A ética é um dos principais valores da Unimed Santa Bárbara d’oeste e Americana e é fundamental para condutas com integridade e responsabilidade. Ela também é a base para a estrutura de Compliance da nossa Unimed, que vem se fortalecendo com a criação de políticas elaboradas para proteger a integridade da Cooperativa e nortear as suas ações. 

O que é Compliance? 

Compliance é a cooperação da empresa contra a corrupção. Constitui a base para todas as decisões e atividades da nossa Unimed e, no nosso caso, está dividido em três níveis de ação:  

  • Área de Compliance: setor da Unimed Santa Bárbara d’Oeste e Americana que atua sobre questões de Ética e Governança 
  • Prevenção: políticas e códigos norteadores desenvolvidos pelas áreas da Cooperativa
  • Detecção: Canal de Denúncias destinado ao público interno e externo  

Políticas da Unimed Santa Bárbara d’Oeste e Americana

As políticas elaboradas pela nossa Unimed visam proteger a integridade da Cooperativa e nortear suas ações. Todas elas são essenciais para ampliar a responsabilidade dos comportamentos em diversos âmbitos:

  • Pessoais 
  • No local de trabalho 
  • Nas relações comerciais 
  • Com públicos de relacionamento externo 
  • Na sustentabilidade do negócio
  • Na gestão de ética  

Confira abaixo as políticas da nossa Unimed e um resumo de cada uma delas

Código de Conduta
       
O Código de Conduta e Ética da Unimed Santa Bárbara d’Oeste e Americana fornece diretrizes para nos ajudar a manter padrões de comportamento éticos elevados em nosso trabalho. Muito mais do que um simples documento, o código deve nortear todas as relações que fazem parte de um relacionamento profissional. 
Política de Compliance 
       
Essa política tem o objetivo de disseminar a prática de Compliance para todos os níveis hierárquicos da Unimed Santa Bárbara d’Oeste e Americana. Ela visa orientar a função do Compliance, com a definição de diretrizes, papéis e responsabilidades. 
Aviso Geral de Privacidade 
       
O objetivo dessa política é declarar aos nossos clientes, beneficiários e a população em geral quais são os critérios de segurança adotados para promover a proteção e a privacidade dos dados pessoais e sensíveis em nossa base de dados. Ela também tem o objetivo de adequar nossos processos para o cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).  
Relacionamento com Agentes Públicos
       
Essa política define os requisitos de como deve ser pautado o relacionamento da Unimed Santa Bárbara d’Oeste e Americana com agentes públicos, atendendo aos padrões éticos, legislação anticorrupção e demais legislações aplicáveis.
Política de Gerenciamento de Riscos 
       
O objetivo dessa política é estabelecer um conjunto de princípios, diretrizes, papéis e responsabilidades relacionados às práticas de Gestão de Riscos adotados pela Unimed Santa Bárbara d’Oeste e Americana. 

Canal de Denúncias  - Alô Ética

A Unimed Santa Bárbara d’Oeste e Americana, comprometida e engajada com a transparência, ética e eficiência, valores destacados no seu planejamento estratégico, incentiva todos os colaboradores, fornecedores, terceiros, parceiros de negócio, público interno e externo, a denunciarem qualquer conduta antiética que tenham conhecimento na Cooperativa. 

O Canal Alô Ética é gerenciado de forma independente, para garantir o anonimato, a isenção e o sigilo das informações.

Os registros das denúncias podem ser feitos pelos canais abaixo (telefone, e-mail e formulário externo): 


0800 718 1585


unimedsa@aloetica.com.br


Dúvidas sobre como utilizar o Canal de Denúncias da Unimed Santa Bárbara d’Oeste e Americana?  

Nossa Unimed preparou um FAQ para te ajudar com algumas das principais questões sobre nosso Canal de Denúncias. Confira abaixo.

Posso relatar algo irregular que presenciei na Unimed Santa Bárbara d’Oeste e Americana?
       
Sim. Relatando atitudes que contrariam o Código de Conduta, você ajuda na correção e sustentabilidade do negócio da nossa Unimed.  
Posso relatar situações que envolvem problemas no meu plano de saúde ou dúvidas sobre meu cartão, liberação de guias, etc?  
       
Não. Para isso, você pode utilizar nossos canais de atendimento ao beneficiário. Para conferir os telefones, clique aqui. 
Posso reclamar sobre problemas com o atendimento e rede assistencial?  
       
Não também. O canal correto para manifestações é pelo SAC. Clique aqui e confira como entrar em contato. 
Como acompanhar a evolução da minha denúncia?
       
Você receberá um número de protocolo e poderá consultar o andamento da apuração pelos canais disponíveis. Na conclusão, você receberá a informação de encerramento, porém os detalhes das consequências serão mantidos em sigilo para preservar as pessoas envolvidas. 
O que eu não devo denunciar por meio deste canal? 
       
•  Assuntos pessoais que não envolvam a Unimed Santa Bárbara d’Oeste e Americana 
• Dúvidas e assuntos sobre seu plano de saúde 
•  Informações falsas 

Conteúdo revisado em 19/03/2024