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Cooperar significa “atuar, juntamente com outros, para um mesmo fim;"
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Este relatório é parte do compromisso e da transparência da Unimed Paraná
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Unimed Paraná
Nossa Essência
Nosso Cuidado
Nossos Resultados
Mais do que apenas o cuidado, a saúde é o nosso negócio! Junto a ele, temos o objetivo e aperfeiçoar os serviços prestados às cooperativas que integram o Sistema Unimed Paranaense, assessorando suas necessidades atuais e projetando, a cada dia, um futuro ascendente.
A exemplo do que o mundo viu acontecer em 2020, o ano de 2021 foi tomado por incertezas relacionadas ao agravamento da pandemia de Covid-19. Novas cepas foram descobertas e se proliferaram de forma instantânea, levando o mundo a encarar novas ondas da doença, com a sobrecarga o sistema de saúde – público e privado. Em paralelo, o início da vacinação foi acompanhado com grande expectativa pelas entidades de saúde e a população, que viu nos frascos uma nova dose de esperança no combate às internações e óbitos registrados pelo coronavírus. Durante esse período, a sociedade se alicerçou ainda mais nas instituições de saúde que integram tanto a rede pública, como a privada. Tais entidade, além de realizar ações na prática, foram responsáveis por disseminar as informações técnicas e corretas à sociedade.
Na Unimed Paraná, os canais de informação internos e externos foram reforçados durante a pandemia, com a criação de páginas específicas para falar sobre a pandemia e os cuidados necessários nesse momento, reforçando as orientações de segurança emitidas constantemente pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Também houve a reformulação da comunicação visual no Centro de Atenção Primária à Saúde (APS), destacando a importância de utilizar álcool em gel, máscara e manter o distanciamento dos demais presentes no ambiente. Em 2021, o uso das teleconsultas na unidade de atendimento ganhou mais força, com o objetivo de resguardar e proteger funcionários e demais pacientes que buscam atendimento no Centro. Ao todo, foram realizadas mais de 1.600 tele consultas, além do isolamento vertical de casos suspeitos, com monitoramento remoto diário da equipe multiprofissional.
Ao zelar pela segurança e bem-estar dos beneficiários, a Unimed Paraná implementou, em março de 2020, a tele orientação e tele triagem via Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), evitando que os clientes saíssem de casa para buscar o atendimento presencial das unidades de saúde. O modelo de atendimento foi reforçado em 2021, proporcionando mais conforto e agilidade, uma vez que a triagem de sintomas suspeitos é realizada via telefone. No canal, também é possível ouvir recomendações, esclarecer dúvidas e receber orientações quanto ao quadro clínico relatado, como permanecer em isolamento domiciliar ou procurar a rede de atendimento presencial. Ao ligar para o SAC, os beneficiários são orientados por enfermeiros e, quando preciso, médicos, sobre a necessidade ou não de procurar o hospital, de acordo com os possíveis sintomas relatados durante o atendimento. Da mesma maneira, os beneficiários têm à disposição o chatbot que, depois de uma triagem eletrônica, encaminha – se necessário – o beneficiário para atendimento telefônico com os profissionais da área da saúde e, se for o caso, direcionamento para estrutura hospitalar. Em caso de confirmação ou grande suspeita de Covid-19, o paciente segue sendo tele monitorado pela equipe de saúde, com o objetivo de avaliar a evolução clínica e dar o suporte necessário.
Os primeiros meses de 2021 chegaram com uma nova onda da Covid-19. Entre janeiro e junho, o número de internados em enfermarias e UTIs, bem como o número de óbitos, cresceu exponencialmente, levando o sistema de saúde à beira do colapso. Para enfrentar o pior cenário registrado durante toda a pandemia, a Unimed Paraná reforçou o Centro de Controle Estadual Covid-19, inaugurado em julho de 2020. No pico das infecções, as reuniões do grupo foram realizadas semanalmente, abordando dados sobre a pandemia e estratégias para reforçar a atuação do Sistema Unimed Paranaense. Com foco na comunicação rápida entre todos os integrantes, principalmente via WhatsApp, o Centro atuou diretamente em aspectos importantes, como os relacionados a abertura e disponibilização de leitos, remoção de beneficiários, suporte às Singulares, disponibilização de equipamentos, entre outros. O Centro conta com a participação dos setores de Saúde, Núcleo de Inteligência e Informações em Saúde (NIIS), Operações de Intercâmbio e Rede Credenciada, Administrativo e Compras, Gestão de Pessoas, Gestão de Projetos, Núcleo de Desenvolvimento Humano (NDH) e Comunicação e Marketing da Unimed Paraná. Além disso, há a participação de pontos focais de todas as Singulares paranaenses, com suporte também da rede credenciada.