Controle de Infecções SCIRAS

Responda ao formulário abaixo deixando o Serviço de Controle de Infecções Relacionados à Assistência à Saúde a par de sua recuperação e procedimentos realizados após a cirurgia.

Comissão e Serviço de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência em Saúde (SCIRAS/CCIH)

O Hospital Unimed São Carlos possui uma comissão fixa, ativa e que se reúne regularmente a fim de analisar e implementar os procedimentos e portarias municipais, estaduais e federais sobre o assunto, trabalhando pela qualidade de atendimento à saúde.

Composto por Enfermeiros, Médicos Infectologistas, Farmacêutico, Auxiliar de enfermagem e auxiliar administrativo, o Serviço de Controle de Infecções realiza atividades de Vigilância Epidemiológica e microbiológica, investigações e controle de surtos, monitoramento do uso de antimicrobianos e apoio técnico aos casos de acidente com exposição a material biológico. Esse serviço também é responsável pela implementação das medidas de precaução e isolamento, por promover treinamentos aos profissionais de assistência à saúde e por fazerem recomendações para áreas afins, como central de materiais esterilizados, higiene ambiental, gerenciamento de resíduos, controle de vetores, qualidade do sistema hídrico, entre outros. A busca ativa pós alta também é uma das atividades realizadas que tem o objetivo de buscar eventos adversos após o procedimento cirúrgico realizado nas nossas Instituições, para os episódios identificados durante a hospitalização e após a alta, podendo chegar até um ano de acompanhamento.

As infecções relacionadas a assistência a saúde (conhecida anteriormente como infecção hospitalar) são eventos que podem ocorrer a qualquer indivíduo que necessite de assistência à saúde.

Entretanto, a maior parte destas infecções são consideradas inevitáveis, ou seja, relacionam-se as condições clínicas do paciente e a sua microbiota (população de bactérias que habitam naturalmente o nosso corpo).

Nós, do Serviço de Controle de Infecções do Hospital Unimed, trabalhamos intensamente para reduzir a infecção evitável, ou seja, aquela que podemos impedir que apareça.
Para tal, controlamos processos e trabalhamos com o conceito de qualidade em todos os procedimentos e materiais utilizados.
Mas, você também pode contribuir para reduzir as inevitáveis e zerar as evitáveis. Quer saber como?

Caros pacientes, solicitamos comunicar:

  • Doenças pré-existentes;
  • Uso de medicamentos crônicos, principalmente os que diminuem a imunidade, como corticoides e quimioterápicos;
  • Convívio com pessoas doentes.

Caros visitantes, orientamos:
 
  • Lavar sempre as mãos ao entrar e sair do apartamento;
  • Evite aglomerações junto ao paciente.

Caros profissionais da saúde, orientamos:
 
  • Seguir os 5 elementos da Higienização das Mãos (OMS - Organização Mundial da Saúde);
  • Seguir as normas e rotinas.


Dessa forma, podemos reduzir as infecções e promover uma assistência de qualidade e segurança ao paciente.