Notícias

Voltar Setembro Amarelo: “Se precisar, peça ajuda!”

Setembro Amarelo: “Se precisar, peça ajuda!”

        09 de setembro, 2024

 

 


Setembro Amarelo: A importância da conscientização e prevenção ao suicídio

     No dia 10 de setembro, celebra-se oficialmente o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha Setembro Amarelo estende-se durante todo o ano com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da vida e a prevenção ao suicídio. Em 2024, o lema da campanha é “Se precisar, peça ajuda!”, reforçando a necessidade de buscar apoio em momentos de crise.

     A psicóloga Viviane Battistel destaca que é preciso atuar ativamente para desmistificar o tema, que ainda é considerado tabu. “Falar sobre suicídio é essencial para que pessoas em momentos difíceis sintam-se encorajadas a buscar ajuda, compreendendo que a vida é sempre a melhor escolha”, pontua. Conforme a especialista, se informar para aprender e ajudar o próximo é a melhor saída para lutar contra esse o problema. “É muito importante que as pessoas próximas saibam identificar comportamentos suicidas e ofereçam ajuda, tendo uma escuta ativa e sem julgamentos, mostrar que está disponível para ajudar demonstrando empatia e auxiliando a buscar profissionais capacitados, que vão saber como manejar a situação”, completa Viviane.

Sinais de alerta:

# Isolamento social e desânimo: A pessoa pode abandonar atividades que antes eram prazerosas, como trabalho, estudos e hobbies, sinalizando desinteresse pela vida.

# Frases de alarme: Expressões como “Não quero mais viver” ou “não aguento mais” indicam intenso sofrimento.

# Consumo de álcool e drogas: Aumenta o risco para pessoas com sofrimento mental.

# Simulação de melhora: Em casos de tentativa de suicídio, a pessoa pode parecer subitamente alegre, despreocupando amigos e familiares, o que pode ser perigoso.

Como ajudar?

A psicóloga sugere algumas abordagens para oferecer apoio:

# Mostre que se importa: Ofereça ajuda sem julgamentos. Pergunte: “Estou preocupado com você. Quer conversar? O que posso fazer para te ajudar?”

# Não compare sofrimentos: Cada pessoa lida com seus sentimentos de forma única. Evite exigir que seu amigo se sinta melhor por ter menos problemas que outros.

# Incentive a busca por ajuda profissional: Ouça e apoie quem está em sofrimento mental a procurar ajuda especializada.

Onde buscar ajuda?

# Serviços de Saúde: CAPS, Unidades Básicas de Saúde.

# Emergência: SAMU - 192, Pronto Socorro.

# Centro de Valorização da Vida (CVV): Ligue 188 ou acesse www.cvv.org.br. O CVV oferece apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntariamente e gratuitamente sob sigilo por telefone, e-mail e chat 24h todos os dias.

Se você está em sofrimento, não hesite em pedir ajuda. A conscientização e o apoio podem salvar vidas.

Não há configuração de filtros.
 

Assuntos