Manual Secretárias

Central de Autorizações

Avenida 3, 654, centro – Rio Claro – SP.

Telefones:
  • (19) 3526.6717 - Número divulgado aos clientes
  • (19) 3526-6701 - Exclusivo para atendimento de Secretárias (este número não deve ser divulgado aos clientes)
E-mail: atendimento@unimedrioclaro.com.br
 

Esse setor atende clientes de planos locais (Unimed Rio Claro), clientes de planos de Outras Unimeds e presta apoio telefônico as secretárias das clínicas e consultórios médicos.

Horário de funcionamento:  Segunda à Sexta das 07h30 às 17h30


Termo de ciência

Quando não for possível efetuar a autorização de atendimento com sucesso através da transação eletrônica (cartão magnético), solicitar para o cliente assinar o Termo Declaratório de Ciência.
Esse documento é válido somente para os atendimentos prestados fora do expediente Unimed, portanto deverá ter autorização posterior para a efetivação do pagamento ao Prestador de Serviço, ficando o cliente ciente que, caso seu contrato com a Unimed não libere essa autorização, o mesmo deverá comparecer à Sede Administrativa Unimed – Avenida 3, 654 – Centro, – CENTRAL DE AUTORIZAÇÕES, para regularização do atendimento prestado.
Este impresso pode ser retirado no setor de Contas Médicas, na sede administrativa da UNIMED.
Em caso de dúvidas contatar a Central de Autorizações Unimed – telefone (19) 3526-6701 ou setor Contas Médicas (19) 3526-6724.

 

Atenção secretárias,

Obrigatório preencher Guia de Consulta nas seguintes situações:

Clientes Unimed Rio Claro – Cartão 012:

  • Quando a Leitura Biométrica for Inválida;
  • Quando o cliente não estiver portando o Cartão Unimed e o sistema não exigir a validação da Biometria do cliente;
  • Sistema inoperante.
  • Guias Justificadas ( Retornos, etc ).
  • Recém-nascido (RN) sem cartão Unimed.

Clientes de Intercâmbio (Cartão de Outras Unimeds):

  • Preencher guia de Consulta somente quando o sistema estiver inoperante (neste caso é obrigatório observar os dados do cartão: Validade, Abrangência Contratual e Carências.

Em todas as situações acima o cliente ou responsável deve assinar a guia de consulta e apresentar documento com foto.

  • Guias Justificadas ( Retornos, etc ).
  • Recém-nascido (RN) sem cartão Unimed.

Para esclarecimentos adicionais, contatar a Central de Autorizações Unimed: (19) 3526-6701.

Tecnologia: Implantação do Cartão Magnético Unimed:

Pensando em aprimorar o atendimento e agilizar os serviços, a Unimed implantou em 1997, o sistema de cartão magnético, disponibilizando a maioria dos seus atendimentos sem necessidade de autorização na Unimed, e possibilitando ao cliente maior comodidade e segurança.

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IMPORTANTE: Lembramos que é CRIME a utilização do cartão por outra pessoa que não seja o próprio cliente. Veja o que pode acontecer.

PARA QUEM USA O CARTÃO DE OUTRO: Constitui crime de falsa identidade (penas que variam de 3 meses a 1 ano de detenção) e de estelionato (penas que variam de 1 a 5 anos de detenção).

PARA QUEM EMPRESTAR O CARTÃO: Cancelamento imediato do contrato, incluindo todos os dependentes. O infrator estará sujeito às mesmas penalidades de quem usa o cartão de outro (co-autoria).

Dados Constantes do Cartão Magnético: Observe os dados e as mensagens que ele contém (frente e verso), pois as mensagens são muito importantes para o atendimento, como: carência, data de validade, data de inclusão, área de ação e outras mensagens do cartão etc.

Agendamento de Consultas Exames e Procedimentos: Ao Agendar o Atendimento do cliente Unimed, solicite que o mesmo leve o Cartão Magnético Unimed e documento pessoal com foto no dia do atendimento.
Se o cliente não estiver de posse do Cartão Magnético Unimed, deverá ser orientado ainda por telefone, a levar o documento fornecido pela Unimed ou pela Empresa no dia do atendimento. Ex: Protocolo de cancelamento da via anterior e solicitação de novo Cartão com visto e carimbo Unimed.

Cliente sem cartão Unimed – Como proceder: Se o cliente estiver sem o Cartão Magnético Unimed e com documento com foto para a identificação, a secretária deverá contatar a Central de Autorizações passando o nome completo do cliente e a data de nascimento para verificarmos, em sistema, o código do cartão magnético. Com esses dados a secretária poderá utilizar a opção Execução sem cartão.

Cliente sem cartão e que ainda não realizou o cadastro da digital (Biometria): encaminhá-lo ao setor de Cadastro na sede da Unimed para regularizar a situação.

Transação: Autorizada
É a mensagem que aparece no autorizador Unimed, denominado de “Hilum” quando o atendimento está autorizado. Caso apareça outra mensagem, contate a Central de Autorizações Unimed ou acesse as salas On Line.

Ética Profissional e Bom Senso:
Ao passar o cartão Unimed, caso não seja possível efetivar a autorização com sucesso, por gentileza, não comente com o cliente que não foi possível autorizar ou que “gerou transação negada”. Contate a Central de Autorizações UNIMED para obter informações de como proceder e orientar devidamente o cliente. Evite constrangimento ao cliente e lembre-se que estamos sempre à sua disposição.
Existem mensagens e situações que não temos condições de resolver por telefone, nesses casos orientaremos o cliente a comparecer na sede da UNIMED ou contatar a sua empresa, para providenciar a autorização.

Dados Importantes ao Atendimento: Para que possamos agilizar o atendimento, é importante que a Secretária se identifique dizendo seu nome e o consultório de onde está falando (Prestador).

Pedimos a gentileza de informar os dados na seguinte sequência:

  • Número da transação
  • Código do Cartão Unimed;
  • Nome do cliente; número do documento pessoal.
  • Consulta e/ou procedimento (informar o código)
  • Número da Guia (consulta)
  • CRM do médico (prestador);
  • Código do prestador do serviço (no caso de ser procedimento e não consulta);
  • Número da SENHA fornecida pelo Departamento Comercial ou pelo Cadastro da Unimed e nome da Atendente (caso o cliente esteja sem o cartão).

IMPORTANTE: O cliente deve ser orientado, no momento do agendamento do procedimento a contatar a CENTRAL DE AUTORIZAÇÕES UNIMED – Telefone: 19 – 3526-6717 a fim de verificar a cobertura contratual, períodos de carência, ou outras restrições contratuais.
SECRETÁRIAS: agindo assim evitaremos transtornos ao cliente no momento do atendimento na clínica ou consultório, que muitas vezes já está com preparo fisiológico para realização do procedimento.

Retorno Médico de Consulta: O sistema controla como retorno médico toda consulta realizada em tempo inferior a 30 dias contados a partir da última consulta realizada. Nesse caso, ao passar o Cartão Magnético Unimed, será mostrado a mensagem “Retorno Médico”, neste caso o médico poderá justificar essa consulta e a secretária peencherá o impresso de guia anotando “Retorno de Consulta”, com a devida justificativa médica no campo observação do impresso, para posterior análise do auditor Unimed, o qual analisará se será ou não pago os honorários. Nos atendimento em consulta (retorno médico), não é necessário fazer contato com a Central de Autorizações Unimed.

Recém Nascido (RN) sem Cartão Unimed: Sempre com Autorização via Central de Autorizações.

No momento do agendamento, deverá ser questionado se o bebê já possui o cartão do Plano UNIMED, e aproveite para orientar os pais a ligarem na Unimed no Departamento Comercial (19) 3526.6735 ou diretamente a Empresa (contratos de Pessoa Jurídica) para providenciar a inclusão do Recém-Nascido dentro de 30 (trinta) dias, para que não haja carências.
Orientar também que caso no dia da consulta o bebê ainda não esteja cadastrado no Plano, os pais deverão retirar a guia de autorização para consulta previamente, na Central de Autorizações Unimed – Avenida 3, 654, portando documentos pessoais (com foto) e o Registro de Nascimento da criança.

Não é permitido realizar execução sem cartão, nos casos em que os pais estiverem portando uma senha ou protocolo de cliente sem cartão.
O responsável (pai ou mãe) deverá assinar uma guia de consulta preenchida com os seus dados constando no campo observação da guia o nome completo do Recém-Nascido.Essa guia deverá obrigatoriamente ser encaminhada para Unimed / setor Contas Médicas.

Empresas que realizam Pré-Autorização de Atendimento: Existem contratos em que o funcionário deve procurar previamente a empresa para solicitar autorização do seu atendimento ou de seus dependentes. Na ausência de pré-autorização por parte da Empresa, será exibido uma mensagem: CONTATAR UNIMED.
Existem procedimentos que, mesmo tendo sido autorizados pela empresa, necessitam de também de análise do auditor Unimed para efetivar a autorização.

Cancelamento de Autorizações: Ao ocorrer desistências de consultas/procedimentos, a autorização deverá ser cancelada no mesmo dia, pois são contabilizados no plano do cliente Unimed, e pode ocorrer de quando o cliente realmente precisar daquele serviço, não poder utilizá-lo, por ser um serviço controlado, ou mesmo situações em que o cliente poderá receber cobrança dos atendimentos não realizados caso você, secretária, não faça o cancelamento devido. Caso não consiga executar o cancelamento favor solicitar à Central de Autorizações.

Clientes Unimed Contratos do tipo CO-Direto (Antigo CO-Balcão): Pagamento prévio no Caixa da Unimed – Central de Recebimentos Telefone: 3526-6708.
Para qualquer atendimento nesses tipos de planos, o cliente passa na Sede Unimed – Setor Financeiro previamente, para realizar o pagamento da consulta ou procedimentos médicos no caixa da Unimed. O cliente deverá levar ao consultório o cartão magnético Unimed (ou Protocolo de Troca de Cartão) e apresentar documento pessoal com foto. Se o cliente chegar ao consultório sem antes passar na Unimed, não será possível efetivar a autorização com sucesso.

Autorizações posteriores ao atendimento prestado: Eventualmente, as Guias que por algum motivo não foram autorizadas, a secretária poderá pedir autorização via Central de Autorizações Unimed, em no máximo 48 horas (Norma Auditor Unimed), informando os dados do cartão e o número do documento com foto apresentado pelo cliente. A Secretária deverá informar o motivo de não ter sido realizada a autorização no dia do atendimento.

Guia Padrão TISS – Terminologia Unificada em Saúde Suplementar (Definição da ANS – Agência Nacional de Saúde).
As guias de solicitações de procedimentos devem ser preenchidas corretamente, favor se atentarem para os Campos de Preenchimento Obrigatório. (Vide circular CCP 002/2014 em 27/01/2014)

  • Nome do Cliente
  • Código do cliente
  • Nomenclatura do Procedimento
  • Quantidade solicitada
  • Código dos procedimentos/Exame
  • Nome e CRM do médico
  • Carimbo e Assinatura do médico
  • Indicação clínica, em casos de procedimentos de alto custo / cirurgias.

Agindo assim, evitaremos que o cliente tenha que voltar ao consultório para regularizar ao preenchimento da guia.

Procedimentos autorizados na SEDE – CARIMBOS: Quando o cliente vem até a SEDE UNIMED previamente para fazer verificação das solicitações constarão nas guias carimbos instrutivos para a secretária, portanto existem situações em que será necessário “passar o cartão do cliente” e em outras não, o próprio carimbo lhe orientará como proceder.

SECRETÁRIA: Você também poderá acessar outras informações importantes para o atendimento ao cliente UNIMED, por meio do acesso ao site Unimed, www.unimedrc.com.br (autorizador – orientações), possibilitando assim sua constante atualização profissional.

Estamos à sua disposição para esclarecimentos diversos,

CENTRAL DE AUTORIZAÇÕES UNIMED RIO CLARO – SP