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Olá!
A equipe da TI - Digital da Unimed do Brasil está disponível para auxiliar no processo de implementação dos aplicativos Unimed Cliente e Unimed Cooperado, e isso começa desde as primeiras orientações e segue até o acompanhamento da utilização do app após implementado. Entenda como se dá esse fluxo:
Este é o momento no qual as Unimeds conhecem as ferramentas, suas características e compreendem o processo de implementação.
É quando a equipe da TI - Digital se reúne com a cooperativa para entender as necessidades específicas dessa Unimed e suas expectativas em relação aos serviços disponibilizados por meio dos aplicativos, além de mapear as demandas envolvidas no processo e estruturar uma linha do tempo para a implementação dos serviços.
A entrega do formulário de adesão preenchido dá a largada no processo de implementação.
Enquanto orientamos os profissionais da Unimed envolvidos no processo, esclarecendo dúvidas técnicas e de negócios, também já disponibilizamos o acesso ao ambiente de homologação do aplicativo. Esse ambiente é conhecido também por ser uma versão de demonstração de cada app e auxilia para que a cooperativa se familiarize com a ferramenta. Essa é a oportunidade para que a sua Unimed possa explorar os aplicativos e conhecê-los na prática!
É possível logar no ambiente de homologação com usuários de demonstração, que contêm dados fictícios e estão com todas as funcionalidades ativas, permitindo simular a integração com a Unimed. Esse ambiente será utilizado posteriormente para a cooperativa testar suas integrações. Saiba mais sobre como acessar os aplicativos de demonstração neste artigo.
Para viabilizar o uso das funcionalidades, é necessário integrar os serviços da sua Unimed às APIs dos aplicativos.
Os apps podem ser integrados com os mais diversos sistemas de gestão utilizados pelas Unimeds, permitindo assim o consumo dessas informações.
O intuito é disponibilizar dados em tempo real para os seus beneficiários e cooperados, por isso a necessidade de integração com os sistemas de gestão.
Vale lembrar:
Atenção, time de TI: o aplicativo trabalha com troca de informações no formato JSON, e é necessário que a Unimed construa endpoints para que a comunicação seja realizada.
Deseja se aprofundar no tema integração? Acesse este artigo.
Após a liberação do acesso dos nossos IPs, envio dos endpoints e da forma de autenticação de cada funcionalidade, a equipe da Estação fará a configuração no ambiente de homologação e vai liberar o acesso da Unimed, para que que a cooperativa possa testar suas integrações.
Nesse momento, a cooperativa receberá o treinamento para uso do ambiente administrativo.
No momento em que a Unimed concluir os testes e validar as funcionalidades, ela deve solicitar à TI - Digital a configuração e disponibilização do aplicativo integrado em produção.
A Unimed, então, vai receber as credenciais para acesso ao painel administrador de produção.
Finalizada a etapa de produção, o aplicativo é validado com a Unimed e está pronto para ser utilizado!
Mesmo após a aprovação do aplicativo, a equipe da TI - Digital segue à disposição das Unimeds no acompanhamento da utilização, com apoio e orientação diante de dúvidas, na gestão dos aplicativos nas lojas App Store e Google Play e no suporte para eventuais necessidades.
Como as ferramentas estão em constante aprimoramento, a TI - Digital também segue trabalhando em atualizações voltadas para promover melhorias, aprimorar serviços e trazer novas funcionalidades.
Nesse sentido, é importante sempre contar com as percepções de cada Unimed, que, com sua experiência e de seus clientes, pode contribuir para tornar esse e outros produtos digitais cada vez melhores.
Espero que este artigo tenha ajudado a compreender as etapas do processo de adesão dos aplicativos!
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