Governança Corporativa

Governança Corporativa é o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre Proprietários, Conselho de Administração, Diretoria e órgãos de controle. 

 

A Governança Corporativa possui princípios universais tais como: conformidade, transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa. Esses princípios compreendem os valores de suas responsabilidades, na condução dos negócios e nos relacionamentos internos e externos.

 

Para a Unimed Três Vales é o conjunto que permite aos Agentes de Governança – Cooperados, Conselhos e Executivos – definir e assegurar a execução dos objetivos da Cooperativa, garantindo sua perenidade e os princípios cooperativistas.

Assembleia Geral

É soberana em suas decisões. É composta pelo conjunto de todos os cooperados que se reúnem ordinariamente uma vez por ano para deliberações de estatuto e extraordinariamente sempre que necessário para temas específicos.

Diretoria Executiva

Trata-se da junção dos diretores que deliberam sobre temas administrativos, operacionais e financeiros. São elas: Presidente, Diretor de Controle Operacional e Diretor Médico Social.

Conselho de Administração

É composto por oito conselheiros eleitos pela Assembléia Geral para um mandato de 3 anos, com poderes estabelecidos no Estatuto da Cooperativa.

Conselho Fiscal

É constituído por três membros efetivos e três suplentes, eleitos por Assembléia Geral para mandato de um ano, tendo a competência de exercer assídua fiscalização sobre as operações, atividades e serviços da Cooperativa, com caráter independente.

Conselho Técnico Ético

Formado por seis membros efetivos, eleitos em AGO e escolhidos conjuntamente com o Conselho de Administração, responsável por assessorar, regular e opinar sobre admissão, manutenção e exclusão de cooperados na Cooperativa.