, utilizando o benchmarking da Unimed Brasil, ANAHP e média histórica 2020-2021.

Março/2022
 
  • Reunião com a Diretoria Técnica e participantes das diversas Comissões Institucionais para avaliar a metodologia de trabalho das equipes, nomeações, indicadores a serem monitorados e gerenciados;
  • Reunião com a Diretoria Técnica e Coordenação Médica da U.T.I. – Adulto para apresentação dos indicadores e Protocolo gerenciado;
  • Reunião com Medicina Ocupacional e C.C.I.H. – Fluxo e processo de atendimento aos colaboradores, com casos confirmados/suspeitos de COVID – dias de afastamentos.

Abril/2022
 
  • Reunião com a Diretoria Técnica e Coordenação Médica do Pronto Atendimento para apresentação dos indicadores e Protocolo de Dor torácica;
  • Reunião com a Diretoria Técnica e Coordenação Medica da U.T.I. Neo/Pediátrica para apresentação dos indicadores;
  • Reunião com a Diretoria Técnica e Coordenação Medica do Centro Cirúrgico para apresentação dos indicadores;
  • Reunião junto a Diretoria Técnica e Coordenação da Clínica Médica – indicadores (estudo das metas), análise, plano de ação e Protocolo Gerenciado de TEV;
  • Reunião junto a Diretoria Técnica, Coordenação Médica e de Enfermagem da C.C.I.H – Diretório M – apontamento das informações, indicadores (estudo das metas), análise, plano de ação. Manual de antimicrobianos e Utilização de EPI’s;
  • Reunião com a Diretoria Técnica e Fisioterapia – parametrização das áreas abertas, VM X extubação, protocolo de VNI - indicadores (estudo das metas), análise, plano de ação;
  • Reunião com a Coordenação Médica e Enfermagem para a atualização dos fluxos e processos do Pronto Atendimento.
  • Reunião junto ao Comitê de Indicadores da Unimed Federação RJ.

Maio/2022
 
  • Participação no processo de contratação da equipe assistencial;
  • Reunião junto a Diretoria Técnica e Coordenação da Médica da U.T.I Neo/pediátrica – indicadores, análise, plano de ação;
  • Reunião com a Coordenação de Enfermagem e enfermeiro assistencial para avaliação da conduta profissional;
  • Reunião com Centro Cirúrgico, Farmácia, TI e Almoxarifado para avaliação do processo de OPME;
  • Participação no processo de Integração de novos colaboradores (enfermeiro assistencial para a U.T.I. Neo/ped);
  • Reuniões junto a Coordenação da Médica e Enfermagem do Pronto Atendimento, C.C.I.H, Laboratório, Gerente Operacional e Supervisão de Atendimento – Melhora do fluxo dos laudos de exames no setor de Imagem, EM’s extraviadas e redução dos formulários que compõem o prontuário, otimização de atendimento no setor incluído a pediatria, realização do RT-PCR local e autorização do mesmo;
  • Participação na reunião do PGRSS – Competência, composição, funcionamento e treinamento para melhorar a segregação dos resíduos gerados na instituição.

Junho/2022
 
  • Reunião junto a C.C.I.H e Coordenações de Enfermagem – treinamentos:  indicadores, protocolos de precaução, Bundles, utilização de EPI’s, higienização das mãos, afastamento de colaboradores suspeitos/positivos para COVID;
  • Reunião junto a Diretoria Administrativa e Técnica para discussão das observações apontadas nas auditorias clínicas;
  • Reunão com o setor da Ouvidoria da Operadora – nivelar os processos junto ao hospital;
  • Reunião por video com C.C.I.H. e Medicina Ocupacional – avaliação do fluxo para testagem  ( teste rápido X RT-PCR – COVID ) e atendimento nos afastamentos dos colaboradores;
  • Reunião com a Diretoria Técnica, C.C.I.H – Revisão  do protocolo de Pneumonia, ficha técnica e antibióticos utilizados;
  • Participação junto a Comissão de Hemotransfusão - Serviço do Banco de Sangue (GSH) – ficha técnica, requisição noturna, evolução intraoperatória, reserva cirúrgica e reações transfusionais;
  • Reuniões com Medicina Ocupacional, C.C.I.H. e Laboratório – Fluxo e processo de coleta dos exames e atendimento aos colaboradores, com casos confirmados/suspeitos de COVID – dias de afastamentos;
  • Reunião com Setor de Patrimônio e Arquivo – indicadores, análise, plano de ação e Gestão Documental;
  • Treinamento com a equipe de Enfermagem (1ª turma) sobre o manuseio da Bomba de Infusão ministrado pela empresa Baxter – modelo antigo X modelo novo.
  • Reunião de alinhamento do LGPD.

Julho/2022
  • Treinamento com a equipe de Enfermagem (2ª turma) sobre o manuseio da Bomba de Infusão ministrado pela empresa Baxter – modelo antigo X modelo novo;
  • Reunião com o Serviço Terceirizado (Ecolimp) e Gerente Operacional – Processos operacionais da nova equipe de higienização;
  • Reunião junto a Diretoria Técnica e Coordenação da Médica da U.T.I Adulto – indicadores, análise, plano de ação, resultados X Custos;
  • Reunião com C.C.I.H. e Centro Cirúrgico sobre o levantamento de possíveis casos de infecções cirúrgicas;
  • Visita externa junto com a Diretoria Técnica, Coordenador Médico, Enfermagem e C.C.I.H ao Hospital Unimed Juiz de Fora para benchmarking dos processos do Pronto Atendimento, metodologia Smart Track – fluxo inteligente para rápido atendimento;
  • Reunião com o Coordenador do Pronto Atendimento para nivelamento de todos os processos comtemplados no PA– Fluxos e Processos de atendimentos, protocolos clínicos e gerenciados, indicadores – Diretório “M”, Relatórios de ação de melhoria, Acolhimento ao cliente, manifestações dos pacientes/acompanhantes através da Ouvidoria ou através da pesquisa de satisfação da urna;
  • Reunião com a Diretoria Técnica e o Serviço de Oncologia - projeto na linha de cuidado, sobre a Enfermeira Navegadora;
  • Participação na reunião do PGRSS – Segregação dos resíduos do Centro Cirúrgico, contêiners utilizados;
  • Reunião com a Farmácia e 3º Posto, sobre administração de medicação e os 13 certos.

Agosto/2022
 
  • Reunião com Diretoria Técnica – sobre orçamento em desligamentos;
  • Reunião com a Diretoria Técnica e o Serviço de Oncologia para analisar o projeto na linha de cuidado, sobre a Enfermeira Navegadora;
  • Reunião da Diretoria Técnica, Coordenação Médica e Coordenação de Enfermagem da C.C.I.H. – Busca ativa e fonada, Bundles, Serviço terceirizado da Renalle, Laboratório de Corrêas, Protocolo de Pneumonia, Protocolo Monkeypox (formalizando orientação clínica), coleta do swab para os pacientes;
  • Reunião junto a Diretoria Técnica sobre a instalação do Time MOVE;
  • Reunião da C.C.I.H, Enfermeira de Curativo e Coordenações de Enfermagem – Uso da clorexidina em acesso profundo, tintura de benjoim, álcool em feridas cirúrgicas;
  • Reunião junto com a C.C.I.H. e Centro Cirúrgico – Busca ativa e infecção de ferida cirúrgica;
  • Reunião junto com a C.C.I.H. e U.T.I. - Adulto – Coletas de hemoculturas, notificação a NOTIVISA, protocolos de internação;
  • Reunião com Centro Cirúrgico, Farmácia, e Almoxarifado para avaliação do processo de OPME, armazenamento e processos de esterilização.
  • Reunião com Farmácia e CCIH para avaliação do controle de antibióticos;
  • Reunião com CCIH e Renalle para alinhamento dos serviços e processos na instituição.
  • Reunião junto com a Diretoria Administrativa, Diretoria Técnica, C.C.I.H. e recepção, com o serviço terceirizado de Remoção Vida U.T.I, para nivelamento dos processos interfaceados com o Hospital Unimed;

Setembro/2022
 
  • Reunião interna do setor para nivelamento e aprimoramento de todos os fluxo e processos da instituição;
  • Avaliação de desempenho das equipes de Enfermagem e Qualidade – Ciclo de Avaliação – feedback.
  • Treinamento aos colaboradores assistenciais referente a 3ª Meta de Segurança do Paciente – Medicação Segura.

Outubro/2022
 
  • Reunião com a Farmácia e 3º Posto, sobre administração de medicação e os 13 certos;
  • Reunião com o Coordenador Médico e de Enfermagem do Pronto Atendimento para nivelamento de todos os processos comtemplados no PA– Fluxos e Processos de atendimentos, protocolos clínicos e gerenciados, indicadores e planilha de Custos;
  • Reunião com Supervisão de Manutenção, Coordenação de Enfermagem da C.C.I.H e serviço terceirizado – PMOC.
  • Reunião com a Coordenador Médica da Obstetrícia e de Enfermagem da Maternidade para nivelamento de todos os processos comtemplados referente ao Parto Seguro, Doula e Parto Humanizado;
  • Participação no Outubro Rosa – evento realizado pelo setor de Oncologia.

Novembro/2022
 
  • Reunião com os setores: Jurídico e Tecnologia da Informação, para debater sobre a Lei Geral de Proteção de Dados, (LGPD), documentações utilizadas na Instituição, bom como postura ética;
  • Reunião com Coordenador Médico e de Enfermagem para acompanhamento e análise de custos e protocolos gerenciados;
  • Reunião com Recurso Próprio, para discursão dos indicadores da Unimed Brasil e Federação, atualização das fichas técnicas e suprimindo. alguns indicadores desnecessários;
  • Reunião do Núcleo de Sustentabilidade;
  • Treinamento – Liderança – Great Place to Work – desenvolvimento, reconhecimento e engajamento;
  • Reunião com a Diretoria Técnica para divulgação da nova metodologia de gestão pelo Diretor Técnico;
  • Reunião com a Diretoria Técnica para alterar a maneira de trabalho das Comissões institucionais, bem como novas nomeações e por conseguinte atualização dos Regimentos das mesmas;
  • Participação na Semana da SIPAT;
  • Reuniões com Farmácia, Centro Cirúrgico, TI e Auditoria – para nivelamentos do processo de fechamento da folha cirúrgica;
  • Participação no Novembro Azul – evento realizado pelo setor de Oncologia;
  • Treinamento do Banco de Sangue com as Coordenações de Enfermagem – protocolo de reserva de sangue, reações adversas;
  • Reunião com o setor da Farmácia para a implantação do processo de liberação de Multidoses;
  • Reunião com a Diretoria Técnica, Coordenação Médica e de Enfermagem para a atualização dos fluxos e processos da C.C.I.H;

Dezembro/2022
 
  • Reunião com a Farmácia, U.T.I. – Adulto e U.T.I. Neo/Ped. – faltas de itens no sistema X físico, dripping e inventário;
  • Participação na reunião do Comitê de Gestão Orçamentária e Custos (CGOC) – regimento, ações para melhorar o orçamento e custos;
  • Reunião com o Apoio a Alta – processos internos e a interface com os processos do hospital;
  • Reunião com o núcleo de Sustentabilidade – Regimento, Objetivo e propostas iniciais da comissão;
  • Participação nas reuniões da Comissão de Padronização de Material e Medicamentos – leitura do regimento, composição, objetivos e medicação oncológicas;
  • Reunião com o Setor de Oncologia – Documentação, diretório M, indicadores, análise e plano de ação.
  • Participação em treinamento do COREN-RJ referente a anotações da Enfermagem.
  • Reunião junto ao Comitê de Indicadores da Unimed Federação RJ referente a plataforma SIAUSP.


Relatório formulado pelo Setor da Qualidade.

Lucia Coelho
Anna Santos
Manoela Brandão