Notícias

Voltar Junho Vermelho: Doe sangue, salve vidas

Junho Vermelho: Doe sangue, salve vidas

Texto: Salus Loch
        10 de junho, 2024

   Desde cedo, Fabrício Job compreendeu a essência da generosidade. Em sua casa, a doação de sangue era um ritual sagrado, uma tradição passada de pai para filho. "Meus pais, ambos doadores, sempre disseram que a ação era fundamental. Cresci com isso em mente e, aos 18 anos, me tornei um doador regular", relembra Fabrício, cuja tipagem sanguínea, O Negativo, é uma das mais requisitadas nos bancos de sangue.
Necessidade urgente
   Embora a doação seja bem-vinda em todos os períodos do ano, as recentes enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul aumentaram a necessidade de sangue nos Hemocentros. A devastação trouxe consigo uma urgência: os estoques de sangue estão perigosamente baixos. 
   Diante desta situação, Fabrício, mais uma vez, não hesitou em estender a mão. "Acredito que há diferentes maneiras de ser solidário. Doar sangue é uma delas", afirma ele, enquanto ajuda os desabrigados em municípios vizinhos.
 
   Conheça o Programa Doador Fiel
   Há mais de uma década, o Instituto Unimed/RS, por meio do Programa Doador Fiel, atua em âmbito estadual para auxiliar as demandas de instituições que precisam de sangue. A ação visa incentivar colaboradores das Unimeds, cooperados, familiares e amigos a se tornarem doadores regulares. Inclusiva, a iniciativa abrange até mesmo aqueles que, por algum motivo, não podem doar, mas que podem influenciar outros a fazê-lo.
   Presente também na região do Vale das Antas, o Programa contempla o 7º Princípio do Cooperativismo, que preza pelo Interesse pela Comunidade, e está alinhado com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, especificamente o ODS 3 (Saúde e Bem-Estar) e o ODS 17 (Parcerias e Meios de Implementação). 
 
Não há configuração de filtros.
 

Assuntos