Secretárias

Biometria

Biometria é a identificação do cliente através da leitura digital.



O cadastro inicial da Biometria (para clientes que estão utilizando o plano pela primeira vez) pode ser realizado diretamente pelas secretárias e caso tenha qualquer dúvida ou dificuldade em realizar o cadastramento, contatar o Suporte Técnico da Unimed.

Adotamos como padrão inicial a digital do dedo indicador direito, mas esclarecemos que a digital de qualquer dedo pode ser utilizada, observando-se a que possibilite uma melhor captação de leitura.

Há situações em que o sistema não pede a leitura ou o cadastro da biometria no momento do atendimento/autorização, podendo a secretária proceder com a autorização normalmente, mediante apresentação de documento de identidade (com foto) juntamente com o cartão Unimed em validade. Conforme já orientado a biometria não aboliu a apresentação de documento com foto. Para clientes de Intercâmbio (que possuem plano de outras Unimeds), o sistema não realizará a identificação de leitura biométrica.

Informamos que o sistema solicitará o cadastro de Biometria para clientes a partir de 07 anos e até 65 anos de idade.

Problemas na leitura biométrica

Quando houver problemas na leitura biométrica, a secretária deve contatar a Central de Autorizações, na presença do cliente, pois deverá orientá-lo mediante as instruções das Atendentes da Unimed.

Para clientes da Unimed Rio Claro (Cartão 012) é obrigatório preencher Guia de Consulta e deve ser assinada pelo cliente para as seguintes situações:

- Quando a leitura Biométrica for inválida
- Quando o cliente não estiver portando o Cartão Unimed e o sistema não exigir a validação da Biometria do cliente

Regularização do cadastro de biometria

Caso ocorra problemas no cadastramento inicial ou nas leituras posteriores, a regularização da Biometria deverá ser feita em nosso setor de CADASTRO UNIMED – na Avenida 03, 654.

Caso o cliente necessite regularizar seu cadastro biométrico , favor ressaltar que deve trazer um DOCUMENTO com foto e o CARTÃO UNIMED, pois sem esses documentos não há possibilidade da identificação para a regularização.

Atenção: Lembramos que é crime o cadastro da digital de outra pessoa em lugar do portador do cartão UNIMED.

Nos casos de pacientes com alguma deficiência, o responsável pelo paciente deve ser orientado a procurar o Setor de Cadastro e apresentar Atestado Médico para liberação de leitura biométrica.
 

Identificação do Cliente

Informamos também que para os atendimentos liberados via Telefone pela Central de Autorizações UNIMED em que a leitura Biométrica não funcionou, é responsabilidade da Secretária fazer a identificação do cliente através de documento com foto, anotando o número do referido documento na guia e pedindo assinatura do cliente ou responsável.

Nos próximos atendimentos, após orientado,se o cliente não tiver comparecido à UNIMED para regularização, ele deverá retirar a guia pessoalmente na sede da Unimed na Central de Autorizações, apresentando RG e Cartão Unimed para a devida identificação.

Para mais esclarecimentos ou orientações, contatar a Central de Autorizações ou Setor de Cadastro.

Limpeza do Leitor Biométrico

O leitor biométrico precisa ser higienizado periodicamente para remoção da película de gordura que se forma com um certo tempo de utilização e dificulta a leitura da impressão digital.

A limpeza pode ser realizada aplicando uma fita adesiva na superfície da lente de leitura e destacando-a lentamente em seguida, conforme indicado na foto. De preferência, utilize fita adesiva larga que cubra totalmente a região do acrílico do leitor.



Importante:

- Não recomendamos a utilização de produtos químicos
- Não exponha o leitor diretamente à luz solar.

Dicas para melhorar a leitura biométrica

O cliente deve tocar o visor (janela oval) do aparelho Biométrico de forma completa (não deve sobrar espaço no leitor).

Permanecer com a digital fixa no aparelho, até visualizar um “Flash vermelho” o qual indica que a digital foi capturada.

A digital não é capturada se posicionado apenas a ponta do dedo no aparelho.

O aparelho possui capacidade de fazer a autenticação precisa somente se a posição do dedo estiver no ângulo correto.

A limpeza do aparelho também é de grande importância, podendo ser feita utilizando uma fita adesiva (tipo durex), conforme orientações já recebidas e contidas neste site.

Sua ajuda pode contribuir para a efetiva identificação de nosso cliente, evitando inclusive que tenha de realizar ligação para solucionar situações em que a leitura biométrica foi invalidada.

Em caso de dúvidas contatar nosso Depto de Informática – Suporte Técnico ou a Central de Autorizações.

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