Notícias Unimed

Voltar Unimed promove palestra sobre o Transtorno do Espectro Autista

Unimed promove palestra sobre o Transtorno do Espectro Autista

        25 de agosto, 2023
Dr. Renato Santos Coelho
Dr. Renato Santos Coelho

Uma noite marcada por muito conhecimento, troca de informações, aprendizados e emoção. Esses foram os ingredientes da palestra "O autismo ontem e o espectro autista hoje, o que mudou? Como ajudar paciente e família!", ministrado pelo médico e professor, Dr. Renato Santos Coelho, realizado na noite da última quarta-feira (23), no teatro Therezinha Petry Cardona em Montenegro. O público foi formado por médicos e colaboradores da Unimed Vale do Caí, professores da rede pública e privada, colaboradores da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e profissionais da área da saúde. A apresentação também marcou os 52 anos da APAE em Montenegro.
 
Vandré da Rosa e Nicolas de Oliveira de Vargas
Vandré da Rosa e Nicolas de Oliveira de Vargas

Precedendo a  palestra, o musicoterapeuta da Apae, Vandré da Rosa e o aluno da APAE, Nicolas de Oliveira de Vargas, realizaram uma apresentação musical especial que emocionou os presentes. No palco, eles mostraram um pouco do trabalho realizado nas oficinas de musicoterapia da instituição.
 
Dr. Paulo Cesar Sehn
Dr. Paulo Cesar Sehn

Em seu pronunciamento, o presidente da Unimed Vale do Caí, Dr. Paulo Cesar Sehn lembrou a parceria de longa data da cooperativa com a instituição. "Assim como a nossa Unimed, a APAE é amplamente reconhecida, em nível estadual e nacional, pelo seu trabalho social com os seus alunos", destacou. Ele também fez questão de enfatizar a importância da realização da palestra para discutir um assunto cada vez mais em evidência e que merece toda a atenção e o carinho por parte dos envolvidos.

Os aspectos primordiais do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas causas foram alguns dos tópicos abordados durante a palestra do Dr. Renato Santos Coelho. Ele destacou a importância do diagnóstico precoce como base para um tratamento eficaz dos pacientes, enfatizando, no entanto, a necessidade de evitar diagnósticos precipitados. O médico também discutiu as melhores estratégias de intervenção, como o tratamento individualizado, o trabalho em equipe multidisciplinar, a participação ativa das famílias e a colaboração das escolas nesse processo. "As mudanças na sociedade demandam tempo", compartilhou ele. "No entanto, a própria sociedade também está evoluindo, reduzindo a segregação", acrescentou. Ao final da apresentação, abriu-se espaço para perguntas do público.

O evento foi uma promoção da Unimed Vale do Caí e fez parte das comemorações alusivas à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, promovida pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

Saiba mais sobre o palestrante:

O Dr. Renato Santos Coelho é Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA); Professor de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFCSPA; “Scholar Fellowship no Child Study Center – YALE University – USA”, na área de Pediatria do Desenvolvimento e Psiquiatria Infantil; Preceptor do Ambulatório de Desenvolvimento Infantil do Hospital da Criança Santo Antônio, Complexo Hospitalar Santa Casa de Porto Alegre; Especialista na Técnica e Teoria de Intervenção Precoce na relação pais-bebês, pelo ITIPOA, Presidente do Comitê de Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS) e Certificação de aplicação do Childhood Autism Rating Scale (CARS 2).
Não há configuração de filtros.
 

Assuntos