Faça sua busca aqui
Acesse 2ª Via de Boleto
Acesse Atualização Cadastral
Acesse Autorizador Web
Acesse Central de Agendamentos
Acesse PA Digital
Acesse Resultados de Exames
Institucional
Quero ser Cliente
Canais e Serviços
Para lembrar a importância da triagem neonatal, comemora-se no dia 6 de junho, o Dia Nacional do Teste do Pezinho. Considerado um dos exames mais importantes para detectar possíveis problemas na saúde dos bebês, o teste é realizado até o 12º dia de vida do recém-nascido.
Com apenas uma picada no calcanhar do bebê é possível retirar algumas gotinhas de sangue que, depois de analisadas, indicam se a criança apresenta certas doenças genéticas, infecciosas ou metabólicas, como: o hipotireoidismo congênito (quando a glândula tireoide do recém-nascido não é capaz de produzir quantidades adequadas de hormônios), a fenilcetonúria (doença do metabolismo) e as hemoglobinopatias (doenças que afetam o sangue – traço falcêmico e doença falciforme).
Desde 1992 o teste do pezinho se tornou obrigatório em todo o território nacional. Dessa forma, a criança pode ter o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento ainda nas primeiras semanas de vida.
Quem deve fazer o teste?
Todas as crianças recém-nascidas, pois qualquer pessoa pode ter um filho portador dessas doenças, mesmo que nunca tenha tido um relato na família.
Enfermeira Renata Ramos - Coren SP 180424 Fonte: https://unidospelavida.org.br
Links Úteis
Contatos