Faça sua busca aqui
Espaço exclusivo das Unimeds para consulta de artigos e tutoriais
Conecte-se com nosso ecossistema para oportunidades e parcerias
Fique por dentro das nossas novidades e conteúdos
Acompanhe o que é notícia do Unimed Lab, eventos e ações
Conheça o hub de inovação do maior sistema cooperativista de saúde do mundo
Conheça os produtos que disponibilizamos para o Sistema Unimed
Voltar
Olá, colega!
Neste artigo, você tem acesso à lista de cookies utilizados pela Liferay, plataforma que a Unimed do Brasil utiliza no desenvolvimento dos canais Site Padrão, Site Singular, Canal do Cooperado, Canal do Beneficiário, Canal do Cliente PJ, Canal do Colaborador e Intranet.
Vale mencionar que sua Unimed pode utilizar essa documentação de cookies ao elaborar a sua Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais.
>> Confira como inserir a modal de Política de Privacidade no site da minha Unimed
Neste artigo:
> O que são cookies > Lista de cookies utilizados pela plataforma Liferay > Aceite do uso de cookies pelo usuário > Exclusão dos cookies pelo usuário > Remoção e/ou bloqueio de cookies e dados de navegação
Cookies são pequenos bits de dados enviados pelo aplicativo da web, mas armazenados localmente no navegador. Isso permite que o aplicativo use o cookie para passar informações entre páginas e armazenar informações diversas. O aplicativo da web controla quais informações são armazenadas em um cookie e como são utilizadas.
Os tipos de informações armazenadas em cookies são identificadores de sessão, informações de personalização e customização e, em casos raros, nomes de usuário para habilitar logins automatizados.
A Liferay armazena dois tipos diferentes de cookies:
Cookies de sessão: estão apenas na memória do navegador e nunca são armazenados. Quando o navegador fecha, o cookie é permanentemente perdido a partir desse ponto. Portanto, ele é destruído quando a sessão do navegador termina
Cookies persistentes: são armazenados no disco rígido do navegador. Por padrão, a Liferay define o tempo máximo de 1 ano para o armazenamento desses cookies
Nota: Um ano é o tempo máximo de armazenamento desses cookies. Isso não significa que eles durarão um ano, pois dependerá de atualizações ou exclusões de histórico, dados e caches do navegador.
COOKIE_SUPPORT:
Permite o login automático para a conta Liferay após o login inicial. É um valor booleano e informa ao portal se os cookies estão habilitados ou não
Tipo persistente de cookie
O valor de expiração padrão dos cookies é 1 ano
LFR_SESSION_STATE_userId:
É usado para identificação de sessão e autenticação de usuário, lembrando a preferência de idioma do usuário e gerenciamento de sessões de usuário. O último cookie "LFR_SESSION_STATE_10196" é a sessão do usuário e 10196 é o ID do usuário atual. É o estado da sessão atual, o valor é a data e hora do login
Cookie do tipo sessão
Origem "session.js"
Expira quando a sessão do navegador termina
GUEST_LANGUAGE_ID:
Usado para especificar o idioma
Cookie do tipo persistente
O valor de expiração padrão é 1 ano
COMPANY_ID:
Identificador único da empresa do visitante. É o ID da instância/servidor atual
ID:
É a identificação do usuário criptografada
LOGIN:
São informações de autenticação de login criptografadas. O tipo de autenticação padrão é um endereço de e-mail, portanto, este cookie é criptografado com o endereço de e-mail do usuário
PASSWORD
É uma senha criptografada
REMEMBER ME:
É um valor booleano, informa ao portal se o usuário clicou em "Lembrar-me". É utilizado em componentes que exigem a autenticação do usuário/login
JSESSIONID:
JSESSIONID é um ID gerado por contêineres Servlet como Tomcat e usado para gerenciamento de sessão em aplicativo da web J2EE para protocolo http
O ID é enviado ao cliente dentro de um cookie (padrão) ou como parte do URL (chamado de reescrita de URL, usado apenas se os cookies estiverem desabilitados no navegador)
JSESSIONID expira uma sessão, ou seja, quando a sessão expira, o navegador é fechado ou o usuário faz logout, e o JSESSIONID expira
Uma modal da Política de Privacidade e uso de cookies é exibida na primeira visita que o usuário fizer ao site após a atualização. Ela informa:
“Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao aceitar, você concorda com nossa Política de Privacidade.”
A modal será exibida até que o usuário ativo na sessão clique no botão Aceitar.
Para isso, será utilizado um cookie do tipo “sessão”, que identificará que o usuário está de acordo com os termos e política informados.
Caso ele clique no botão Fechar, a modal ficará apenas oculta e voltará a ser exibida no próximo recarregamento da página.
Para que o usuários possa excluir os cookies que estão sendo utilizados nos sites após encerrar a navegação, deverá removê-los do navegador que foi utilizado. Na Política de Privacidade do site institucional da Unimed do Brasil, por exemplo, o usuário já é informado sobre a possibilidade de desabilitar os cookies e os efeitos na navegação, conforme trecho abaixo:
"É possível desabilitar, por meio das configurações de seu navegador de internet, a coleta automática de informações por meio de algumas tecnologias, como cookies e caches, bem como em nosso próprio website. No entanto, o usuário deve estar ciente de que, se desabilitadas essas tecnologias, alguns recursos oferecidos pelo site, que dependem do tratamento dos referidos dados, poderão não funcionar corretamente."
Conforme mencionado, todos os cookies e dados de navegação utilizados nos sites podem ser excluídos pelos usuários acessando as configurações de cada navegador.
Para os ambientes internos (áreas restritas), no qual o usuário insere login e senha, a remoção dos dados armazenados pode ser solicitada pela Federação ou Singular, abrindo um chamado para nossa área de Suporte através do Canal do Colaborador > Aplicativos > GIU > Sistema de Gestão de Demandas > Catálogo de Serviços > TI - Digital.
Os cookies persistentes, ou seja, aqueles que não são de sessão, só serão armazenados se o usuário utilizar a opção "Lembrar-me”, quando solicitados os seus dados de autenticação, como login e senha. Nesse caso, o processo de remoção é feito diretamente no banco de dados pela nossa equipe de Relacionamento com Cliente. Para isso, o usuário deverá fazer a solicitação para a Federação ou Singular, que, posteriormente, formalizará o pedido para nossa área de Relacionamento com Cliente.
> Pesquise pelo que precisa aqui na Central de Ajuda, ou > Abra um chamado para nossa equipe em: Canal do Colaborador > Aplicativos > GIU > Sistema de Gestão de Demandas > Abertura de Chamado > Sistemas e Aplicações