Notícias

https://www.unimed.coop.br/site/o/sites-theme/images/cards-noticias/noticias-padrao.png

Unimed do Brasil apresenta Programa de Inteligência Artificial

Apresentação foi realizada no dia 13 de agosto
        27 de agosto, 2024

Conduzido pela área de Inovação da Confederação, o Programa Unimed de Inteligência Artificial teve sua apresentação realizada no dia 13 de agosto, em formato híbrido, para dirigentes, médicos cooperados e colaboradores do Sistema Unimed. Na cerimônia, o presidente da Confederação, Omar Abujamra Junior, destacou a relevância da iniciativa. Em seguida, o superintendente de Tecnologia da Informação e Inovação da Unimed do Brasil, Maurício Cerri, detalhou o programa, que integra o Plano Diretor de Tecnologia e Inovação (PDTI).

 

Parcerias

Para atender aos objetivos desses pilares, o programa conta com parceiros dentro do Sistema Unimed, como a Faculdade Unimed, que atua no pilar Projetos com a plataforma Unimetrics, conjunto de ferramentas de inteligência artificial desenvolvido a partir da necessidade de integração dos dados dos sistemas relacionados aos registros de atendimento, apresentada no evento pelo presidente da Faculdade Unimed e da Seguros Unimed, Helton Freitas.

O diretor executivo de Mercado e Tecnologia da seguradora, Wilson Leal, e o head de Inovação da Unimed Nacional, Emerson Maranhão, trataram sobre temas que abrangem os pilares Projetos e Capacitação, respectivamente.

 

Regulamentação, desafios e práticas

Em participação por videoconferência, o senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) abordou alguns conceitos de inteligência artificial; fez um breve histórico sobre o surgimento da tecnologia, além das aplicações dessas ferramentas em diversos setores; e tratou sobre o processo de regulamentação da inteligência artificial.

Na sequência, o sócio líder do setor de Life Sciences & Health Care da Deloitte Brasil, Luiz Fernando Viera Joaquim, falou sobre os novos desafios do setor de saúde e o papel da inteligência artificial. Para finalizar, o oncologista clínico com doutorado em ciências médicas pela Unicamp, Otávio Clarck, falou sobre o trabalho de análise de dados na Oracle, e citou exemplos de aplicação prática da IA no dia a dia de médicos.