Faça sua busca aqui
Agendamento de Consultas e Exames nos Serviços Próprios Unimed Santos
Acesse para autorizar exames e cirurgias, sem sair de casa.
Portal Empresarial
Portal do Cliente
Resultados de exames Laboratoriais e de Imagem
Área Restrita
Voltar Pediatras são capacitados para atuar em emergências
Comprometida com a excelência do atendimento ao cliente, a Unimed Santos proporcionou a médicos pediatras o Suporte Avançado de Vida em Pediatria (24 e 25/08). O programa oferece reciclagem para atuação em emergências pediátricas, relacionadas a falência respiratória, choque e parada cardiopulmonar. Conhecido pela sigla PALS (do inglês, Pediatric Advanced Life Support), traz conteúdo que propicia aos participantes a oportunidade de praticar a proficiência para salvar vidas. A principal metodologia educacional é a simulação, com o uso de manequins, para o médico treine, sob orientação, o socorro a emergências. “É uma capacitação indispensável para os médicos que atuam em nosso Pronto Atendimento”, informa Dr. José Bento de Toledo Piza, diretor executivo da Unimed Santos e ele próprio plantonista no PA.
RESPONSABILIDADE “O Pronto Atendimento é local de aprendizado constante. Cada desafio enfrentado por nós, médicos, é uma lição valiosa para o cuidado com a vida”, afirma, acrescentando: “Ao mesmo tempo, capacitar o profissional faz parte do compromisso da Unimed com a excelência, principalmente na atenção à criança, pelo cuidado diferenciado que requer. Temos a responsabilidade de garantir o melhor desfecho”. Dr. Bento explica que determinadas condições exigem tomada de decisões médicas complexas e rápidas, em que cada segundo faz a diferença. “O PALS é reconhecido internacionalmente como um dos mais importantes programas em emergências pediátricas, capaz de garantir habilidades individuais de alta qualidade e de alto desempenho”, informa. O atendimento sistematizado, eficiente e eficaz promove maior sobrevida e reduz o número de sequelas. Existem protocolos mundiais de assistência à criança, e o PALS oferece conhecimento, atualizado e consistente. “Queremos nossos pediatras prontos para reconhecer e atuar nas situações de risco à vida dos pacientes pediátricos”, frisa Dr. Bento.
COMPLEXIDADE Participaram 30 pediatras que, para se habilitarem a integrar a programação, precisaram obter aprovação em pré-teste, com base em material didático previamente distribuído. Os aprovados integraram mais de 14 horas de programação intensiva, distribuídas em dois dias. Além do conteúdo teórico, com instruções didáticas, e da discussão de casos, foi exigida dos médicos participação ativa nas estações de habilidade e em casos simulados. Ao final, todos foram submetidos a avaliação prática, com índice de aprovação de 96,67%.
GRATUITO Não houve custo para a Unimed Santos e nem para o médico participante. O programa foi oferecido pelo Sescoop (Serviço Social do Cooperativismo), com intermediação da FESP e da Unimed Federação Intrafederativa Sudeste Paulista. Em geral, para participarem do PALS, os médicos precisam recorrer a centros médicos fora da Baixada Santista. Desta vez, a Unimed Santos proporcionou a reciclagem, no Núcleo de Atenção à Saúde – NAS. “A Unimed Santos está atenta às oportunidades e agradece aos cooperados pelo engajamento, para que nossas práticas sejam cada vez melhores”, finaliza Dr. José Bento.