Faça sua busca aqui
Cooperar significa “atuar, juntamente com outros, para um mesmo fim;"
Acesse o demonstrativo econômico da Unimed Paraná
Confira as realizações de 2021 e o Plano de Trabalho para 2022
Confira a retrospectiva dos últimos quatros anos da gestão 2018-2022
Este relatório é parte do compromisso e da transparência da Unimed Paraná
Acesse o sumário do site
Unimed Paraná
Nossa Essência
Nosso Cuidado
Nossos Resultados
Unimed Paraná possui valores que direcionam a sua estratégia de atuação e têm como fundamentos: cooperativismo, ética, transparência, respeito, responsabilidade socioambiental, inovação, parceria e intercooperação. Os princípios e valores ético-corporativos defendidos na condução de suas atividades estão definidos no Código de Conduta, atualizado em 2020, e expressam o compromisso da Presidência e Conselho de Administração na busca pelos mais elevados padrões de conduta no ambiente corporativo e a sua intolerância a toda e qualquer prática antiética ou ilegal. As diretrizes de conduta adotadas pela Cooperativa têm como pressuposto:
O Programa de Compliance e Integridade da Unimed Paraná foi responsável pela implementação de um Sistema de Gestão de Compliance, no qual é realizada a análise dos aspectos externos e internos capazes de afetar os valores, os objetivos e o direcionamento estratégico da cooperativa. Estão integrados a esses aspectos os contextos legais, regulamentares, sociais, culturais, a situação econômica, as políticas e procedimentos, processos e recursos internos, promovendo o seu adequado tratamento, monitoramento e aperfeiçoamento.
O Programa integra um conjunto de estruturas e procedimentos (função de compliance, código de conduta, canal confidencial e canais de comunicação, comitê de conduta, programas de treinamento, processos e procedimentos internos e outros instrumentos), divulgados internamente, na intranet da Unimed Paraná, bem como externamente, no site institucional. Tais procedimentos são coordenados para prevenir, detectar e responder a possíveis violações de leis, regulamentos e políticas da cooperativa, assim como à prática de atos de corrupção, suborno, lavagem de dinheiro, fraudes e desvios ilegais de qualquer natureza, capazes de afetar a sua imagem e reputação e impactar o alcance de seus objetivos. O programa é estruturado em três dimensões principais:
No âmbito de cada dimensão, compete à função de Compliance, em conjunto com as áreas, identificar as obrigações de compliance e promover a implementação das medidas necessárias ao seu cumprimento. Todos os colaboradores e dirigentes, inclusive os novos contratados, recebem uma versão on-line do Código de Conduta. O material deve ser lido e seu conteúdo deve ser aceito formalmente aos responsáveis, indicando a ciência sobre as normas estipuladas interna e externamente. Também há espaço para externar potenciais situações de conflito de interesse para o devido tratamento pela cooperativa, cujos registros de ciência são arquivados junto à área de Gestão de Pessoas, e compartilhados com a área de Compliance para atualizações. Além disso, todos os contratos corporativos, com terceiros e parceiros de negócio, possuem cláusulas de integridade e anticorrupção, com menção expressa ao Canal Confidencial (Canal de Denúncias) da Cooperativa, para comunicação pelo público interno ou por terceiros, de qualquer desvio ético ou de legalidade, assegurados o sigilo e confidencialidade dos relatos, bem como o anonimato do relatante que não queira se identificar, assim como a vedação de retaliações ao relatante de boa-fé.
As ações desenvolvidas pela função de compliance são estruturadas com aderência às boas práticas descritas na Lei 12.846/2013 (Lei Anticorrupção) e Decreto 8.420/2015 (Regulamenta a Lei Anticorrupção), norma ISSO 19600 (Sistema de Gestão de Compliance - Diretrizes) e norma ISO 37001 (Sistemas de Gestão Antissuborno). São, ainda, referências metodológicas adotadas pelo Programa de Compliance os manuais orientativos da Administração Pública Federal, como o Programa de Integridade – Diretrizes para Empresas Privadas da Controladoria Geral da União – CGU, o Guia de Programas de Compliance do Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE (Ministério da Justiça), os Elementos de Um Programa de Integridade Efetivo (Instituto Ethos), além do guia Compliance à Luz da Governança Corporativa, do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC. O Programa de Compliance e Integridade da Unimed Paraná segue as diretrizes da Lei 12.846/2013, Decreto 8.420/2015 e orientações da Controladoria Geral da União – CGU.
Treinamento para as Singulares
Treinamento interno Ao longo de 2020 e 2021, foram realizados treinamentos e comunicações gerais sobre o Código de Conduta e diretrizes de comportamento ético-corporativo, nos quais foram abordados indiretamente os temas de combate à corrupção, ao suborno e às práticas ilegais em geral. Nos meses de abril e agosto de 2021, foram ministrados dois treinamentos sobre o Código de Conduta, com a participação de 408 e 424 colaboradores, respectivamente. Já em novembro, as lideranças participaram do treinamento “O Papel das Lideranças nos Programas de Compliance”, com a presença de 41 líderes que atuam em diferentes áreas da cooperativa. Todos os treinamentos foram bem avaliados pelos participantes. Além disso, foram ministradas outras palestras sobre o tema em todos os meses de 2021, com exceção de junho e julho. Em 2021, 88,1% dos colaboradores efetivos da Unimed Paraná participaram de treinamentos relacionados ao Compliance, como cursos, palestras, reuniões e webinares. O percentual é superior ao registrado em 2020, quando 81% dos colaboradores participaram dos treinamentos. As ações de compliance voltadas especificamente aos procedimentos anticorrupção fazem parte de um segundo ciclo de trabalho do Programa de Compliance, previstas para o ano de 2022, e envolvem diretamente a avaliação e mapeamento de riscos de compliance – inclusive corrupção/suborno -, controles internos e monitoramento, com o apoio das áreas da cooperativa. GRI 205-2
"O Jeito de Cuidar Unimed” está presente desde o primeiro dia do novo colaborador, que é recebido na cooperativa com orientações sobre os valores, princípios, padrões e normas de comportamento da cooperativa, por meio do processo de integração. O encontro, que conta o envolvimento das áreas de Gestão de Pessoas, Gestão de Serviços, Indicadores e Qualidade, Gestão da Comunicação e Marketing, Gestão da Estratégia e Projetos, NDHS – Núcleo de Desenvolvimento Humano e Sustentabilidade, Assessoria de Imprensa e Gestão Administrativa, atende aos profissionais que estão na sede e em home office, conta com metodologia interativa, jogos e materiais que facilitam a compreensão e retenção dos conceitos e princípios a serem praticados. No decorrer de 2021, foram realizados 24 eventos, sendo dois encontros mensais, no formato híbrido, respeitando a modalidade de trabalho de cada profissional e os cuidados com a saúde, realizada em etapas para absorver melhor o conteúdo e melhorar a interação, contando com a participação de 94 novos profissionais. Os documentos de referência que ficam disponíveis a todos os colaboradores são: manual do colaborador, código de conduta, norma interna de segurança da informação, entre outros. GRI 102-16