Responsabilidade Social


Comitê ESG

O Comitê ESG é uma estrutura multidisciplinar, formada por colaboradores da Unimed Santa Maria/RS, liderados pelo Dr. Luiz Carlos Russi Barbosa, que se ocupa do desenvolvimento da agenda ambiental, social e de governança (em uma tradução livre de “ESG - Environmental, Social and Governance”) na Unimed Santa Maria/RS.

Dentre as principais atividades do Comitê estão:
- Zelar e disseminar o comprometimento da Cooperativa por uma gestão pautada pelos pilares de governança corporativa, preservação ambiental, sustentabilidade e ética empresarial;
- Promover ações, acompanhar e assegurar iniciativas relacionadas à disseminação e cumprimento de políticas e diretrizes de preservação ambiental, sustentabilidade e integridade da Cooperativa. Desenvolver as ações / evidências reconhecendo o compromisso das 17 Metas Globais e evoluir nas ações em atenção aos objetivos de desenvolvimento sustentável a fim de participar da contribuição aos resultados da Agenda 2030 no Brasil.
- Acompanhar as tendências dos temas relacionados à sustentabilidade do negócio e propor a inclusão da Cooperativa em políticas e/ou índices globais ou regionais referentes à sustentabilidade empresarial.
 
Conheça os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil:
Empty heading

Fonte: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs
 

Contato: esg@unimedsm.com.br

Campanhas


Batalhão do Bem

O projeto visa a reutilização de resíduos têxteis provenientes de fardas e vestimentas descartadas por unidades militares da região de Santa Maria. Essa iniciativa visa impulsionar a economia circular, aproveitando a matéria-prima têxtil para criar oportunidades sustentáveis. Além disso, o projeto oferece capacitação para o manejo adequado desses materiais, promovendo a profissionalização de artesãs, cidadania, cooperativismo e impacto socioambiental positivo.
Os objetivos abrangentes do “Batalhão do Bem” incluem não apenas a promoção da economia circular, mas também o estímulo à formação profissional, fortalecimento da cidadania e a criação de um impacto positivo no meio ambiente e na sociedade.
O projeto ocorre em intercooperação com a cooperativa Unimed Santa Maria/RS.
O projeto é realizado em Santa Maria e Santiago.
Instituições Parceiras:

  • Núcleo de gestão do projeto: UNIMED SM e UNICRED (Gestão e fiscalização + doação de uniformes);

  • SENAI (ministrante do curso de corte e costura industrial + estrutura Ateliê + gestão pedagógica);

  • IFFAR (profissionais docentes para palestras); exército (doação de uniformes);

  • Prefeitura de Santa Maria e Prefeitura de Santiago (Transporte + Chamamento Público).

Projeto de Intercooperação - UNIMED e UNICRED - 1º lugar no Programa Fundo Social!
 Existem diversas organizações que participarão do projeto como fornecedoras de insumos, bem como partícipes de momentos com as turmas.

Unimed 60+

Organizado em uma rede colaborativa, o Unimed 60+ é fruto de uma parceria estratégica entre o Pró-Social e o Governo do Estado do RS, com a Unimed Central de Serviços atuando como financiadora e o Instituto Unimed/RS responsável pela operacionalização; união de forças que demonstra o potencial da colaboração entre o setor público, o privado e as organizações sociais para gerar impacto positivo na sociedade, especialmente em um tema tão sensível.

Conforme o diretor administrativo do Instituto Unimed/RS, Alcides Mandelli Stumpf, o programa visa não apenas o desenvolvimento de atividades que fomentem o bem viver, mas também a aquisição de bens permanentes que possam melhorar significativamente os espaços de atendimento. “A meta é clara: assegurar um envelhecimento com dignidade e, acima de tudo, qualidade”, pontua o dirigente.

Santa Maria conta com uma instituição participante, que é o Abrigo Espírita Oscar José Pithan com o Projeto: “Bem-estar e saúde de pessoas idosas de uma ILPI, na perspectiva do encontro e do fortalecimento de vínculos.”

Saiba mais em https://institutounimedrs.org.br/projetos/unimed-60/
 


O sangue é um tecido vivo que circula pelo corpo, essencial à vida, o qual só pode ser conseguido, em caso de necessidade, por meio da doação espontânea. Todos os dias acontecem centenas de acidentes, cirurgias e outras situações, como os casos de portadores de hemofilia, leucemia e anemias, que exigem a transfusão. Assim, é fundamental que os bancos de sangue possam manter sempre seus estoques. Em países desenvolvidos, de 7 a 8% da população tem o hábito de doar sangue. No Brasil, esse número é bem menor, chegando a pouco mais de 1%. Para compreender melhor essa realidade, seguem alguns pontos relevantes sobre o assunto:
  • Bancos de sangue com baixo estoque e com dificuldades na manutenção;

  • Excesso de demanda em situações especiais;

  • Catástrofes naturais, acidentes em larga escala, datas comemorativas;

  • Falta de conscientização da população como um limitador para o aumento das doações;

  • Crescente demanda por sangue devido ao envelhecimento da população e ao aumento da complexidade da medicina.

A Unimed Santa Maria/RS, junto ao Instituto Unimed/RS participa do Programa Doador Fiel, que tem por objetivo estimular colaboradores, cooperados, familiares e amigos a doar sangue de forma regular e a promover a cultura da doação de sangue, envolvendo, inclusive, aquelas pessoas que, por alguma razão, não podem ser doadoras, mas podem atuar como influenciadoras.