Notícias

Unimed Piracicaba prepara equipes com programa de respeito

Implantar serviços diferenciados e ampliar número de vagas estão entre os planos da diretoria da cooperativa
        30 de abril, 2024

Mais do que reconhecer as equipes assistencial e administrativa que se dedicam, diariamente, à saúde de milhares de beneficiários da cidade e região, a Unimed Piracicaba comemora neste Dia do Trabalho (1º/5) a consolidação de uma cultura organizacional focada no respeito. Lançada este ano, a iniciativa conscientiza colaboradores para um ambiente corporativo saudável e humanizado.

“Cuidamos de vidas 24 horas, todos os dias. Além de amparar pacientes, queremos que nossos funcionários se sintam respeitados e incluídos durante o trabalho”, disse Carlos Joussef, presidente da operadora de planos de saúde.

O dirigente destaca o programa Respeito, Diversidade e Inclusão como um passo significativo para fortalecer a reputação e percepção de valor da marca Unimed, alinhado à comunicação assertiva e posicionamento institucional ético e transparente.

“O objetivo é também proporcionar excelência no atendimento aos mais de 200 mil beneficiários da cidade e região, garantindo uma experiência satisfatória. A jornada deve ser completa para aquele que presta e recebe assistência. É uma via de mão dupla, pois precisamos também cuidar daquele que cuida”, completou.

A iniciativa tem apresentado às equipes do Hospital Unimed e sedes da cooperativa uma variedade de questões, como a inclusão de pessoas com deficiência (PcD), membros da comunidade LGBTQIANP+, diferentes etnias (combatendo o racismo), equidade de gênero (combatendo o sexismo) e diferentes gerações (combatendo as diferentes formas de etarismo). Além disso, o programa traz visão sistêmica e inovadora, atrelada à gestão por propósito, que busca o bem-estar e a qualidade de vida no universo corporativo e social.

O psicanalista e consultor em diversidade e inclusão, Helio Hintze, que coordena as ações na cooperativa, compartilha sua visão sobre as mudanças culturais contemporâneas. “Hoje, vivemos um momento importante, quando a inclusão e o respeito à diversidade não são apenas valores desejáveis, mas imperativos para o sucesso de qualquer organização. E esse cuidado no comportamento reflete, diretamente, no cliente”. 

Para o gerente de Recursos Humanos, Mauro Rontani, “o programa representa um passo importante na construção de um ambiente de trabalho mais acolhedor e produtivo para médicos, colaboradores e beneficiários”, finalizou o advogado.

Emprego e renda

Hoje, a Unimed Piracicaba movimenta mais de 2 mil empregos diretos e mil indiretos, entre médicos cooperados e credenciados, colaboradores das sedes e do Hospital Unimed, terceirizados, secretárias de consultórios e prestadores de serviços em clínicas, laboratórios e hospitais parceiros. 

A cooperativa investe na formação e capacitação desses profissionais, por meio de ações pontuais e permanentes conduzidas pelo departamento de Recursos Humanos, subdividido em Gestão de Pessoas e Departamento Pessoal, garantindo uma política de cargos e salários para aperfeiçoamento profissional, além de benefícios exclusivos e programas de saúde voltados para o trabalhador.

“Os cursos aprimoram nossas equipes para oferecer atendimento ágil e eficiente. No início da gestão, em 2012, tínhamos como desafio ampliar os serviços e gerar emprego e renda para a cidade e região. Com muita dedicação, conseguimos”, afirmou o dirigente da instituição.

E para 2025, está prevista a entrega do Centro de Prevenção e Reabilitação, próximo à área de lazer da Rua do Porto, além da construção de um novo hospital.

“Devemos ampliar o número de empregos com a expansão da assistência. Muito queremos fazer para os trabalhadores da saúde. Apenas nesses primeiros meses do ano, redimensionamos dois serviços da instituição: o Ambulatório de Especialidades, no Hospital Unimed, e a Domiciliar, na sede Rosário, que geraram trabalho e renda. A economia não pode parar de girar”, finalizou Joussef.