Qualificação de Rede Prestadora

Processo de Qualificação da Rede


O processo de gestão da rede prestadora assistencial deve estar descrito de forma estruturada em documentos e políticas da Singular.

Entre os itens necessários para atendimento às boas práticas e resoluções, estão: 

 

Documentos necessários - Singular

Periodicidade: anual ou quando necessário

Procedimentos e/ou Manual e/ou Estatuto da cooperativa, que contenha:  

  • Critérios de credenciamento e seleção de cooperados, baseados na qualificação acadêmica e qualidade;
  • Diretrizes e/ou critérios qualitativos e quantitativos para estabelecer a conformação, exclusão ou substituição de prestadores de serviços da sua rede prestadora, inclusive de cooperados;

          ·        Incentivos às boas práticas, melhores desfechos clínicos e excelência no atendimento a padrões e protocolos;

          ·        Incentivos às certificações e acreditações;

          ·        Incentivo à participação em programas de capacitação e educação continuada;

  • Garantia de acesso seguro ao prontuário do beneficiário;
  • Critérios de controle de documentação e prazos de validade;
  • Programa de Qualidade e Segurança do Paciente;
  • Procedimento de manutenção da confidencialidade dos dados clínicos;
  • Estímulo à melhoria da qualidade dos arquivos médicos;
  • Critérios de controle e armazenamento da documentação cadastral de prestadores;
  • Modelos de remuneração baseados em valor .


Políticas de:

  • Incentivos na adoção de prontuário eletrônico;
  • Incentivos financeiros para:

         .      Estimular o monitoramento de indicadores de qualidade e segurança do paciente;

         .      Utilização de protocolos e diretrizes clínicas;

         .      Utilização de protocolos de segurança do paciente;

          .      Implantação de comissões de verificação de prontuários.  


Qualificação de Prestadores de serviços com priorização de prestadores que atendam aos critérios de Qualidade, como:

          .      Selos de qualidade: Acreditação e Certificação;

          .       Indicadores de Qualidade;

          .       Participação em projetos de indução da qualidade da ANS;

          .       Qualificação profissional;

          .       Horas de Capacitação anual por profissional;

          .        Efetivo envio de notificações – NOTIVISA;

          .        Uso regular da última versão do Padrão TISS.