Notícias

Voltar Pediatras são capacitados para atuar em emergências

Pediatras são capacitados para atuar em emergências

Médicos pediatras da Unimed Santos estão ainda mais preparados para atuar em emergências, depois de participarem de capacitação, de nível internacional. A principal metodologia do método é a simulação, com uso de manequins.
Texto: Comunicação Unimed Santos
        23 de setembro, 2024

Comprometida com a excelência do atendimento ao cliente, a Unimed Santos proporcionou a médicos pediatras o Suporte Avançado de Vida em Pediatria (24 e 25/08). O programa oferece reciclagem para atuação em emergências pediátricas, relacionadas a falência respiratória, choque e parada cardiopulmonar. 
Conhecido pela sigla PALS (do inglês, Pediatric Advanced Life Support), traz conteúdo que propicia aos participantes a oportunidade de praticar a proficiência para salvar vidas. A principal metodologia educacional é a simulação, com o uso de manequins, para o médico treine, sob orientação, o socorro a emergências. 
“É uma capacitação indispensável para os médicos que atuam em nosso Pronto Atendimento”, informa Dr. José Bento de Toledo Piza, diretor executivo da Unimed Santos e ele próprio plantonista no PA.

RESPONSABILIDADE
“O Pronto Atendimento é local de aprendizado constante.  Cada desafio enfrentado por nós, médicos, é uma lição valiosa para o cuidado com a vida”, afirma, acrescentando: “Ao mesmo tempo, capacitar o profissional faz parte do compromisso da Unimed com a excelência, principalmente na atenção à criança, pelo cuidado diferenciado que requer. Temos a responsabilidade de garantir o melhor desfecho”. 
Dr. Bento explica que determinadas condições exigem tomada de decisões médicas complexas e rápidas, em que cada segundo faz a diferença. “O PALS é reconhecido internacionalmente como um dos mais importantes programas em emergências pediátricas, capaz de garantir habilidades individuais de alta qualidade e de alto desempenho”, informa. 
O atendimento sistematizado, eficiente e eficaz promove maior sobrevida e reduz o número de sequelas. Existem protocolos mundiais de assistência à criança, e o PALS oferece conhecimento, atualizado e consistente. “Queremos nossos pediatras prontos para reconhecer e atuar nas situações de risco à vida dos pacientes pediátricos”, frisa Dr. Bento. 

  
 

COMPLEXIDADE
Participaram 30 pediatras que, para se habilitarem a integrar a programação, precisaram obter aprovação em pré-teste, com base em material didático previamente distribuído. Os aprovados integraram mais de 14 horas de programação intensiva, distribuídas em dois dias.
Além do conteúdo teórico, com instruções didáticas, e da discussão de casos, foi exigida dos médicos participação ativa nas estações de habilidade e em casos simulados. Ao final, todos foram submetidos a avaliação prática, com índice de aprovação de 96,67%. 
 

 

  
 

GRATUITO
Não houve custo para a Unimed Santos e nem para o médico participante. O programa foi oferecido pelo Sescoop (Serviço Social do Cooperativismo), com intermediação da FESP e da Unimed Federação Intrafederativa Sudeste Paulista. 
Em geral, para participarem do PALS, os médicos precisam recorrer a centros médicos fora da Baixada Santista. Desta vez, a Unimed Santos proporcionou a reciclagem, no Núcleo de Atenção à Saúde – NAS. 
“A Unimed Santos está atenta às oportunidades e agradece aos cooperados pelo engajamento, para que nossas práticas sejam cada vez melhores”, finaliza Dr. José Bento. 
 

Não há configuração de filtros.