CTI Adulto


O Centro de Terapia Intensiva (CTI) dispõe de 9 leitos, ambiente climatizado, boxes individuais com isolamento acústico e visual entre pacientes, e luminosidade natural. Está ligado ao Pronto Atendimento, ao Centro Diagnóstico e ao Centro Cirúrgico, o que facilita o fluxo de atendimento rápido ao paciente em risco.

É um espaço destinado ao atendimento de pacientes gravemente enfermos, que necessitam de monitoramento tecnológico e atendimento especializado, caracterizando-se por cuidados multidisciplinares, especializados e integrados que utilizam, além do conhecimento, a tecnologia para o diagnóstico, o tratamento e a recuperação dos pacientes.

Como o paciente grave demanda múltiplos cuidados de diferentes áreas da saúde, a equipe multidisciplinar possui médico plantonista permanente, enfermeiro e técnicos de enfermagem exclusivos. Além disso, o paciente é acompanhado pelo médico assistente diariamente.

Os equipamentos são de tecnologia atual, como monitores cardíacos, de oximetria, pressão não invasiva, pressão intracraniana, temperatura e capnografia, dentre outros, dotados de sistemas de alarme para o atendimento do paciente crítico. Os ventiladores mecânicos são eletrônicos, controlados à pressão e volume. Estão disponíveis para disfunções cardiológicas desfibrilador e cardioversor elétrico, marcapasso cardíaco externo e transcutâneo. Além do suporte dialítico com máquina de hemodiálise intermitente e contínua.

O cuidado diário, intensivo e acolhedor, faz deste setor crítico, um ambiente adequado para o tratamento do ser humano e de sua complexidade.
 
Imagem ampla do CTI adulto. No meio da foto, temos uma equipe de profissionais. Ao lado, temos as fotos das portas que dão acesso aos quartos de internação.

Visita ampliada no CTI Adulto

A internação hospitalar em um Centro de Tratamento Intensivo (CTI) é um momento que traz grande ansiedade e medo aos pacientes e familiares. A presença familiar ao lado do paciente nesse momento pode ser um importante aliado na sua estabilização emocional. Pensando nisso, o Hospital Unimed Vale do Caí (HUVC) passará a contar com uma nova modalidade, conhecida como Visita Ampliada.

O objetivo da iniciativa é humanizar o atendimento ao paciente crítico através de uma assistência centrada nele e sua família. Ela proporciona mais tempo de contato entre os visitantes e os pacientes internados. A visita ampliada iniciará no dia 4 de fevereiro de 2020. Nesta modalidade, um familiar poderá acompanhar o paciente, das 9 às 19 horas. Um segundo familiar também poderá se habilitar para fazer o revezamento. Eles receberão capacitação e instrução de boas práticas. É fundamental neste processo o engajamento no cuidado e o respeito as normas de segurança.

De acordo com o diretor do Corpo Clínico do HUVC e coordenador da CTI, Dr. José Pettine, a visita familiar ampliada pode beneficiar o paciente em diversos aspectos do seu cuidado no CTI. “Ele passa a ser melhor compreendido e, com auxílio do familiar, informar seus medos, desejos e necessidades, além de sentir-se mais acolhido”, informa. “Existe também um potencial de redução da necessidade do uso de medicações sedativas e analgésicas podendo assim reduzir o tempo de permanência no CTI”, complementa.

As visitas sociais nos horários já vigentes continuarão acontecendo sem alterações. “Elas têm por objetivo o contato com familiares e amigos conforme o desejo dos pacientes e familiares”, esclarece Pettine.

“A visita ampliada é um passo importante do HUVC no processo de adoção das melhores práticas em humanização e acima de tudo na busca da centralização do cuidado no paciente e família”, finaliza.

¿¿¿¿¿¿¿Para saber sobre horários de visitação, clique aqui!

¿¿¿¿¿¿¿Importante:
Os horários poderão ser revistos a qualquer momento conforme determinação do SCIH.