2023: a retomada da normalidade

Com novos e velhos problemas, o ano de 2023 foi marcado pelo retorno da normalidade das reuniões e eventos presenciais e pela exigência de realinhamentos em todas as áreas. O “novo normal” foi sendo moldado cada vez mais em nossas rotinas, e nossos olhares e preocupações foram sendo direcionados para outros problemas. 

No entanto, para além do âmbito externo da saúde, o pós-pandemia potencializou diversos cuidados necessários e que reforçam nosso Jeito de Cuidar. Isso abrange todos os nossos públicos, desde os beneficiários, médicos-cooperados, fornecedores, comunidade e, especialmente, nossos colaboradores. 

O foco no bem-estar dos colaboradores permaneceu e a cooperativa pode readequar seu modelo de trabalho conforme a necessidade de cada setor. Ao longo do ano, promoveu treinamentos, ações e eventos voltados ao bem-estar de seus profissionais, impactando a saúde física, emocional e mental. 

Com foco no bem-estar de quem faz a cooperativa acontecer, a Unimed Paraná readequou o modelo de trabalho conforme as áreas, deu continuidade a ações iniciadas no auge da pandemia, e, diariamente, pensa e aplica projetos que impactam a saúde mental e física de todos os profissionais que se dedicam ao nosso negócio.

Modelo de trabalho à escolha da liderança

O modelo de trabalho na pandemia, em muitas áreas, foi o home office. Em 2022, muitas áreas na Unimed Paraná adotavam as três modalidades de trabalho – presencial, híbrido e teletrabalho – a depender de cada área, líder e função. Em 2023, áreas, especialmente da Tecnologia da Informação, permaneceram no modelo híbrido – quando são programados dias presenciais na cooperativa e dias de teletrabalho – e outras áreas, no entanto, optaram pelo retorno totalmente presencial. 

Atualmente, o processo continua o mesmo, com liberdade para cada gestão definir, de maneira estratégica, em qual modalidade atuar, com todas os recursos e cuidados necessários. O setor de TI, especialmente devido ao mercado de trabalho que em sua grande maioria adotou o trabalho remoto como seu principal modelo, cada um dos sete coordenadores programa com suas equipes os dias necessários para realizar o trabalho presencial, voltado, principalmente, à interação entre as equipes, reuniões e treinamentos. 

Outros setores fazem rodízios durante a semana, conforme o tamanho da equipe. Os benefícios do teletrabalho, como qualidade de vida, diminuição de estresse e otimização de tempo para outras tarefas diárias ainda são muito debatidos e levados em consideração pelas gerências que optam pelo modelo. 
Vale destacar, ainda, que, desde a pandemia, cada área utiliza ferramentas de acompanhamento da rotina, e que eventuais ajustes são realizados sempre que necessários.

Além disso, atualmente, sete colaboradores da Unimed Paraná atuam de forma 100% remota, no modelo teletrabalho. Nesse contrato, há um termo aditivo de trabalho, e os profissionais recebem, mensalmente em folha, o valor de R$ 150 para reembolso de despesas home office. Em contrapartida, nesta modalidade os colaboradores recebem apenas o Vale Alimentação – trabalhadores nos regimes presencial e híbrido recebem, também, Vale Refeição.

A Unimed Paraná permanece seguindo todas as recomendações dos órgãos de saúde relacionadas à Covid-19, especialmente, quando colaboradores apresentam sintomas respiratórios ou, então, estejam contaminados com a Covid-19. Imediatamente, eles são direcionados para o home office e acompanhados pela equipe médica do Centro de Atenção Primária à Saúde (APS), recebendo as orientações necessárias.

                       Saúde do colaborador como foco


Em 2023, a Federação continuou em busca de novos caminhos e estratégias para falar sobre a saúde mental de seus colaboradores. Além da possibilidade de ser atendido por profissionais da área pelo plano de saúde, o Programa de Saúde Corporativa também disponibilizou duas sessões mensais de psicoterapia on-line, podendo ter a frequência aumentada segundo avaliação do profissional e por meio de solicitação ao médico de Família. 

Além disso, a exemplo de outros anos, a cooperativa continua promovendo parcerias com empresas especializadas para ofertar bem-estar e qualidade de vida aos seus colaboradores. Uma das mais conhecidas a aula de Funcional, que tem o apoio da assessoria esportiva Carbono, e acontece três vezes por semana na sede administrativa da cooperativa, em 2023, foram atendidos 34 colaboradores. 
 

Já quem busca uma atividade voltada à concentração e equilíbrio, pode contar com aulas de Ioga, que agora acontecem com quatro turmas, duas vezes por semana, e três horários diferentes, todos próximos ao horário do almoço. Em 2023, 22 colaboradores participaram das aulas. 

Voltada ao público que está ativamente atuando presencialmente na cooperativa, ainda, são ofertadas aulas de Ginástica Laboral, todas as terças e quintas-feiras, no período da tarde, em diferentes setores. O objetivo é fazer uma pausa nas atividades e fazer um alongamento, especialmente nas áreas que exigem mais do corpo durante o trabalho. 

Novas contratações e rotatividades 

A Unimed Paraná admitiu, em 2023, 86 novos colaboradores – um a menos do que no período anterior -, com um acréscimo de 5,30% em seu quadro de funcionários, passando de 528 colaboradores ativos, em 2022, para 556, em 2023. Destes, dez são temporários (nove mulheres e um homem) e a diretoria é composta por cinco diretores (homens). Entre os colaboradores efetivos, a cooperativa conta, também, com nove aprendizes e 20 Pessoas com Deficiência (PCDs). 

Vale destacar, ainda, que os colaboradores temporários são contratados em função de substituições de empregados efetivos no momento de afastamentos por licença maternidade ou auxílio doença e/ou em função de aumento de demanda temporária. 

Já o acumulado de rotatividade no ano foi de 13,6%, valor menor que o registrado em 2022, quando o índice era de 16,6%, o que reflete o comportamento saudável de turnover e o esforço da cooperativa em reter profissionais, em todas as faixas etárias e gêneros. Apesar disso, o número de rotatividade, assim como no período anterior, é maior na faixa etária de profissionais de até 30 anos (25,7%) e maior no volume no gênero feminino (14%). 

Por outro lado, quando falamos de admissões, o maior número de contratados está concentrado na faixa etária dos 30 aos 50 anos, com 65% (um aumento de 1% comparado a 2022), e no gênero feminino, com 66% (uma diminuição de 4% comparado a 2022), o que tem se repetindo nos últimos anos e demonstrando um comportamento linear na área da saúde. 

As informações referentes à empregabilidade e ao engajamento dos colaboradores da Unimed Paraná são gerenciadas pela Gestão de Pessoas, em suas diversas perspectivas, em conjunto com as demais áreas da cooperativa.

Política de remuneração dos colaboradores

Para os colaboradores, a cooperativa mantém uma política de remuneração abrangente a todos os níveis da organização, incluindo as lideranças (coordenadores e gerentes), com o estabelecimento de uma remuneração fixa a partir de modelo de cargos e salários e política de gestão vigentes, homologados pela Diretoria. São seguidos parâmetros estabelecidos pelas categorias profissionais, convenção coletiva e acordos trabalhistas, além de alinhamento à prática de mercado. 

Além disso, são aplicados reconhecimento por tempo de serviço à remuneração fixa, anuênios (1% do salário base por ano de cooperativa) que agrega ao salário. A cada quinquênio, uma premiação pontual, sem reflexo nos valores fixos de remuneração (50% do salário-base). Já a remuneração variável, que abrange todos os empregados efetivos, e intitulada internamente de Programa de Gratificação variável (PGV), é realizada anualmente, em que são computadas metas corporativas e departamentais para composição da gratificação. Não há política de remuneração atrelada à aposentadoria.

A determinação da política de remuneração para empregados da cooperativa é construída com apoio de consultores especializados e independentes da cooperativa. 
Para alinhamento da política, são utilizadas pesquisas com referenciais de mercado, buscando garantir atratividade e retenção de profissionais. A análise e aprovação da política é realizada pela alta gestão (Diretoria-Executiva) com suporte da área responsável. A política de remuneração é complementada por benefícios de reconhecimento por tempo de trabalho na cooperativa e pela participação nos resultados por meio da remuneração variável. 

O quadro de trabalhadores da Unimed Paraná está distribuído em cargos de diferentes categorias profissionais, com predomínio de 59% de cargos técnicos (analistas, médicos, especialistas). A proporção entre a remuneração/hora do nível técnico equivale a 43% da média do nível de gestão. 

Os índices de reajuste de 2022/2023 da maior remuneração foi de 4,9% e dos demais empregados foi de 5,7%. Para o cálculo dos valores médios da remuneração foi considerada a soma do valor da remuneração dos empregados, proporcionalmente às jornadas mensais.

RH Gestor tomando forma

Lançada ainda em 2022, a plataforma RH Gestor deu continuidade às demandas de contratação de colaboradores, além de possibilitar a contribuição direta do gestor que pode participar de todo o processo seletivo, a plataforma permite ainda que haja um banco de talentos de profissionais para futuras contratações, com histórico de entrevistas. 

Além disso, atualmente, todos os processos de vagas e admissões, além de movimentações de transferências e promoções e entrevistas de desligamento já são absorvidas pela plataforma. Entre outros impactos, um dos ganhos percebidos é a agilidade do próprio processo de recrutamento e seleção, gerando menos retrabalho e burocracia. Em 2023, todas as admissões foram realizadas com apoio da plataforma.  

Sistema de gestão de saúde e segurança do trabalho

O Sistema de Gestão de Saúde e Segurança conta com a atuação de uma Técnica de Segurança no Trabalho, colaboradora efetiva da cooperativa com jornada integral e serviço especializado contratado do Serviço de Saúde Ocupacional (SOU) da Unimed Curitiba, que disponibiliza um sistema informatizado próprio para confecção e controle de PGR e PCMSO, assim como informação ao eSocial.

Internamente, a Unimed Paraná conta com duas comissões: Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e Brigada de Emergência. A CIPA segue as recomendações da Norma Reguladora 5 (NR-5), Inspeção do Trabalho – Ministério da Economia. Já a Brigada de Emergência consente as orientações da Norma de Procedimento Técnico 017 (NPT 017) do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná. 

Ambas as comissões têm como objetivo proporcionar oportunidades de participação a representantes de todos os níveis de cargos e áreas da cooperativa, sendo que os convites são abertos a todos os colaboradores. Além de suas atribuições específicas, os grupos participam ativamente do programa de saúde e segurança, contribuindo nas ações de conscientização, orientação e controle de riscos no trabalho.

 

CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes 

A comissão é responsável pela prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a promover a saúde e preservação da vida do trabalhador. Suas atribuições estão relacionadas à elaboração de mapa de risco, além de reuniões mensais, análise das causas de acidentes de trabalho, e propor medidas de solução dos problemas identificados. Além disso, uma vez ao ano, a comissão promove a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), em que acontecem ações voltadas ao aprendizado e conscientização dos trabalhadores.

 

Brigada de Emergência 

O grupo da Brigada de Emergência é composta por 22 integrantes e atua na prevenção e na resolução de situações que envolvam princípios de incêndio e acidentes causadores de lesão física, visando à preservação dos colaboradores e do patrimônio. Durante o ano, o grupo promove ações e treinamentos que visam à preparação de colaboradores para que possam agir durante eventuais situações de emergência. 

Entre os objetivos da comissão, estão: a proteção da vida dos ocupantes da sede em caso de emergências; evitar a propagação do incêndio, reduzindo danos ao meio ambiente, à comunidade e ao patrimônio da empresa; proporcionar meios de controle e extinção da ocorrência; dar condições de acessibilidade às operações de acesso e evacuação para retirada de colaboradores, visitantes e fornecedores; facilitar a atuação dos órgãos oficiais no atendimento às ocorrências; definir medidas necessárias para a proteção das áreas críticas e instruir os colaboradores sobre a forma correta de atuação.

Além disso, a brigada participa de reuniões ordinárias trimestrais e reuniões extraordinárias quando necessário.

Respeito, inclusão e diversidade

O Código de Conduta da Unimed Paraná trabalha o conceito de discriminação no ambiente de trabalho, no capítulo “Ambiente interno e relações de trabalho – Discriminação e Preconceito”, que apresenta a seguinte diretriz: “Somos promotores da diversidade de pessoas, inadmitindo qualquer prática discriminatória ou preconceituosa no âmbito das nossas relações de trabalho, em especial no tocante à cor, gênero, religião, nacionalidade, orientação sexual, preferências políticas, dentre outras. O Canal Confidencial, que é de responsabilidade da área de Compliance, não registrou, em 2023, relatos de casos de discriminação, apurado e comprovado. 

O resultado final da Pesquisa de Clima Organizacional em 2023, realizada com o apoio da GPTW, atingiu um índice de confiança de 83 pontos, igual ao de 2022. No entanto, o resultado da dimensão imparcialidade foi de 80 pontos – um ponto a menos que no relato anterior.

A cooperativa busca, a cada ano, promover o respeito, a diversidade e a igualdade de gênero entre os colaboradores. Isso também se reflete nos cargos de Governança. No ano de 2023, a Federação contou, em seu quadro funcional de gestão, com 18 gerentes e coordenadoras, enquanto 20 gerentes e coordenadores eram homens. No relato anterior, os números eram 15 e 20, respectivamente. Além disso, há uma conselheira regional mulher, e três conselheiros homens, enquanto a diretoria executiva da Unimed Paraná é formada por cinco homens. 

Neste período, ou seja, foi registrada uma discreta ampliação de equilíbrio no comitê gestor: passando, em 2022, de 36,4% profissionais mulheres em cargos de governança para 40,4%; e partindo de 63,6% homens para 59,6%, em 2023. Já em relação à distribuição etária, aumentou a predominância na faixa intermediária “30 a 50 anos”, no qual estão 59,6% dos líderes – no período anterior, eram 56,8%. 

Na imagem a seguir é possível visualizar a divisão por gênero para os cargos de liderança dentro da cooperativa: 

Treinamento e Desenvolvimento (T&D)

Os programas de aperfeiçoamento da Unimed Paraná promovem educação, formação e informação – seguindo os preceitos do quinto princípio cooperativista, que é, de acordo com o Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), a promoção da educação e a formação para que os membros e trabalhadores possam contribuir para o desenvolvimento dos negócios e, consequentemente, de suas cooperativas. 

Esse cuidado demonstra, também, o fortalecimento da cooperativa, por meio de seus colaboradores - aumentando a qualidade de seus atendimentos e das relações de trabalho. Mesmo com o retorno ao presencial, muitos treinamentos e capacitações acontecem no modelo híbrido e remoto.   

Em 2023, a média de horas de treinamento aumentou em 33,5% comparada à registrada no ano anterior: foram 23.856,5 horas, contra as 17.867 horas aplicadas em 2022. No ano de 2023, a média de horas de capacitação por colaborador também superou o ano anterior, passando de 33,8 horas de treinamento por colaborador efetivo da cooperativa para 42,9 horas. Ao todo, foram 46 horas de treinamento direcionado às mulheres, e 38 horas para os homens. 
Além da carga horária geral investida no ano, outro destaque foi a média de capacitação por cargo. Para técnicos, as ações de atualizações somaram 44,5 horas no ano. Para cargos de gestão, foram investidas 59,2 horas, enquanto para cargos operacionais foram de 37,8 horas e, por fim, para cargos de apoio, as horas somadas foram de 15 horas. 

Essa expansão no número de horas de treinamentos também comprova a dedicação da Unimed Paraná em trabalhar um dos pilares do cooperativismo, além de oferecer ao seu público interno a oportunidade de uma capacitação constante e diversificada. 

Das ações de T&D realizadas pela Federação para seu quadro interno, destacamos os Programas de Desenvolvimento de Equipes (PDE) e de Lideranças (PDL), que objetivam o desenvolvimento das competências essenciais, alinhadas aos objetivos estratégicos da cooperativa. Com mais de 40 turmas ofertadas, sendo 17 delas sobre a competência Encanta o Cliente, os colaboradores contaram com uma abordagem didática do Jeito de Cuidar Unimed. Também ganharam destaque, entre as ações internas, os temas de Inovação, Compliance e de Atenção à Saúde. 

As ações de treinamento e desenvolvimento realizadas pela Federação envolveram todas as 22 Singulares do estado, totalizando mais de 1880 participações em mais de 50 eventos, como workshops de Compras, Cadastro ou encontros técnicos de Ouvidoria, Auditoria ou sobre Cuidados Continuados. Além de encontros que abordaram a experiência do paciente, protocolos clínicos e segurança do paciente, treinamentos e palestras sobre a operação do Sistema de Gestão NÓTUS, encontros da Trilha de Gestão de Pessoas, modelos de remuneração e Comitês diversos, entre outros.

Destacamos, ainda, a continuidade das turmas de inglês que, em 2023, beneficiaram 98 colaboradores da Federação e das Singulares – ofertando aulas para sete turmas durante o período, de maneira on-line e ao vivo, com professores da Cooperativa de Educadores e Instrutores de Línguas de Curitiba (CEILIN). A capacitação ocorre durante três meses no ano, com duração de 60 horas. 

Em 2023, também foram iniciadas turmas de diferentes formações, como a pós-graduação em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) à Educação Inclusiva: Autismo, bem como a formação ESG+COOP Paraná. No decorrer do ano, tivemos a continuidade das turmas de pós-graduação em Governança, Riscos, Regulação e Compliance e Inteligência Competitiva e Negócios em Saúde.

A Federação oferece, além dos programas de desenvolvimento corporativos e ações de T&D, outras maneiras de incentivar sua comunidade interna:

Bolsa Auxílio para Graduação

Com o propósito de investir na educação superior de seus colaboradores, a Federação disponibiliza recursos mensais gerenciados pela Associação dos Funcionários (AFUF), destinados exclusivamente como bolsas de auxílio para cursos de graduação. No ano de 2023, 54 colaboradores foram beneficiados por essa iniciativa. O valor de investimento chegou a R$ 139.820,86. Além desse benefício, a Unimed Paraná ainda incentiva seus colaboradores para que aperfeiçoem seus conhecimentos técnicos, por meio de cursos de pós-graduação. Em 2023, 34 colaboradores foram favorecidos com o reembolso de 70% do valor dos cursos escolhidos. O valor de investimento chegou a R$ 71.917,81. 

Subsídio para Pós-Graduação

Além desse benefício, a Unimed Paraná ainda incentiva seus colaboradores para que aperfeiçoem seus conhecimentos técnicos, por meio de cursos de pós-graduação. Em 2023, 34 colaboradores foram favorecidos com o reembolso de 70% do valor dos cursos escolhidos. O valor de investimento chegou a R$ 71.917,81. 

Media Training para dirigentes e técnicos

Em continuidade com o treinamento iniciado em 2022, em maio de 2023, dirigentes das Unimeds do estado (que também são médicos-cooperados) participaram da última etapa do curso de Media Training, com a fonoaudióloga e especialista em Comunicação Cida Stier. 

O curso, que foi promovido pela Federação, por meio da Assessoria de Imprensa e da Gestão de Pessoas e Núcleo de Desenvolvimento Humano e Sustentabilidade (NDHS), já havia sido reproduzido em outras três oportunidades (em 2022), nas cidades de Curitiba (Região 1), Londrina (Região 2) e Maringá (Região 3).

Coaching e Mentoring

A Federação, ainda, apoia suas lideranças em seu desenvolvimento, de modo personalizado, a fim de que o colaborador possa identificar e se desenvolver rumo às metas estabelecidas e necessidades organizacionais. Para isso, são direcionadas orientações estratégicas de Coach e Mentoring. Em 2023, foram atendidos 7 gestores na modalidade coach (sendo um gerente e seis coordenadores), com valor de investimento de R$ 22.395, aproximadamente. 

Desenvolvimento Individual

O Plano de Desenvolvimento Individual tem como alvo desenvolver as competências de cada colaborador, de maneira individual, e conforme a estratégia da organização. Ele é realizado anualmente a partir de reuniões de feedbacks e sugestões de desenvolvimento entre o colaborador e o seu líder imediato, abordando estratégias variadas, como treinamentos, participações em eventos ou projetos, intercâmbio entre áreas e processos, benchmarking ou a elaboração de documentos de trabalho. Em 2023, 522 colaboradores participaram do ciclo de avaliação de desempenho e 65,4% completaram o processo.

Media Training para dirigentes e técnicos

A Unimed Paraná realizou, em 2023, uma pesquisa interna com seus colaboradores para conhecer o nível de escolaridade de seu quadro funcional. Entre os 505 colaboradores respondentes, atualmente, a cooperativa conta com 45% de seu quadro com pós-graduação completa, graduação completa (22), graduação em curso (11%), cursando pós-graduação (7%), ensino médico completo (7%), mestrado (5%), cursando ensino médio (2) e, por fim, doutorado (1%). Além de demonstrar um panorama geral sobre o tema, também servirá de norteador para futuras ações da cooperativa com seus colaboradores. 

Subsídios e parcerias

As ações de T&D promovidas pela Unimed Paraná podem envolver recursos próprios ou o subsídio das verbas do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR) que a Federação recebe de duas formas, descentralizada ou centralizada.