Incentivo a projetos locais e estaduais

A Unimed Paraná busca se comprometer, para além do espaço físico da sua sede administrativa, em apoiar projetos sociais, por meio de incentivos fiscais, que visam reconhecer áreas essenciais como saúde, educação e cultura. Confira abaixo os projetos apoiados pela cooperativa em 2023:

// Lei de Incentivo à Cultura

Nariz Itinerante
       
Produzido e realizado pela Associação Nariz Solidári, o projeto Nariz Itinerante objetiva levar intervenções cênicas para hospitais públicos, de forma descentralizada, utilizando a linguagem do palhaço, do improviso e da música como medida de democratização à ampliação de acesso à cultura.

Público beneficiado: rede hospitalar de Curitiba e região.
Oficina de Formação Teatral
       
Gerenciadas pela instituição Ave Lola e As Meninas – Produções Artísticas, as oficinas buscam realizar uma programação gratuita para crianças internadas no Hospital Pequeno Príncipe, priorizando uma seleção diversa em gênero, raça e situação econômica.

Público beneficiado: Alunos da rede pública de ensino, pessoas em situação de vulnerabilidade social, pessoas negras, pessoas da comunidade LGBTQIA+, mulheres e homens interessados em arte e cultura como instrumento para transformação social.
Plano Anual de Cordas do Iguaçu
       
Promovido pelo Quarteto de Cordas Alberto Nepomuceno, o plano oferece aulas de música por meio de professores especialistas (todos músicos da Orquestra Sinfônica do Paraná) em instrumentos de corda, tais como: violino, viola clássica, violoncelo, além da aplicação de aulas teóricas e contribuição para a redução do número de crianças em situação de risco, oferecendo alternativas ao seu desenvolvimento.

Público beneficiado: crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
Festival de Curitiba – Teatro 
       
O Festival de Curitiba ocorre há mais de 30 anos e se consolidou como uma grande vitrine para os artistas e companhias de teatro do Brasil e do exterior, sendo o maior festival de artes cênicas da América Latina e o quarto maior do mundo. Anualmente, o Festival gera mais de 400 postos de trabalho diretos e mais de mil indiretos, além de movimentar a economia local e aumentar a procura por hotéis, restaurantes e serviços de transporte. Assim, é um ambiente que contempla atores, produtores, cenógrafos, jornalistas e uma série de outras categorias profissionais, se concretizando como um poderoso agente de estímulo às artes, à cultura e à economia, atingindo milhares de pessoas e impactando positivamente todos os envolvidos através do apoio ao desenvolvimento humano, pessoal, artístico e econômico.

Público beneficiado: O Festival beneficia toda a população do Paraná por tornar o estado e, principalmente, a cidade de Curitiba, o maior polo de artes cênicas da América Latina.
Projeto Conservação do Espaço Cultural - Museu da História da Medicina do Paraná
       
O Museu, gerenciado e localizado no edifício histórico do Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, preserva e solidifica a memória da medicina paranaense. O projeto objetiva a reformulação do prédio em que resguarda a sede do museu, com a intenção de ampliar a acessibilidade física e modernizar as atividades culturais. O projeto busca preservar o patrimônio cultural, ampliar o acesso à cultura e apoiar atividades culturais sacras e de preservação.

Público beneficiado: Pacientes, acompanhantes, familiares, colaboradores e todas as mais de 470 mil pessoas que passam pela Santa Casa anualmente.

// Fundo da Criança e do Adolescente

Pelo Direito à Vida IV
       
Realizado pelo Hospital Pequeno Príncipe, o projeto tem como alvo efetivar o direito à vida e à saúde de crianças e adolescentes mediante à promoção de assistência hospitalar e ambulatorial; a formação e educação continuada dos profissionais de saúde e o fomento à inovação e à pesquisa científica, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e redução da mortalidade infantil.

Público beneficiado: crianças e adolescentes de até 18 anos, sem distinções de sexo, gênero, etnia, procedência geográfica ou social em relação às demandas de saúde em diagnóstico, tratamento e em conhecimento científico. 
O futuro é para todos - Ano 2 - Marista Escolas Sociais
       
O projeto "Educação. O Futuro é Para Todos - Ano 2" tem o objetivo de aprimorar a oferta de uma educação gratuita e de qualidade, a partir das unidades do Marista Escolas Sociais, promovendo a qualificação dos espaços educativos e o acesso ao direito à educação, direito à cultura, direito ao esporte e direito ao brincar.

Público beneficiado: crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e econômica, nas unidades do Marista Escolas Sociais, em sete cidades do Paraná.

// Lei do Idoso

Coração Dinâmico
       
Também projetado pelo Hospital Santa Casa, esse o Coração Dinâmico objetiva a precisão diagnóstica, por meio de uma tecnologia avançada de captura de imagens no Cateterismo para os diagnósticos cardíacos.

Público beneficiado: pacientes de todo o estado do Paraná.
Projeto Proteger
       
O projeto é realizado pela instituição Pequeno Cotolengo do Paraná, com a promoção contínua do desenvolvimento, qualidade de vida e longevidade de pessoas idosas com múltiplas deficiências atendidas pela organização.

Público beneficiado: pessoas idosas acolhidas pelo Pequeno Cotolengo.

// Incentivo ao Esporte

Clube Agir
       
Executado pela Associação de Ginástica Rítmica, o projeto proporciona o treinamento de equipes de alto rendimento e participação em competições municipais, estaduais, nacionais e internacionais.

Público beneficiado: meninas a partir dos cinco anos de idade de Curitiba e região.
Vôlei em Rede - Núcleos Paraná Ano 10
       
De iniciativa esportiva, o projeto busca formar crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social, por meio da prática de Voleibol.

Público beneficiado: 1840 crianças e adolescentes, com idades entre 9 e 15 anos.