Notícias

Unimed Jundiaí realiza campanhas em comemoração ao Dia C

Neste ano, a cooperativa realiza duas grandes iniciativas em comemoração à data, celebrada no dia 6/7
        18 de julho, 2024

O Dia de Cooperar, ou como é mais conhecido - Dia C, é o programa que une, celebra e dá visibilidade às ações de impacto socioambiental das cooperativas brasileiras. Neste ano, a Unimed Jundiaí realiza duas grandes iniciativas em comemoração à data, celebrada no dia 6/7, Dia Mundial do Cooperativismo: a arrecadação de alimentos para o Sitio Agar e a Campanha de Doação de Sangue. Saiba mais sobre as ações:
 
Arrecadação de alimentos

As doações serão destinadas à Associação Sitio Agar, uma Organização da Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos, com a função de acolher crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade familiar e social.

Os alimentos foram aceitos até o dia 15 de julho nas recepções da sede administrativa, do Hospital Unimed – Unidade Anchieta e do Núcleo de Atenção à Saúde - Unidade Prudente. Puderam participar da campanha colaboradores, médicos cooperados e beneficiários da Unimed Jundiaí, além de toda a sociedade.

Os alimentos arrecadados são:
• Leite;
• Biscoitos doces e salgados.

Campanha de Doação de Sangue

Do dia 20 a dia 26 de julho, o foco será a Campanha de Doação de Sangue, que acontece das 7h30 às 12h30 na Colsan de Jundiaí, localizada na Rua XV de Novembro, 1848. Os interessados em colaborar com o banco de sangue podem procurar a Colsan nos dias e horários citados. 

Requisitos para a doação de sangue

Portar documento oficial e original de identidade com foto que contenha CPF e esteja dentro do prazo de validade (RG, Carteira Profissional, Carteira de Habilitação);

•    Ter entre 16 e 69 anos de idade*, sendo que a primeira doação deve ter sido feita até 60 anos incompletos;
•    Pesar acima de 50 quilos;
•    Estar em boas condições de saúde;
•    Estar alimentado, porém tendo evitado refeições pesadas (gordurosas) nas 3 horas que antecedem a doação;
•    Homens podem doar a cada 2 meses, até no máximo 4 vezes no período de 12 meses;
•    Mulheres podem doar a cada 3 meses, até no máximo 3 vezes no período de 12 meses;

Para doar sangue você não deve:

Ter risco acrescido para doenças transmissíveis pelo sangue (usuário de drogas injetáveis e inalatórias, prática de sexo não seguro e vários parceiros sexuais ou ser parceiro sexual de portadores de Aids ou Hepatite).

Os doadores menores de 18 anos deverão estar acompanhados por um adulto, maior de 21 anos e levar o Termo de Autorização de doação de menor de idade preenchido, com firma reconhecida em cartório, documento de identidade original com foto do menor e do responsável legal e cópia simples do documento de identidade de ambos que ficarão arquivadas na instituição.

O reconhecimento de firma é dispensável com a presença do responsável legal do começo ao fim da doação e a assinatura constante na cópia do documento de identidade apresentada deve ser idêntica à do Termo de Autorização. 

O Termo de Autorização poderá ser retirado no posto de coleta ou por meio do site www.colsan.org.br