Criando Categorias

        01 de junho, 2022

Importante! Com a atualização de versão da plataforma do Site Singular, realizada em 25 de junho de 2022, algumas mudanças ocorreram na área administrativa da ferramenta. Para conferir o que mudou, acesse o artigo Confira todas as mudanças da versão Liferay 7.3.

Olá, colega!

Você sabia que é possível categorizar as notícias do seu site? Entenda como e por que criar Categorias.

 

As Categorias são utilizadas pelo administrador para organizar e hierarquizar conteúdos de uma forma mais oficial para os responsáveis pela administração do site. Ao criar categorias, é possível adicionar propriedades a cada uma delas, otimizando, assim, a sua utilização.

Para gerenciá-las, acesse, no menu lateral esquerdo, a opção Categorização > Categorias. 


 

Antes de criar a sua categoria, é preciso criar um vocabulário da qual ela fará parte. Vocabulários são os agrupadores de categorias.

 

Criando vocabulários

Clique em + no canto superior direito.


 

Preencha os campos do formulário de criação de categorias:

Nome: escolha um nome para agregar categorias afins. Exemplo: “Notícias”. Este é um campo obrigatório.

Descrição: para facilitar o uso das categorias, descreva uma orientação para os administradores do site. Dessa maneira, será possível seguir um padrão único de publicação.

Permitir várias categorias: ao selecionar esta opção, será possível, em um único conteúdo, utilizar mais de uma categoria integrante do mesmo vocabulário.

Tipos de conteúdo associados: é possível indicar em qual tipo de conteúdo as categorias pertencentes a esse vocabulário podem ser utilizadas.

Obrigatório: ao selecionar essa opção, você torna obrigatório que uma das categorias do vocabulário seja utilizada no conteúdo associado escolhido.


 

Permissões: se desejar restringir o uso do vocabulário a algum administrador do site, caso os administradores possuam diferentes papéis, deve-se selecionar uma opção.

Após o preenchimento dos campos necessários, clique em Salvar.


 

Após salvar, o vocabulário deve aparecer na sua tela de categorias.


 

A partir de agora, já é possível inserir categorias, realizar edições, entre outras ações relacionadas.

 

Criando categorias


 

Clique no menu lateral do vocabulário em que deseja adicionar categorias > Adicionar Categoria.


 

Preencha os campos solicitados: 

Nome: inclua o nome da categoria que será utilizado. Único campo obrigatório.

Descrição: descreva o objetivo, qual uso deve ser feito da categoria.

Permissões: se desejar restringir o uso da categoria a algum administrador do site, caso os administradores possuam diferentes papéis, deve-se selecionar uma opção.


 

Concluído o preenchimento, clique em Salvar.

Após salvar, a categoria já estará disponível para uso e relacionada ao vocabulário criado anteriormente.


 

Ficou com outras dúvidas?

> Pesquise pelo que precisa aqui na Central de Ajuda, ou
> Abra um chamado para nossa equipe em: Canal do Colaborador > Aplicativos > GIU > Sistema de Gestão de Demandas > Abertura de Chamad > Sistemas e Aplicações