Resultado - Pesquisa de Satisfação Beneficiários 2023

Pesquisa junto aos clientes da Unimed SC alcança importantes índices de satisfação 
Publicado em 19/04/2024
 

Federação Unimed SC divulga os principais resultados da Pesquisa de Satisfação dos Beneficiários – Ano 2023/2024

A Operadora Unimed Santa Catarina informa o importante resultado da Pesquisa de Satisfação com Beneficiários 2024 (Ano Base 2023), aplicada pelo Instituto Ibero-Brasileiro de Relacionamento com o Cliente (IBRC), que contou com a participação de clientes a partir dos 18 anos de idade. O desempenho geral na atenção em saúde recebida nos últimos 12 meses alcançou 87,4% de satisfação (com respostas entre muito bom e bom), colocando o percentual no patamar de conformidade e reforçando o propósito do cuidado dos planos de saúde da Cooperativa Médica. Além disso, 90,7% dos entrevistados avaliaram positivamente o acesso aos cuidados de saúde (consultas e exames) toda vez que precisaram da assistência Unimed para si próprios ou para suas famílias, enquanto o acesso imediato (urgência e emergência) atingiu aprovação de 93,6%.

Com esses indicadores positivos, mais uma vez a Unimed SC reafirma seu compromisso como operadora de plano de saúde e colhe os frutos de um destacado trabalho centrado no modelo do “Jeito de Cuidar Unimed”, com foco nas pessoas, baseado nos princípios do cooperativismo e na sua sustentabilidade.

Os resultados da pesquisa são relevantes na medida em que aportam insumos para o constante aprimoramento na qualidade da assistência à saúde pela operadora, bem como para o fortalecimento da imagem da marca. Além disso, reflete diretamente no cálculo do IDSS – Índice de Desempenho da Saúde Suplementar da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), no Programa de Qualificação de Operadoras.

A pesquisa de satisfação é realizada anualmente pela Unimed SC, conforme diretrizes estabelecidas pela agência reguladora, para aumentar a participação do beneficiário na avaliação da qualidade dos serviços oferecidos aos beneficiários. A ação está inserida na Dimensão de Sustentabilidade de Mercado do Programa de Qualificação de Operadoras da ANS.

 

PADRÃO ANS

A pesquisa de satisfação ouviu  1.688 beneficiários, com 18 anos ou mais, de planos individual/familiar e coletivos, por meio de contato telefônico no período de dezembro/2023 a março/2024, sendo conduzida pelo Instituto Ibero-Brasileiro de Relacionamento com o Cliente (IBRC), em conformidade com as normas técnicas da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Abaixo os links para o acesso dos resultados da pesquisa:

Para conhecer os resultados da Pesquisa de Satisfação de Beneficiário, clique aqui.

Parecer da Auditoria Independente, clique aqui.

Documento Técnico para Realização da pesquisa de satisfação de Beneficiários de Plano de Saúde, clique aqui.