O que são alimentos antioxidantes

Alimentos antioxidantes são um conjunto heterogêneo de substancias formada por vitaminas, minerais e pigmentos naturais que bloqueiam o efeito danoso dos radicais livres.

São obtidos pelos alimentos, sendo encontrados na sua maioria nos vegetais, como as frutas, legumes, hortaliças e cereais integrais.

Como por exemplo o LICOPENO que pode ser encontrado no tomate e seus derivados, também são boas fontes desse elemento o mamão, a goiaba vermelha, a pitanga e a melancia, quanto mais avermelhado for o alimento, maior será sua concentração de licopeno.

Uma alimentação rica em licopeno contribui na redução dos riscos da ocorrência de câncer de esôfago, gástrico, próstata, pulmão.

O processamento de alimentos tem demonstrado aumentar a biodisponibilidade de licopeno, com isso, molho de tomate e purê de tomate são tidos como melhores fontes biodisponíveis de licopeno do que as demais fontes de alimentos não cozidos, e a utilização de gordura na refeição também contribui para melhor absorção do licopeno.

Sendo assim, a boa e velha macarronada de tomate e uma excelente fonte de licopeno, assim como consumir 01 fatia de melancia de sobremesa após um almoço ou jantar ou até mesmo o mamãozinho no café da manhã.

Vai ai uma receitinha fácil e pratica do molho de tomate!

Ingredientes:
  • 8 tomates maduros em pedaços
  • 1 cenoura picada (para tirar a acidez do tomate)
  • 1/2 xícara (chá) de água
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 cebola pequena picada
  • Sal e manjericão fresco a gosto
Modo de preparo:

No liquidificador, bata o tomate, a cenoura e a água até homogeneizar. Em uma panela, em fogo médio, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho até dourar levemente. Junte o tomate batido e cozinhe em fogo baixo por cerca de 20 minutos, mexendo de vez em quando. Tempere com sal e manjericão a gosto. Sirva com a massa de sua preferência.

Fabiana Shibata Cassi
Nutricionista