Resultado - Pesquisa de Satisfação Beneficiários 2022

Pesquisa junto aos clientes da Unimed SC alcança importantes índices de satisfação 

Publicado em 25/04/2023

A Unimed SC divulga o importante resultado da Pesquisa de Satisfação com Beneficiários 2023 (Ano Base 2022), realizada pelo Instituto Íbero-Brasileiro de Relacionamento com o Cliente (IBRC), junto a clientes da operadora Unimed Santa Catarina, com 18 anos ou mais de idade. O desempenho geral na atenção em saúde recebida nos últimos 12 meses alcançou 89,3% de satisfação (com respostas entre muito bom e bom), colocando o percentual no patamar de conformidade e reforçando o propósito do plano de saúde da Cooperativa Médica. Além disso 93% dos entrevistados avaliaram positivamente o acesso aos cuidados de saúde (consultas e exames) toda vez que precisaram da assistência Unimed para si próprios ou para suas famílias, enquanto o acesso imediato (urgência e emergência) atingiu aprovação de 93,8%.  

Com esses indicadores positivos, mais uma vez a Unimed SC reafirma seu compromisso como operadora de plano de saúde e colhe os frutos de um destacado trabalho, especialmente centrado nos programas “Encantar o Cliente” e “Jeito de Cuidar Unimed”. Importante destacar que as respostas refletem diretamente na imagem da marca no mercado e no cálculo do IDSS – Índice de Desempenho da Saúde Suplementar da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), no Programa de Qualificação de Operadoras. Por fim, os resultados da pesquisa são relevantes na medida em que aportam insumos para o constante aprimoramento das ações de melhoria da qualidade da assistência à saúde por parte da operadora. 

A pesquisa de satisfação é realizada anualmente pela Unimed SC conforme diretrizes estabelecidas pela ANS, para aumentar a participação do beneficiário na avaliação da qualidade dos serviços oferecidos pelas operadoras de planos de assistência à saúde. A ação está inserida na Dimensão de Sustentabilidade de Mercado do Programa de Qualificação de Operadoras da ANS. 

 

PADRÃO ANS

A pesquisa de satisfação ouviu  1.647 beneficiários, com 18 anos ou mais, de planos individual/familiar e coletivos, por meio de contato telefônico no período de janeiro/2023 a março/2023, sendo conduzida pelo Instituto Íbero-Brasileiro de Relacionamento com o Cliente (IBRC), em conformidade com as normas técnicas da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Abaixo os links para o acesso dos resultados da pesquisa:

Para conhecer os resultados da Pesquisa de Satisfação de Beneficiário, clique aqui.

Parecer da Auditoria Independente, clique aqui.

Documento Técnico para Realização da pesquisa de satisfação de Beneficiários de Plano de Saúde, clique aqui.