Passo a Passo para o Reembolso

ORIENTAÇÕES PARA PEDIDO DE REEMBOLSO
A Unimed Vertente do Caparaó assegurará o reembolso, nos limites das obrigações contratuais, das despesas efetuadas pelo beneficiário com assistência à saúde, nos casos exclusivos de urgência ou emergência e quando não houver prestadores de serviços próprios, contratados ou credenciados pelo Sistema Unimed. Para que haja o reembolso, os serviços devem ter sido prestados dentro do território nacional e deve haver a comprovação (através de contato prévio com a Unimed Vertente do Caparaó), que não foi possível a utilização de serviços próprios, contratados ou credenciados pelo Sistema Unimed.
 
ORIENTAÇÕES IMPORTANTES
  • É necessário o contato prévio com a Unimed Vertente do Caparaó através da central (33) 4042-1696 ou de nossos canais de atendimento para verificar a existência e/ou disponibilidade de prestadores de serviços próprios, contratados ou credenciados pelo Sistema Unimed, dentro do território nacional, principalmente após qualquer dificuldade com o guia médico disponível através do site;
  • 0 prazo para retorno do processo é de 30 dias, contados após a apresentação da documentação obrigatória completa à CACR — Comissão de Avaliação e Concessão de Reembolso;
  • A CACR poderá solicitar, a qualquer momento, a apresentação de novos documentos se julgar necessário;
  • É permitida a emissão de procuração por parte do favorecido (responsável pelo plano), autorizando o depósito na conta de terceiros;
 
SITUAÇÕES EM QUE 0 REEMBOLSO SERÁ INDEFERIDO
  • Procedimento realizado não possui cobertura contratual e não consta no Rol da ANS;
  • Recibos de despesas que não estejam ligados à despesas médicas;
  • Documentos rasurados ou sem informações sobre o serviço realizado;
  • Consultas com médicos cooperados na rede credenciada Unimed;
  • Atendimento em hospitais e serviços de tabela própria ou nos hospitais e serviços de alto custo;
  • Falta de comprovação de contato prévio com a Unimed Vertente do Caparaó através da central (33) 4042-1696 ou através de nossos canais de atendimento para tentativa de localização de rede com protocolo válido;
 
PRAZO
0 cliente terá até 12 (doze) meses para solicitação de abertura do processo de reembolso, contados a partir da data do recibo.
Importante: A nota fiscal e o recibo deverão ser apresentados na Unimed Vertente do Caparaó dentro do ano fiscal da operadora, ou seja, até 31 de janeiro do ano subsequente ao ano de atendimento realizado.
 
DOCUMENTAÇÃO OBRIGATÓRIA PARA TODAS AS SOLICITAÇÕES:
Para solicitar a abertura do processo de reembolso de despesas médicas e/ou hospitalares é necessário apresentar os seguintes documentos:
  • Termo de solicitação de reembolso.
  • Relatório do médico assistente, quando for o caso, declarando o nome do paciente, descrição do tratamento e justificativa dos procedimentos realizados, data do atendimento, e, quando for o caso, período de permanência no hospital e data da alta hospitalar.
  • Conta hospitalar discriminando materiais e medicamentos consumidos, com preço por unidade, juntamente com notas fiscais, faturas ou recibos do hospital.
  • Recibo (somente quando forem honorários médicos) e/ou Nota Fiscal “Original”, com carimbo, descrição do procedimento, data da realização e nome do beneficiário atendido;
  • Comprovantes relativos aos serviços de exames complementares de diagnóstico e terapia, e serviço auxiliares, acompanhados do pedido do médico assistente com carimbo legível do médico, inclusive o número do CRM.
  • Xerox do cartão bancário ou da folha de cheque do titular do plano. Se o titular for menor, a documentação deve ser do responsável pelo plano.
  • Cópia da identidade e CPF do titular responsável e do favorecido. Para titular menor de idade, onde o solicitante do reembolso seja o responsável, deverá ser comprovada responsabilidade com cópia da certidão de nascimento ou identidade do menor e identidade do responsável, que deverão ser anexadas ao processo ou procuração do titular do plano com firma reconhecida em cartório, concedendo poderes a terceiros.

CONSULTA MÉDICA
 Nota Fiscal e/ou Recibo original: (Carimbo, assinatura e CPF do médico que prestou o atendimento; especialidade consultada, nome do paciente atendido.)
   
 CONSULTA (TERAPIAS)
 Nota Fiscal e/ou Recibo original: (Carimbo, assinatura e CPF do médico que prestou o atendimento; especialidade consultada, nome do paciente atendido.)
 Encaminhamento médico com a indicação clínica para o atendimento com o referido profissional;
   
EXAMES SIMPLES (EXAMES LABORATORIAIS, RX, ECOGRAFIAS)
Nota Fiscal e/ou Recibo original: (Carimbo, assinatura e CPF do médico que prestou o atendimento; especialidade consultada, nome do paciente atendido.)
Solicitação médica com indicação clínica para o procedimento.
 
  
EXAMES ESPECIALIZADOS (TOMOGRAFIAS, RESSONÂNCIAS, CINTILOGRAFIAS, UROGRAFIA E DENSITOMETRIA OSSÉA)
Nota Fiscal e/ou Recibo original: (Carimbo, assinatura e CPF do médico que prestou o atendimento; especialidade consultada, nome do paciente atendido.)
 Relatório médico com justificativa clínica para a realização do procedimento;
   
 TRATAMENTOS SERIADOS (FISIOTERAPIA, PSICOTERAPIA, FONOAUDIOLOGIA, ETC)
 Nota Fiscal e/ou Recibo original: (Carimbo, assinatura e CPF do médico que prestou o atendimento; especialidade consultada, nome do paciente atendido.)
 Relatório médico com indicação clínica, número de sessões a ser realizadas;
   
 ATENDIMENTO EM PRONTO SOCORRO
 Nota Fiscal e/ou Recibo original: (Carimbo, assinatura e CPF do médico que prestou o atendimento; especialidade consultada, nome do paciente atendido.)
 Relatório médico da ocorrência; quantidade e valores de taxas, materiais e medicamentos;
 Conta Analítica - Discriminação de quantidades, valores de taxas, materiais e medicamentos;
 
 ATENDIMENTO CIRÚRGICO
 Nota Fiscal e/ou Recibo original: (Carimbo, assinatura e CPF do médico que prestou o atendimento; nome do paciente atendido.)
 Relatório médico detalhado da ocorrência, com nome e código do procedimento realizado;
 Copla do Boletim Anestésico;
 Cópia do Descritivo Cirúrgico;
 Solicitação médica dos exames realizados com a indicação clínica;
 Conta Analítica - Discriminação de quantidades, valores de taxas, materiais e medicamentos:
   
 HONORÁRIOS MÉDICOS (CIRURGIÃO / AUXILIAR/ANESTESISTA)
 Nota Fiscal e/ou Recibo original: (Carimbo, assinatura e CPF do médico que prestou o atendimento; nome do paciente atendido.)
 Relatório médico,
 Códigos dos procedimentos realizados;
 Cópia do Boletim anestésico;
 Cópia do Descritivo Cirúrgico;
 ENTREGA DA DOCUMENTAÇÃO
 Os documentos poderão ser entregues através das seguintes opções:
 
Carta:
Unimed Vertente do Caparaó – Caixa Postal n° 41 – Cidade: Manhuaçu/MG CEP: 36.900-970 – Aos cuidados da CACR - Comissão de Avaliação e Concessão de Reembolso
 
Presencialmente na Sede Administrativa Unimed Vertente do Caparaó:
Rua Maestro Filomeno dos Santos, nº 109 – Centro - Manhuaçu/MG CEP:36900-022

*Cliente de Contrato empresarial, possui a opção de entregar a solicitação/documentação no RH da empresa.
 

Formulários para download
 
1. Orientação Reembolso
2. Declaração Para Depósito
3. Solicitação de Reembolso
4. Continuidade Para Pedido de Reembolso