Faça sua busca aqui
Acesse 2ª Via de Boleto
Acesse Atualização Cadastral
Acesse Autorizador Web
Acesse Central de Agendamentos
Acesse PA Digital
Acesse Resultados de Exames
Institucional
Quero ser Cliente
Canais e Serviços
Alimentos antioxidantes são um conjunto heterogêneo de substancias formada por vitaminas, minerais e pigmentos naturais que bloqueiam o efeito danoso dos radicais livres.
São obtidos pelos alimentos, sendo encontrados na sua maioria nos vegetais, como as frutas, legumes, hortaliças e cereais integrais.
Como por exemplo o LICOPENO que pode ser encontrado no tomate e seus derivados, também são boas fontes desse elemento o mamão, a goiaba vermelha, a pitanga e a melancia, quanto mais avermelhado for o alimento, maior será sua concentração de licopeno.
Uma alimentação rica em licopeno contribui na redução dos riscos da ocorrência de câncer de esôfago, gástrico, próstata, pulmão.
O processamento de alimentos tem demonstrado aumentar a biodisponibilidade de licopeno, com isso, molho de tomate e purê de tomate são tidos como melhores fontes biodisponíveis de licopeno do que as demais fontes de alimentos não cozidos, e a utilização de gordura na refeição também contribui para melhor absorção do licopeno.
Sendo assim, a boa e velha macarronada de tomate e uma excelente fonte de licopeno, assim como consumir 01 fatia de melancia de sobremesa após um almoço ou jantar ou até mesmo o mamãozinho no café da manhã.
Vai ai uma receitinha fácil e pratica do molho de tomate!
No liquidificador, bata o tomate, a cenoura e a água até homogeneizar. Em uma panela, em fogo médio, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho até dourar levemente. Junte o tomate batido e cozinhe em fogo baixo por cerca de 20 minutos, mexendo de vez em quando. Tempere com sal e manjericão a gosto. Sirva com a massa de sua preferência.
Fabiana Shibata Cassi Nutricionista
Links Úteis
Contatos