Prevenção à Fraude

7. Use o pronto-socorro apenas no caso de urgências e emergências e use telemedicina em casos de baixa complexidade

O atendimento em pronto-socorro foca na resolução de problemas agudos da saúde, sendo assim, o paciente apenas receberá os cuidados voltados para o sintoma apresentado naquele momento, ou seja, em sua grande maioria são medicados e dispensados para o acompanhamento da causa principal em consultório médico com agendamento. Além disso, muitas das situações de saúde que levam pacientes ao pronto-socorro não precisariam ser atendidos em um hospital por tratar-se de problemas comuns, facilmente diagnosticáveis e tratáveis por um clínico geral, médico de família ou generalista. A ida desnecessária ao pronto-socorro pode expor o paciente a doenças e causar o agravamento de problemas de saúde, ocasiona, também, o desperdício dos recursos de saúde utilizados em casos menos complexos (impactando no aumento dos preços dos planos de saúde), a menor personalização do cuidado e o aumento no tempo de espera na urgência, sendo que outro paciente com real necessidade poderia estar utilizando esse recurso. 

O que fazer: procure sempre agendar a consulta eletiva, com preferência ao generalista, tratando assim a causa raiz dos problemas e não apenas os seus sintomas. Uma opção de consulta para casos de baixa complexidade é a telemedicina, cuja tecnologia é benéfica por ofertar uma assistência médica acessível, dispensando a necessidade de locomoção.