https://www.unimed.coop.br/site/o/sites-theme/images/cards-noticias/noticias-padrao.png

Unimeds Catarinenses unidas para levar ajuda ao Rio Grande do Sul

        02 de julho, 2024

As Unimeds Catarinenses participam ativamente de uma das maiores campanhas de solidariedade já realizadas pelo Sistema Unimed em todo o país, para auxiliar na recuperação do Rio Grande do Sul. Por meio do Instituto Unimed SC, de mãos dadas com o Instituto Unimed RS, as doações em dinheiro, materiais, móveis, roupas, alimentação e água estão sendo coletadas e distribuídas à população gaúcha afetada pelo maior desastre natural ocorrido no estado, atingindo mais de 2 milhões de pessoas, com mortes, desaparecidos, desabrigados e perdas incalculáveis. Iniciada desde os primeiros dias das enchentes, hoje, a ação já integra a Unimed Santa Catarina, a Unimed Rio Grande do Sul, a Unimed Paraná e a Unimed Mercosul.    

O Instituto Unimed RS criou duas formas de arrecadar recursos financeiros, com segurança e transparência. Primeiro, através de conta da Defesa Civil do Estado, na campanha “RS em Emergência” e, depois, numa vaquinha virtual para ajudar aos colaboradores do Sistema Unimed no estado, na campanha “Agora é hora de cuidar quem cuida”. Essas duas ações arrecadaram, até o dia 25 de maio, a quantia de R$ 312.287,16, entre as duas contas. Além disso, a Federação Unimed SC disponibilizou uma carreta para coletar donativos nas Singulares e para levar até o Rio Grande do Sul. O caminhão descarregou, em duas viagens, mais de 15 toneladas de doações, junto à Central de Serviços Unimed RS, onde foi montado um gabinete de crise, para a entrega do material.                 

Diversas Singulares de Santa Catarina também criaram movimentos especiais nas suas áreas de atuação, desde a promoção de gincanas para arrecadar recursos, a doação de roupas e brinquedos para as crianças e também medicamentos (amostras e compras disponibilizadas pelos cooperados), além de ajuda na forma de voluntariado no trabalho de atendimento à população afetada. Para completar, a Taric, empresa catarinense, criou uma plataforma de telemedicina com a participação de médicos e psicólogos para consultas aos desabrigados.