Informações sociais e ambientais

Compromisso com a Sociedade e Meio Ambiente

A cada ano que passa, a Unimed Paraná percebe a sua importância relacionada ao impacto que pode causar na comunidade em sua volta – em especial os impactos sociais e ambientais gerados. A responsabilidade social da cooperativa é um de seus pilares, com o objetivo de implementar, cada vez mais, uma cultura ESG.

Com o propósito de estimular melhorias nos processos em prol da Política de Sustentabilidade, lançada em 2021, a cooperativa emprega diversas ferramentas estratégias de gestão, como participação no Selo ESG Unimed; nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (saiba mais); Programa de Excelência em Gestão das Cooperativas (PDGC) do Sescoop; Código de Conduta e Ética da Unimed Paraná e Compliance; Diretrizes Estratégicas Estaduais; Planejamento Estratégico da Unimed Paraná.

A Federação estabelece orientações direcionadas aos seus públicos, divididos entre Singulares Federadas e o Sistema Unimed; Cooperados; Clientes; Colaboradores; Fornecedores; Comunidades Locais e Sociedade; Academias e Entidades de Classe; Meio Ambiente; e Governo (Federal, Estadual e Local).

ESG como pauta e capacitações

Com o passar dos anos, a instituição tem visto a necessidade de ter um plano de ação voltado ao programa ambiental. Por isso, em 2022, elaborou um desenho de planejamento para aprimorar possíveis lacunas e fortalecer a capacidade da Unimed Paraná em enfrentar desafios de forma sustentável. Nesse contexto, desde então, foram promovidas ações voltadas ao ESG (sigla em inglês para Environmental, Social and Governance). Em 2023, por exemplo, foi ampliado o movimento iniciado no relato anterior e a Unimed Paraná começou a integrar o Comitê Nacional ESG, promovido pela Unimed do Brasil.
 

ESG+Coop

 

O tema já vinha sendo debatido, no entanto, em 2023, além de palestras orientativas, a Unimed Paraná lançou a capacitação ESG+Coop, destinado a todos, desde líderes a técnicos. Na etapa de nivelamento executivo sobre ESG, mais de 40 profissionais da alta gestão (Conselho de Administração, Conselho Fiscal, Diretoria-Executiva, além de gestores) participaram do encontro, com a palestrante Mariana Schuchovski, que é doutora em Ciências Florestais pela Universidade Federal do Paraná e North Carolina State University (EUA). 

O programa foi desenhado pelo Sistema Ocepar, pela Unimed Paraná e com a realização do Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE).

Atualmente, os módulos são ofertados semanalmente para colaboradores da Federação, de diversas áreas (Administrativo, Assessoria Imprensa, Auditoria Interna, Clientes, Compliance e Gestão de Riscos, Comunicação, DP, Financeiro, Gestão APS, Gestão da Estratégia, Gestão de Vendas e Contratos, Gestão Pessoas, Assessoria Jurídica, NDHS, Ouvidoria, Gestão da Qualidade, Rede Prestadora, Secretaria), abordando o tema de maneira ampla e com professores capacitados na área.

A formação busca a sistematização e a organização das ações cooperativistas de ESG — boas práticas ambientais, sociais e de governança, do inglês Environment, Social and Governance. O programa integra o Plano Paraná Cooperativo 200 (PCR200), sendo o projeto o número 14 de 20 que compõem o planejamento estratégico do setor.


Saiba mais sobre o programa aqui.

Além disso, também em 2023, foi promovido um encontro on-line com representantes das Singulares para descomplicar o conceito ESG e entender como é possível implementar as práticas ESG nas cooperativas, com a ministração de uma profissional da área.

O objetivo dessas interações foi ampliar as discussões sobre o impacto que as ações da Unimed Paraná, tanto como indivíduos quanto como cooperativa, exercem no ambiente ao nosso redor.

Diagnóstico ESG e Programa Carbono Neutro

Dando continuidade às ações dirigidas após o Diagnóstico ESG, que a área de Sustentabilidade da Unimed do Brasil promoveu em 2022, a Unimed Paraná, no ano de 2023, dedicou-se ao Programa Carbono Neutro – que objetiva o engajamento e o fortalecimento da atuação do Sistema Unimed na agenda climática, por meio da elaboração de Inventário de Emissão de Gases de Efeito Estufa (IEGEE), para mensuração e estabelecimento de metas de redução de gases de efeito estufa (GEE).

Segundo os relatórios climáticos gerados pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), é estimado que o aquecimento global deverá atingir cerca de 3,2°C até o final do século. Para que esse cenário não se concretize, todos os setores da sociedade, especialmente governos e empresas, estão convocados a atender as metas do Acordo de Paris, o qual estabeleceu como objetivo limitar o aquecimento em até 1,5°C, afim de evitar cenários irreversíveis.

O programa, por sua vez, converge no atendimento ao direcionamento estratégico na perspectiva ambiental, em que busca “Cuidar do planeta para uma vida melhor”, assim como atender as recomendações do Diagnóstico ESG do Sistema Unimed, ao propor iniciativas que visam atuar nas questões de mudanças climáticas.

Além de treinamentos, no decorrer do ano, a Unimed Paraná também foi inscrita para ser uma das cooperativas auditadas pela organização internacional de certificação Bureau Veritas. Essa auditoria não foi punitiva, mas orientativa, em que foram revistas possíveis falhas no preenchimento da ferramenta, possibilidades de melhorias e maturidade da instituição como participante do Programa Carbono Neutro. Essas ações demonstram a priorização dos ODS em alinhamento à estratégia de nosso negócio.

Em 2023 participamos do piloto do Selo ESG, antigo Selo de Governança e Sustentabilidade.

Campanha de Incentivo ao Uso do Etanol

Como forma de incentivar o consumo sustentável e responsável, a Unimed Paraná, em 2023, lançou a campanha interna de incentivo ao uso de biocombustível, em especial o Etanol. 

Após estudos, que demonstram os grandes benefícios do consumo de etanol, foi criada a campanha, com o mote “Escolha etanol. É combustível, é indispensável, é sustentável”, para seu público interno. No entanto, antes mesmo do lançamento, os colaboradores participaram de duas palestras para entender melhor como funciona o etanol. A ministração foi por conta de profissionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), de Curitiba. 

A campanha na Unimed Paraná tem previsão de um ano e, durante o período, contará com diversos materiais educativos espalhados pela sede da Federação. Além disso, o colaborador que abastecer o seu veículo com no mínimo 25l de etanol concorrerá, mensalmente, durante o ano de 2024, a três sorteios mensais, com direito a receber voucher no valor de R$ 120 reais para abastecimento. A cada seis meses, ele concorrerá a um IPAD.

Ações com seu público interno

A Unimed Paraná compreende que um dos seus públicos principais é o interno. Anualmente, promove ações que instiguem a segurança do ambiente e bem-estar de seus colaboradores, como é possível conferir no menu Bem-Estar do Colaborador

Consumo e Impacto

Consulte aqui o consumo dos anos anteriores
       


 

Energia

A retomada de grande parte das atividades presenciais aliada ao ano mais quente da série histórica em Curitiba, de acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), fez, também, com que o consumo de energia elétrica registrado em 2023, impulsionado pelo uso de ar-condicionado, fosse discretamente maior que em 2022. O aumento foi de 3,89%.

Mesmo com as mudanças climáticas que têm ocorrido, a Unimed Paraná continua buscando medidas de economia de energia elétrica e o investimento em soluções limpas. Desde 2020, a cooperativa possui um sistema fotovoltaico. 

Atualmente, a sede administrativa conta com 132 painéis fotovoltaicos de 330Wp e dois inversos trifásicos 220V de 22.000W, que possuem uma capacidade de geração de 43,56 Kwp. Esse sistema, vale ressaltar, pode gerar, em média, 4.350 kWh/mês em Curitiba. 

Desde que foi implantado, a Unimed Paraná contabiliza a economia gerada pelo sistema. Em 2020, mesmo sendo instalado em março, o sistema provocou a geração de 23.705 kWh, o que já representa uma economia significativa em relação ao uso de fontes de energia mais tradicionais. Em 2021, o sistema contou com um ano completo e gerou ainda mais energia, totalizando 26.900 kWh. No ano seguinte, em 2022, o sistema continuou a produzir eletricidade pela energia solar, completando um total de 28.025 kwh. Já em 2023, ano deste relatório, os números chegaram a 24.991 kWh – comprovando que, sim, é possível gerar energia a partir de sistemas eficientes de energia limpa e renovável. 
Além da geração de energia a partir do sol, o sistema fotovoltaico colabora com a redução de custos de energia elétrica. Entretanto, vale enfatizar que o sistema depende das condições climáticas, podendo gerar mais energia em anos com condições melhores de tempo. 

Água e esgoto

Apesar do retorno ao modelo presencial, em 2023, foi registrado um consumo de água menor ao do período anterior, saindo de 2.878 para 2.482, conforme a tabela abaixo. 

Além disso, a Unimed Paraná permaneceu com seu sistema de reaproveitamento da água da chuva, instalado após a ampliação da sede – entre 2019 e 2020 – que desde então vem registrando a diminuição do consumo de água. A água captada no sistema é utilizada no prédio novo, nas descargas, e também para a rega de plantas na área externa do prédio.  

Conforme balanço da área Administrativa da cooperativa, o sistema de reuso da água pode trazer uma economia de 47,16%, que corresponde a 4,5 casas com cinco moradores cada, abastecidas durante um mês completo.