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Uma assistência de qualidade e excelência à saúde deve ser sempre incentivada e reconhecida, estimulando os prestadores e profissionais a atingirem seu melhor desempenho, permitindo que os pacientes tenham um atendimento pautado em boas práticas e segurança. Com este foco, a Unimed Fesp descreve abaixo alguns modelos de incentivos financeiros que podem auxiliar no desenvolvimento da excelência dos prestadores. Incentivos financeiros podem ser aplicados em hospitais, serviços de diagnóstico e terapia ou profissionais de saúde da rede prestadora, e devem ter como objetivos: I. Estimular o monitoramento de indicadores de qualidade: a adoção dos modelos de remuneração que estejam atrelados à qualidade em saúde passa pela necessidade de incentivar a avaliação dos resultados em saúde. Dessa forma, a mudança do modelo de remuneração deve levar em consideração o monitoramento de indicadores de qualidade atrelados ao modelo escolhido, como, por exemplo: redução de Internações por Condições Sensíveis à APS, redução de re-intenação pelo mesmo motivo, redução de Eventos Adversos, entre outros. II. Estimular a implantação de protocolos e o monitoramento de indicadores de Segurança do Paciente: no mínimo, quando aplicável, protocolos e monitoramento das seis metas internacionais de Segurança do paciente, que são:
III. Estimular a utilização de protocolos e diretrizes clínicas: são documentos que estabelecem critérios para o diagnóstico da doença ou do agravo à saúde; o tratamento preconizado, com os medicamentos e demais produtos apropriados, quando couber; as posologias recomendadas; os mecanismos de controle clínico; e o acompanhamento e a verificação dos resultados terapêuticos. Devem ser baseados em evidência científica e considerar critérios de eficácia, segurança, efetividade e custo-efetividade. A mudança no modelo de remuneração, em que é levada em consideração a adoção de boas práticas, ótimos desfechos clínicos e excelência no atendimento a padrões e protocolos, muda a prática clínica dos profissionais de saúde, impactando em uma assistência de excelência e uma melhor experiência do paciente. A Unimed que iniciar a prática do incentivo financeiro deve realizar um levantamento do impacto deste incentivo, inicialmente, e a longo prazo. Incentivos financeiros precisam ter critérios claros, monitoramento e processos criteriosamente descritos. Seguem alguns modelos utilizados no mercado, que podem ser utilizados pela Unimed: Incentivo à adoção de boas práticas O estímulo à adoção de boas práticas deve avaliar o resultado dos indicadores de qualidade, segurança e das visitas de qualificação da rede prestadora, tendo como objetivo acompanhar a conformidade dos processos, as boas práticas utilizadas e a infraestrutura dos prestadores credenciados. O incentivo financeiro pode ser aplicado sobre diárias ou outro item adequado, em que o prestador tenha seus processos ajustados de forma que não conformidades constatadas pela auditoria in loco, realizada pela operadora, sejam analisadas e resolvidas, visando sempre a excelência no atendimento. A Unimed pode também incentivar sua rede prestadora para coletar indicadores do Programa de Qualificação de Prestadores de Serviços de Saúde (PM-QUALISS), prevendo um incentivo de X% sobre diárias (para hospitais) para a coleta dos indicadores e X% sobre outro item (prestador não hospitalar) quando as metas forem atingidas. Modelo de incentivo baseado em boas práticas – PM-Qualiss e indicadores de Segurança do Paciente Para estimular a qualificação dos prestadores de serviços de saúde (hospitais, clínicas, laboratórios e profissionais de saúde) e aumentar a disponibilidade de informações sobre qualidade e segurança de prestadores de serviço, as partes acordam a adoção dos indicadores de qualidade e segurança, como por exemplos indicadores que integram o Programa de Segurança do paciente (RDC 36 Qualiss - Programa de Qualificação dos Prestadores de Serviços de Saúde, estabelecido pela RN 405/2016 da ANS. A avaliação da performance do prestador de serviço será realizada, em XX período, mediante a realização de visita técnica realizada pela operadora. Será atribuído a cada indicador, uma pontuação base, cujo resultado pode variar em conformidade com o cumprimento da meta estabelecida, conforme a seguir: Exemplo: Meta = 1 Se > meta = 2 Se < meta = 0 Indicadores:
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