Qualificação de Rede Prestadora

Indicacores/Monitoramento

 

O monitoramento de indicadores é uma atividade planificada e sistemática para identificar problemas ou situações que devem ser estudadas de forma profunda ou ser objeto de intervenção para melhorar. Entre os indicadores mínimos para gestão de uma rede assistencial quantitativamente e qualitativamente segura, devem ser monitorados:

I.             A conformidade quantitativa de estabelecimentos, recursos, serviços e profissionais de saúde frente à quantidade de beneficiários com georreferenciamento

II.            O perfil demográfico e epidemiológico

III.           A qualidade de estabelecimentos, recursos, serviços e profissionais de saúde

IV.          O percentual de prestadores de serviços de saúde com atributos de qualificação

V.           Prazos de validade da documentação formal, renovação de registros junto aos Conselhos Profissionais e de quaisquer documentos que tenham período de validade determinado.

VI.          As demandas dos beneficiários quanto à dificuldade de acesso à rede

VII.         O percentual de beneficiários vinculados às unidades de Atenção Primária à Saúde

VIII.        Os indicadores de qualidade e segurança do paciente de sua rede assistencial

IX.           O percentual de sua rede com quem tem implementado incentivos financeiros ou adoção de modelos de remuneração que estimulem a utilização de monitoramento de indicadores de qualidade e segurança do paciente, considerando hospitais, serviços de apoio diagnóstico e terapia, e profissionais de saúde.

X.            O percentual de sua rede com quem tem implementado incentivos financeiros para estimular a utilização de protocolos e diretrizes clínicas e protocolos de segurança do paciente.