Alimentação para gestantes: cuidados essenciais
3 Maio 2023
Falar sobre alimentação para gestantes é falar sobre saúde em dobro.
Afinal, os nutrientes dos alimentos são como combustíveis para o bem-estar da mãe desde o início da gravidez até o puerpério, ao mesmo tempo que favorecem o bom desenvolvimento do bebê.
Muito além de saber quais alimentos devem ser ingeridos ou evitados, uma dieta saudável para grávidas envolve cuidados na relação que ela tem com a comida, de forma geral.
Entenda sobre:
Alimentação na gestação: 3 lembretes importantes
Dicas de dieta saudável para gestantes
Alimentação na gestação: 3 lembretes importantes
Antes de partir para as dicas práticas de alimentação saudável na gestação, vale lembrar que:
1 - Toda gestante tem história e necessidades específicas, por isso, o acompanhamento médico é indispensável.
Principalmente para correção de problemas nutricionais, como a deficiência de ferro, por exemplo, que tende a piorar com o passar dos meses.
2- A alimentação é apenas um dos pilares do bem-estar da mãe e do bebê.
Junto dos exercícios físicos e de uma boa rotina de sono, a gestante pode ter mais energia para o funcionamento metabólico e para se ajustar às novas demandas da gravidez.
3 - Os hábitos alimentares saudáveis devem continuar após a gestação.
Você sabia que a memória alimentar adquirida desde a barriga da mãe é levada pela criança e influencia toda sua infância?
Dicas de dieta saudável para gestantes
A dieta da gestante não tem mistério: precisa ser variada, balanceada e rica em nutrientes (como vitaminas do complexo B, ferro, zinco, iodo, ômega 3, probióticos e fibras), com equilíbrio na ingestão de frutas, verduras, legumes, gorduras boas e carboidratos bons.
Nesse sentido, o consumo de produtos industrializados e processados deve ser baixo, sendo preciso ter maior controle do uso de adoçantes e de alimentos com agrotóxicos.
Por falar nisso, atenção redobrada para evitar o consumo de alimentos contaminados. Faça uma higienização correta e o mesmo olhar atento vale para o cozimento de carnes, ovos e peixes.
Neste momento tão delicado para a formação do feto está contraindicado o uso de qualquer substância que interfira no desenvolvimento e gere sequelas. É o caso do álcool (pois não existe dose segura) e do cigarro.
Os bons hábitos adotados durante a gravidez são importantes para toda a família, que pode continuar a ter uma rotina saudável mesmo depois do nascimento do bebê e servir de exemplo positivo para a criança quando chegar a fase da introdução alimentar.
Fontes: Ministério da Saúde 1, 2 | Hospital Português 1, 2
Agência Babushka | Edição e Revisão: Unimed do Brasil
Revisão técnica: equipe médica da Unimed do Brasil