Adequações do Site Singular à LGPD: perguntas e respostas

        31 de maio, 2022

Olá!

Reunimos aqui perguntas que recebemos sobre o Site Singular, inerentes à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Tire suas dúvidas!

 

Onde o site está hospedado atualmente (internamente, em nuvem, data center externo)?

O site é hospedado em um data center externo. O nome do local, no entanto, não será informado*.

 

Qual a tecnologia em que o site é desenvolvido (por exemplo, PHP 7.0 com HTMPL, CSS e Java Script, suportado através do Wordpress...)?

Utilizamos a plataforma Liferay.

 

Qual SGBD (Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados) é utilizado no site e qual sua versão? 

 Não será informado*.

 

Qual sistema operacional (Linux ou Windows) suporta o site?

Não será informado*.

 

As manutenções preventivas/corretivas no site são realizadas internamente ou existe alguma empresa que presta este serviço? Se for uma empresa externa, ela possui algum tipo de acesso a qualquer dado pessoal?

As manutenções são realizadas internamente. Não existe empresa externa.

 

Existe algum tipo de conexão do site da Unimed com outros sites/sistemas externos, principalmente em relação a dados pessoais utilizados de outros ambientes externos?

Não existe.

 

No site, existe algum formulário de preenchimento para recebimento de newsletter? 

Isso fica a critério de cada Singular, que pode criar um formulário, caso seja útil para sua operação.

 

No site, ocorre coleta de dados pessoais?   

Sim, somente os dados mínimos para cadastro.

 

No site ocorre coleta de dados sensíveis?

Não são coletados dados sensíveis.

 

Em quais páginas ocorre a coleta de dados pessoais?

Na página de login na plataforma: https://www.unimed.coop.br/login-site.

 

Quais dados pessoais são coletados?

  • Nome completo
  • CPF
  • Data de nascimento
  • Telefone de contato
  • E-mail
  • Senha com novo padrão

Utilizamos os dados de CPF ou Cartão para identificar o usuário (se o usuário optar em inserir isso), para busca do Guia Médico no portal.

Caso o beneficiário deseje criar um cadastro no Canal do Beneficiário, é necessário estar informado no PTU A1300, do contrário, sua validação é negada. Para tal, ele precisa confirmar CPF e data de nascimento que foram informados pela Unimed por meio do PTU A1300.

Os demais campos são necessários, mas opcionais. Devem ser selecionados de acordo com as permissões que o colaborador necessita para integração com as demais ferramentas institucionais.

Por sermos uma área da Unimed do Brasil, ao enviar o PTU A400, PTU A450 e PTU A1300, consumimos os dados necessários para as aplicações.

 

Qual o método de coleta de dados pessoais?

É realizado por meio de autocadastro.

 

Qual a finalidade de utilização dos dados coletados?

Os dados pessoais coletados são utilizados para melhorar ou criar novos produtos e serviços a clientes e principais públicos; para viabilizar a prestação de serviço assistencial junto às demais cooperativas e empresas auxiliares do Sistema Unimed; para o cumprimento de obrigação legal ou regulatória; para a realização de pesquisas relacionadas às suas atividades — mediante o consentimento do titular —, ou para interesse legítimo da Unimed do Brasil (ou de outra Unimed), sem prejudicar os interesses, direitos e liberdades fundamentais do titular.   

Os dados são inseridos ou encaminhados ativamente pelo titular ao entrar em contato ou acessar os canais da Unimed do Brasil. Independentemente de quais dados o titular fornecer, nós apenas faremos uso daqueles efetivamente relevantes e necessárias para o cumprimento das finalidades a ele declaradas, caso a caso.

 

Onde os dados pessoais são armazenados (por exemplo, sistema XYZ, diretórios rede, FTP, banco de dados, plataformas em nuvem XYZ)?

Por se tratar de PTU, você pode buscar informações referentes a armazenamentos diretamente com o time de Gestão Estratégica, responsável por esse protocolo. A área poderá informar mais detalhes e tirar todas as suas dúvidas e questões de acordo com as regras da LGPD.

 

Qual a frequência dos dados pessoais coletados (novos dados surgem diariamente, semanalmente, mensalmente ou anualmente)?

São coletados somente no momento do cadastro.

 

Qual o volume de dados pessoais coletados por meio do site (número aproximado)? 

Hoje, os dados mínimos para cadastro no Canal do Colaborador são:

  • Nome completo
  • CPF
  • Data de nascimento
  • Telefone de contato
  • E-mail
  • Senha com novo padrão

Os demais campos são necessários, mas opcionais. Devem ser selecionados de acordo com as permissões que o colaborador necessita para integração com as demais ferramentas institucionais.

 

Quais as medidas de segurança já tomadas? O que o setor de TI faz atualmente para manter esses dados pessoais seguros?

Por sermos uma área da Unimed do Brasil, ao enviar o PTU A400, PTU A450 e PTU A1300, consumimos os dados necessários para as aplicações.

Por se tratar de PTU, você pode buscar informações referentes a armazenamentos diretamente com o time de Gestão Estratégica, responsável por esse protocolo. A área poderá informar mais detalhes e tirar todas as suas dúvidas e questões de acordo com as regras da LGPD.

 

Qual o período de retenção dos dados pessoais coletados, ou seja, por quanto tempo esses dados são mantidos internamente?

Sobre os dados armazenados no AGI, não temos como saber quem foi desligado pela cooperativa. Isso é de gestão da própria Unimed.

O mesmo caso ocorre com colaboradores, beneficiários e prestadores — a gestão é da própria Unimed.

 

Quando são feitas quaisquer atualizações nos dados pessoais, para garantir sua precisão?

Todas são realizadas pelos protocolos de transação das Unimeds — PTU A1300, PTU A400 e PTU A450 realizadas pela própria cooperativa.

 

Os dados pessoais coletados são transferidos externamente, para terceiros?

Não são transferidos externamente.

 

Os dados pessoais coletados são transferidos internacionalmente (por exemplo, plataformas em cloud, data centers terceirizados, software de terceiros, fornecedor em outro país etc)?

Não são transferidos internacionalmente.

 

Quais cookies são utilizados no site?

Os tipos de informações armazenadas em cookies são identificadores de sessão, informações de personalização e customização e, em casos raros, nomes de usuário para habilitar logins automatizados.
Tais como: características do dispositivo de acesso, do navegador, IP (com data e hora), origem do IP, informações sobre cliques, páginas acessadas, termos de procura digitados em nossos portais, dentre outros.

Para tal coleta, utilizamos algumas tecnologias padrões, como cookies, pixel tags, beacons e local shared objects, que têm o propósito de melhorar a experiência de navegação do titular nos serviços, de acordo com seus hábitos e suas preferências.

A Liferay armazena dois tipos diferentes de cookies:

  • Cookies de Sessão: estão apenas na memória do navegador e nunca são armazenados. Quando o navegador fecha, o cookie é permanentemente perdido a partir desse ponto. Portanto, ele é destruído quando a sessão do navegador termina.
  • Cookies de Sessão: estão apenas na memória do navegador e nunca são armazenados. Quando o navegador fecha, o cookie é permanentemente perdido a partir desse ponto. Portanto, ele é destruído quando a sessão do navegador termina.

Lista de cookies que a plataforma Liferay utiliza:

COOKIE_SUPPORT: 

>Permite o login automático para a conta Liferay após o login inicial. É um valor booleano e informa ao portal se os cookies estão habilitados ou não.
>Tipo persistente de cookie.
>Os valores de expiração padrão dos cookies é 1 ano.

LFR_SESSION_STATE_userId:

>É usado para identificação de sessão e autenticação de usuário, lembrando a preferência de idioma do usuário e gerenciamento de sessões de usuário. O último cookie "LFR_SESSION_STATE_10196" é a sessão do usuário e 10196 é o ID do usuário atual. É o estado da sessão atual, o valor é a data e hora do login.
>Cookie do tipo sessão.
>Origem "session.js".
>Expira quando a sessão do navegador termina.

GUEST_LANGUAGE_ID:

>Usado para especificar o idioma.
>Cookie do tipo persistente.
>O valor de expiração padrão é 1 ano.

COMPANY_ID:

>Identificador único da empresa do visitante. É o ID da instância/servidor atual.
>Cookie do tipo sessão.
>O valor de expiração padrão é 1 ano.

ID:

>É a identificação do usuário criptografada.
>Cookie do tipo sessão.
>O valor de expiração padrão é 1 ano.

LOGIN:

>São informações de autenticação de login criptografadas. O tipo de autenticação padrão é um endereço de e-mail, portanto, este cookie é criptografado com o endereço de e-mail do usuário.

PASSWORD

>É uma senha criptografada.
>O valor de expiração padrão é 1 ano.

REMEMBER ME:

>É um valor booleano, informa ao portal se o usuário clicou em "Lembrar-me". É utilizado em componentes que exigem a autenticação do usuário/login.
>O valor de expiração padrão é 1 ano.

JSESSIONID:

>JSESSIONID é um ID gerado por contêineres Servlet como Tomcat e usado para gerenciamento de sessão em aplicativo da web J2EE para protocolo http.
>O ID é enviado ao cliente dentro de um cookie (padrão) ou como parte do URL (chamado de reescrita de URL, usado apenas se os cookies estiverem desabilitados no navegador).
>JSESSIONID expira uma sessão, ou seja, quando a sessão expira, o navegador é fechado ou o usuário faz logout, e o JSESSIONID expira.
>Cookie do tipo sessão.

 

Existe alguma política de cookies existente no site?

Para garantir o cumprimento da LGPD, cada Unimed deverá criar a sua Política de Privacidade e publicá-la em uma página de seu site. Ou seja, cada Unimed é responsável pela sua política e termos contidos nela.

Já para tornar transparente o uso de cookies, a Unimed do Brasil criou uma modal que informa: “Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao aceitar, você concorda com nossa Política de Privacidade”. Essa modal foi criada para ser inserida nos sites das cooperativas que utilizam o Site Padrão, Site Singular, Canal do Cooperado, Canal do Beneficiário, Canal do Cliente PJ, Canal do Colaborador e Intranet.

A estrutura da modal será a mesma para todas essas Unimeds. O que muda, no entanto, é o link e conteúdo da Política de Privacidade, que, conforme informado, deverá ser elaborada por cada cooperativa, não sendo permitido utilizar ou redirecionar os usuários para a página da Política de Privacidade do Site Institucional da Unimed do Brasil.

Com o link da Política de Privacidade ativo, basta repassar o endereço para a equipe de Suporte da Unimed do Brasil, que é responsável por inserir a modal no site com o link da política enviado pela Unimed.  

Vale mencionar que, ao elaborar a Política de Privacidade, a Unimed poderá utilizar a documentação dos cookies que são utilizados pela Liferay, plataforma que a Unimed do Brasil utiliza no desenvolvimento dos canais citados.

 

Existe alguma política de privacidade existente no site?

Sim: https://www.unimed.coop.br/site/politica-de-privacidade.

 

Existe alguma funcionalidade disponível no site para atender os direitos dos titulares dos dados?    

Exclusão dos cookies pelo usuário

Para que os usuários possam excluir os cookies que estão sendo utilizados nos sites após encerrar a navegação, deverão removê-los do navegador que foi utilizado. Na Política de Privacidade do site institucional da Unimed do Brasil, por exemplo, o usuário já é informado sobre a possibilidade de desabilitar os cookies e os efeitos na navegação, conforme trecho abaixo:

"É possível desabilitar, por meio das configurações de seu navegador de internet, a coleta automática de informações por meio de algumas tecnologias, como cookies e caches, bem como em nosso próprio website. No entanto, o usuário deve estar ciente de que, se desabilitadas essas tecnologias, alguns recursos oferecidos pelo site, que dependem do tratamento dos referidos dados, poderão não funcionar corretamente."

Remoção e/ou bloqueio dos cookies e dados de navegação por parte dos usuários

Conforme mencionado, todos os cookies e dados de navegação utilizados nos sites podem ser excluídos pelos usuários acessando as configurações de cada navegador.

Para os ambientes internos (áreas restritas), nos quais o usuário insere login e senha, a remoção dos dados armazenados pode ser solicitada pela Federação ou Singular, pela plataforma de atendimento, no Sistema de Gestão de Demandas.

Os cookies persistentes, ou seja, aqueles que não são de sessão, só serão armazenados se o usuário utilizar a opção “Lembrar-me”, quando solicitados os seus dados de autenticação como login e senha. Nesse caso, o processo de remoção é feito diretamente no banco de dados pela nossa equipe de Relacionamento com Cliente. Para isso, o usuário deverá fazer a solicitação para a Federação ou Singular, que, posteriormente, formalizará o pedido para a equipe de Relacionamento com Cliente da área de Experiências Digitais.

Um ano é o tempo máximo de armazenamento desses cookies. Isso não significa que eles durarão um ano, pois isso dependerá de atualizações ou exclusões de histórico, dados e caches do navegador.

 

Qual a frequência de backup da estrutura do site?

Não será informado*.

 

*Observações:

Devemos responder questões inerentes à politica de proteção e privacidade de dados, PSI, base legal enquadrada etc. Informações inerentes à infraestrutura deverão ser consideradas segredo comercial e industrial, portanto, não serão informadas. 

 

Ficou com outras dúvidas?

> Pesquise pelo que precisa aqui na Central de Ajuda, ou
> Abra um chamado para nossa equipe em: Canal do Colaborador > Aplicativos > GIU > Sistema de Gestão de Demandas > Abertura de Chamado > Sistemas e Aplicações