Hanseníase

A hanseníase é uma doença causada pelo Mycobacterium leprae, um bacilo descoberto pelo médico Amneur Hansen e em sua homenagem o bacilo é chamado de bacilo de Hansen. Esta patologia é conhecida popularmente por lepra.

É uma doença infectocontagiosa, tem como único hospedeiro o homem, sendo transmitida por uma pessoa doente sem tratamento, através da respiração, por meio das gotas eliminadas no ar pela tosse, espirro ou fala de uma pessoa (na forma contagiosa), através de convívio direto e prolongado, se instalando, preferencialmente nos nervos periféricos e na pele; caracterizada pelo comprometimento dos nervos periféricos, com perda/alteração de sensibilidade cutânea térmica, dolorosa e/ou tátil e de força muscular, o que pode gerar incapacidades físicas permanentes, principalmente em mãos, pés e olhos.

Sinais e Sintomas:
  • Manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas, em qualquer parte do corpo, com perda ou alteração de sensibilidade térmica, tátil e dolorosa, podem estar principalmente nas extremidades das mãos, pés, na face, nas orelhas, no tronco, nas nádegas e nas pernas;
  • Área de pele seca e com falta de suor, com queda de pelos e sensação de formigamento;
  • Dor e sensação de choque, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços e das pernas, inchaço de mãos e pés; diminuição da força dos músculos das mãos, pés e face;
  • Úlceras de pernas e pés; caroços (nódulos) no corpo; febre, edemas e dor nas juntas; entupimento, sangramento, ferida e ressecamento do nariz e dos olhos.
  • Alguns casos não apresentam lesões de pele, apenas comprometimento de nervos periféricos.
Diagnóstico:

O diagnóstico precoce continua sendo o elemento mais importante na cura da doença, prevenção de deficiências e redução da transmissão e baseia-se em sinais e sintomas clínicos e histórico epidemiológico. A baciloscopia do raspado intradérmico, exame auxiliar no diagnóstico, pode ser positiva ou negativa dependendo da classificação operacional (multibacilar/paucibacilar). O resultado negativo não afasta o diagnóstico de hanseníase.

Tratamento:

Os medicamentos são chamados de Poliquimioterapia - PQT, que é distribuída gratuitamente nas unidades de saúde. Esses medicamentos curam a doença, interrompem a transmissão e previnem as incapacidades físicas. Os esquemas terapêuticos variam de acordo com a classificação do doente, podendo ser Paucibacilar (6 cartelas) ou Multibacilar (12 cartelas) e a dosagem dos medicamentos é escolhida de acordo com a idade e peso do paciente.

Enfermeira: Francine Magalhães Ferreira- COREN 179886

#unimedsjc #hanseniase #jeitodecuidar