Responsabilidade Social


JEITO DE CUIDAR DA COMUNIDADE

Na Unimed Sul Capixaba esse é um compromisso: liderar ações que objetivam o desenvolvimento sustentável da cooperativa e da comunidade. Aqui, a entrega de valor para a sociedade vai além da contribuição econômica. Envolve a busca pela construção de um mundo melhor e mais justo, com foco também nas dimensões social e ambiental.

A transparência, a ética, o desenvolvimento sustentável das comunidades e o trabalho em parceria no relacionamento com seus diversos públicos são priorizados pela cooperativa, que desenvolve ações, projetos e programas alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Com a promoção de ações de esporte, educação, saúde, arte, cultura, assistência social e meio ambiente, as iniciativas da cooperativa, próprias ou em parceria com diversas Instituições, beneficiam crianças, jovens e adultos em Cachoeiro de Itapemirim e nos demais municípios da sua área de atuação.



A Unimed Sul Capixaba apoia instituições e atua em projetos que, além de colaborar para a inclusão social, capacitam e qualificam cidadãos para que possam alçar novos voos e assumir o protagonismo de suas próprias vidas. Também busca contribuir com o meio ambiente e a saúde, orientando a sociedade para que tenha atitudes mais sustentáveis, cuidando do local onde vivem.

É parte da essência da Unimed Sul Capixaba cuidar das pessoas. Fazer da sociedade onde atua um ambiente melhor para todos viverem, podendo vislumbrar novas perspectivas, ampliar a cidadania e melhorar a qualidade de vida sem esquecer da preservação do meio ambiente. Esse é o Jeito de Cuidar da comunidade Unimed Sul Capixaba.

ÁREA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DA UNIMED

Dúvidas, solicitações e sugestões entre em contato conosco:

Tel: (28) 2101-6323

rse@unimedsulcapixaba.coop.br

Os Núcleos Femininos Cooperativistas visam incentivar o fortalecimento da cooperativa e do cooperativismo, estimulando atitudes, habilidades e competências necessárias para a melhor atuação feminina no quadro social cooperativista. 

A Unimed Sul Capixaba, implantou em outubro de 2015 o Primeiro Núcleo Feminino do Brasil, na área da Saúde. O nosso núcleo, denominado "Núcleo Feminino Cooperativista" é composto por Médicas Cooperadas, Esposas dos Médicos Cooperados e Colaboradoras e tem por objetivo envolver todas estas mulheres, que fazem parte do nosso universo cooperativista, na realização de ações em prol da comunidade do Sul do Estado do Espírito Santo. 
  
O núcleo Feminino Cooperativista, já está desenvolvendo o seu projeto denominado "Vi Ver e Aprender", que visa oferecer às escolas de nossa região a possibilidade de detectar e solucionar problemas visuais de seus alunos. 

Os alunos das escolas públicas contempladas, serão encaminhados ao Centro de Especialidades da Unimed, consultados por nossos Oftalmologistas e farão os exames necessários para detectar problemas visuais. Após este atendimento, a Unimed encaminha às óticas parceiras as receitas de cada aluno para a fabricação dos óculos, que custeados com o dinheiro arrecadado com os Brechós Solidários, realizados também pelo Núcleo. 
  
O Projeto conta com a parceria das Redes Públicas Municipais de Ensino de Cachoeiro de Itapemirim e Marataizes.Núcleo Feminino Cooperativista

Projetos e ações sociais apoiados no ciclo 2024-2026

CRIANÇA FELIZ BRINQUEDO SIM
Horta comunitária no bairro Alto Independência: plantio de mudas, confecção de mudas e distribuição para as famílias que residem no bairro.
 
CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE MARATAÍZES – PISC
O Projeto de Integração Social Comunitária, desenvolvido pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Marataízes, contribui para a inclusão social das camadas mais humildes de nossa comunidade, oferecendo meios e instrumentos para a qualificação profissional dos menos favorecidos, com objetivo de facilitar o acesso às oportunidades de emprego e incremento de renda, oferecendo aulas de informática, inglês e espanhol.

MOVA-SE
Programa Família + Feliz: o objetivo do projeto é acolher, apoiar, encorajar e capacitar mães e pais de crianças com deficiência para que eles consigam:

1) Entender e regular suas emoções, acolher e validar as emoções dos filhos;
2) Aprender uma forma mais empática, respeitosa, assertiva e encorajadora de educar;
3)Adquirir habilidades e recursos eficazes para resolução de problemas e desafios de comportamento dos filhos;
4)Romper com o ciclo de violência intergeracional e promover um ambiente de paz em casa;
5) Entender como o capacitismo afeta as relações e como se conectar melhor com os filhos.

Toda orientação acontecerá nos encontros em grupo, realizados uma vez por mês.

ONG CAMINHADAS E TRILHAS

Este projeto será dividido em duas partes, em dois municípios do sul do ES, atendido e cumprido em sua totalidade pela ONG Caminhadas e Trilhas – Preserve, da seguinte forma:

 
  • Florestas Urbanas II - Marataízes ES: este trabalho será em continuidade ao projeto apoiado, em 2017, pela Fundação Banco do Brasil, que possibilitou o plantio de 400 mudas de árvores em Cachoeiro e algumas atividades pontuais em Marataízes e Vargem Alta, levando ainda a ONG a ser premiada pelo Prêmio Biguá. A intenção da ONG é levá-lo em forma mais ampla e abrangente, envolvendo a restinga e a fauna que a permeia para o litoral, em Marataízes.
  • Já na RPPN Mata da Serra, em Vargem Alta, o objetivo é ter continuidade do apoio da Unimed nesta reserva e também dos trabalhos realizados pela ONG. O principal ativo é a biodiversidade da Mata Atlântica daquele bioma. Como as aves sempre foram o alvo de soltura, preservação e outros estudos, sendo a maior riqueza daquela área, foi escolhido o nome: Aves da RPPN Mata da Serra.
INSTITUTO NOSSA SENHORA DA PENHA
Cuidar para Viver: curso de capacitação de Cuidador de Idosos foi planejado pensando em empregar pessoas (homens e mulheres) acima de 18 anos, que saibam ler e escrever e tenham aptidão física e emocional para o trabalho em questão. Vai ser um curso com carga horária de 100 horas, sendo 20 delas de estágio supervisionado. Estágio será realizado nos fins de semana para a melhor avaliação prática por parte da instrutora. Cada turma terá um limite de 20 alunos, com a duração de dois meses (100 horas/aula) cada etapa do curso. Serão três aulas/semana com 4h de duração cada.

ACRIC - Associação das Crianças de Castelo

O Projeto “Formando o Cidadão do Futuro” ofertará oficinas de: Cultura e Ludicidade; Informática e Jogos Pedagógicos, com objetivo de promover formação integral nos aspectos cognitivos, culturais e socioemocionais. A proposta do projeto é ofertar atividades que contribuirão na promoção da educação, além de ser um elo entre a comunidade, a família e as crianças/adolescentes inseridas no projeto.


PROJETO NOSSA CRIANÇA

O Projeto Nossa Criança foi idealizado pelo médico cooperado e diretor de Provimento de Saúde da Unimed Sul Capixaba, Abel Sant’Anna Junior; por Antonio Ailton Paschoal Brites e Jorge Luiz de Souza. Contempla o bairro Basiléia por ser de grande vulnerabillidade e tem o objetivo de afastar as crianças das ruas oferecendo atividades extraclasse. Foi criado no dia 12 de outubro de 1997. Devido à grande necessidade de educação, alimentação, saúde e gravidez na adolescência, criou-se uma filial na comunidade quilombola de Monte Alegre, graças ao empenho do médico Abel Sant’Anna que custeava 80% do projeto, a filial tem continuidade. O Basiléia Esporte Clube, nacionalmente conhecido devido ser vice-campeão brasileiro, é a parte esportiva do Projeto Nossa Criança.


CASA VERDE - Programa de Promoção e Assistência Social
Garantir acesso gratuito de aproximadamente 200 participantes ao estudo sistemático de música por meio das atividades da Escola de Música Tocando em Frente, com objetivo promover a formação, difusão e valorização cultural por meio do ensino coletivo de música, bem como proporcionar suporte técnico e artístico aos conjuntos estáveis em formação.

CONSERVATÓRIO DE MÚSICA

Conservatório Vivo:  adquirir mobiliários, realizar algumas intervenções na estrutura da escola, visando melhorar a ambiência e adquirir instrumentos para dar suporte aos professores e alunos durante as aulas. Hoje o projeto oferece cerca de dez bolsas integrais a jovens promissores e a instituições ligada ao poder público.