Atualização do Guia Médico Nacional – Maio de 2023

        15 de maio, 2023
No dia 10 de maio, o Guia Médico passou por atualizações para melhorar a experiência dos usuários no acesso a informações sobre planos atendidos e serviços do prestador. Além disso, também houve alteração na exibição de informações dos prestadores na funcionalidade Mudança na rede prestadora.

Confira os detalhes a seguir:
 

Alteração na funcionalidade Mudança na rede prestadora


Foram aplicadas alterações na aplicação para exibição de prestadores na funcionalidade Mudança na rede prestadora, que levam em consideração as orientações de comunicação aos beneficiários da RN 567: 
 
Art. 10. O portal corporativo e a central de atendimento das operadoras devem manter atualizadas as informações das substituições havidas em sua rede assistencial não hospitalar para consulta pelos beneficiários.

§ 1º A informação de que trata o caput deve ser disponibilizada com antecedência mínima de trinta dias, contados da data da efetiva substituição, e deve permanecer acessível por cento e oitenta dias.
 
Implementação da mudança

Quando houver uma substituição/exclusão de prestador, será de responsabilidade da sua Unimed a definição sobre quando esse prestador deixará de ser exibido no Guia Médico. 

Para isso, no preenchimento do PTU A400, será preciso informar a data em que o prestador deixará de prestar atendimento e também a data até a qual ele deve continuar sendo exibido no Guia Médico, de maneira a respeitar o prazo estabelecido pela RN 567. 

Na prática, siga os seguintes passos:
 
  • Preencha o campo DT_EXCL_UNI (R402) com a data até a qual o prestador deve continuar sendo exibido no Guia Médico. Você também pode deixar este campo em branco e preenchê-lo futuramente.
     
  • Preencha o campo DT_TERMINO_PREST (R406) com a data em que encerra-se o atendimento deste prestador. Essa informação será acrescentada ao perfil do prestador, conforme o exemplo abaixo:



     
  • Ao término da data informada no R402, o prestador deixará de ser exibido no Guia Médico.
     
Caso sua Unimed deseje remover o prestador imediatamente do Guia Médico, basta preencher o campo DT_EXCL_UNI (R402) com a data vigente ou apenas deixar de informar o prestador na carga do PTU A400.

 

Legenda para mudança de rede


Também foi implementada uma melhoria na identificação de prestadores que encontram-se em mudança de rede, na tela dos resultados de busca do Guia Médico. Agora, o card do prestador passa a exibir o texto Este prestador está em mudança na rede Unimed. Saiba mais!

A frase no rodapé é uma legenda para o ícone que já era utilizado para identificar prestadores com essa característica. 
O link Saiba Mais! direciona o usuário para mais informações a respeito.




 

Link para serviços e especialidades


Os cards dos prestadores apresentados na tela de resultados da busca também trazem agora um link com o texto Veja todos os serviços e especialidades. Ao ser clicado, exibe-se um popup com todos os serviços atendidos pelo prestador.

A frase complementa o ícone “+” que era apresentado quando a lista de serviços do prestador ultrapassava o limite de caracteres do card, e facilita o entendimento de que há mais informações a serem exibidas. 





 

Nova página Planos atendidos


Agora ficou mais fácil para o usuário visualizar os planos atendidos pelo prestador selecionado. Ao clicar no botão Planos atendidos, ele é direcionado a uma nova página com a relação completa dos planos que o prestador atende, e algumas facilidades de navegação:
 
  • Barra de busca para pesquisar pelo plano 
  • Opções de visualização dos planos em grade e lista
  • Opção de alterar o número de resultados apresentados por paginação






 
Quando o usuário estiver identificado, seu plano será destacado em verde.
 


 

Ficou com dúvidas?


> Pesquise pelo que precisa aqui na Central de Ajuda, ou
> Abra um chamado para nossa equipe em: Canal do Colaborador > Aplicativos > GIU > Sistema de Gestão de Demandas > Abertura de Chamado > TI - Sistemas e Aplicações