Manual Secretárias

Cadastro

Setor: Cadastro – Av.3, 654 – Centro
Telefone: (19) 3526.6719

Atualmente a Unimed disponibiliza os seguintes planos de saúde para cooperados, funcionários e parentes:

ASSUME – Plano para Médicos Cooperados e credenciados que prestam serviço no Hospital Unimed e seus dependentes legais (esposa, filhos menores).Os formulários de inscrição e o perfil do plano devem ser retiradas no Setor de Cadastro.
F.IC. – Para filhos maiores dos cooperados/ credenciados e seus dependentes legais, contrato 0022/5037.Os formulários de inscrição e o perfil do plano devem ser retiradas no Setor de Cadastro.
Para funcionários(as) dos consultórios/ clínicas dos médicos cooperados/ credenciados e clínicas credenciadas, estão disponíveis os planos de Pessoa Física , mais informações no Departamento Comercial – Avenida 3 nº 654 – Centro Sede Administrativa.O antigo “Plano Secretária” está inativo para novas vendas.

Atenção!!!

Quando da demissão de funcionários procurar o Setor de Cadastro para exclusão do Plano Secretária – 0018 e Departamento Comercial para Planos de Pessoa Física, o mais breve possível para evitar débitos indesejáveis na produção médica.
Lembrando sempre de recolher os cartões do plano na demissão, pois a utilização indevida pela funcionário(a) acarretará despesas para o cooperado ou credenciado.
Obs: Os cartões devem ser devolvidos com as fichas.

Para demais solicitações (Exclusão, Alteração, Solicitação de 2ª via) procurar
A ficha de inscrição e o perfil do plano devem ser retiradas no Setor de Cadastro.
Toda a movimentação cadastral deve ser entregue no Setor de Cadastro até dia 15 para que seja considerada para a competência do mês seguinte.

  • Biometria

O cadastro Biométrico tem como finalidade identificar as características biológicas em mecanismos tecnológicos para evitar fraudes na utilização do plano.
O beneficiário (cliente Unimed) terá sua identificação biométrica cadastrada durante seu primeiro atendimento, conforme as orientações técnicas do setor de INFORMÁTICA.
Adotamos como padrão inicial a digital do dedo indicador direito, mas esclarecemos que a digital de qualquer dedo pode ser utilizada, observando-se a que possibilite uma melhor captação de leitura.
A Biometria será utilizada em todo serviço contratado da Unimed de Rio Claro e fará a leitura da impressão digital dos beneficiários a partir de 7 anos até 65 anos, ou seja, quando o beneficiário completar 65 anos não será mais exigida e leitura digital.
Caso a secretária tenha qualquer dúvida ou dificuldade em realizar o cadastramento, contatar a área de suporte de Informática da Unimed – pelo telefone – 19-3526.6749.
A Biometria não substitui a apresentação do cartão magnético e documento com foto.
A cada novo atendimento, será solicitada a confirmação por meio dos leitores biométricos que são instalados em todos os locais de atendimentos. A identificação biométrica será utilizada juntamente com o cartão magnético e documento com foto.
Há situações em que o sistema não pede a leitura ou o cadastro da biometria no momento do atendimento, podendo a secretaria proceder com a autorização normalmente, mediante apresentação de documento de identidade com foto juntamente com o cartão Unimed com foto juntamente com o cartão Unimed com validade.
Para clientes de Intercâmbio (que possuem plano de outras Unimeds), o sistema não realizará a identificação de leitura biométrica.

  • Problemas na leitura biométrica

Quando houver problemas na leitura biométrica, a secretária deve contatar a UNIMED setor CENTRAL DE AUTORIZAÇÕES pelo Telefone – 19 -3526-6701, na presença do beneficiário (cliente), pois deverá orientá-lo mediante as instruções das Atendentes da Unimed.
Nos casos de pacientes com alguma deficiência, que impossibilite o cadastro e leitura da digital, o paciente ou responsável deve ser orientado a procurar a sede Unimed (Setor de Cadastro) e apresentado Atestado Médico com a justificativa do médico que acompanha o paciente na deficiência, para análise da diretoria e verificação da possibilidade da liberação de leitura biométrica.
Caso ocorra erro no cadastro da digital, exemplo: cadastro de um beneficiário com o cartão de outro indevidamente, o beneficiário deve ser encaminhado para o Setor de Cadastro – Avenida 3 nº 654, Centro –  para correção, onde será cancelado o cadastro e gravado novamente, neste caso a atendente deve encaminhar comunicado por e-mail através do “Canal Biometria” informando o ocorrido, mencionado código do cartão do beneficiário e nome completo.
Os atendimentos liberados via Telefone pela Central de Autorizações UNIMED em que a leitura Biométrica não funcionou, é responsabilidade da Secretária fazer a identificação do cliente através de documento com foto, anotando o número do referido documento na guia e pedindo assinatura do cliente ou responsável. Nos próximos atendimentos, após orientado,se o cliente não tiver comparecido à UNIMED para regularização, ele deverá retirar a guia pessoalmente na sede da Unimed no Setor Central de Autorizações, apresentando RG e Cartão Unimed para a devida identificação.

Atenção!!!

Para quem usa o cartão do outro: Constitui crime de falsa identidade (as penas variam de 3 meses a 4 anos de reclusão) e de estelionato (as penas variam de 1 a 5 anos de reclusão)
Para quem empresta: Cancelamento imediato de contrato, incluindo todos os dependentes. O infrator está sujeito às mesmas penalidades de quem usa o cartão de outra pessoa (coautoria).