Alimentos que fazem bem para a pele
9 Julho 2020
Maquiagem, laser, cremes mil: a indústria cosmética oferece uma vasta gama de opções para deixar a pele bonita. Mas uma boa ida à feira permite resultados bem satisfatórios.
É lá que se encontra a maioria das vitaminas que o organismo precisa para funcionar direitinho. E, de quebra, dar aquele viço para a pele. Vamos ver alguns?
Vitamina A para a pele
Benefícios da vitamina C para a pele
Benefícios do colágeno para a pele
Benefícios da vitamina A para a pele
A vitamina A é um micronutriente encontrado em fontes de origem animal (retinol) e vegetal (provitamina A). Ela é conhecida por sua propriedade antioxidante que protege a pele, auxilia na formação do colágeno e é necessária para a nossa renovação celular.
Fontes de Vitamina A
Fontes animais: bife de fígado, gema de ovo e leite
Fontes vegetais: frutas e legumes de cor alaranjada (abóbora, cenoura, manga, mamão, damasco, laranja), vegetais folhosos verdes (espinafre, couve e mostarda) e óleos e frutas oleaginosas (buriti, pupunha, dendê e pequi).
Benefícios da vitamina C para a pele
Os benefícios para a pele que a vitamina C proporciona variam desde a proteção contra agressões externas, uniformização do tom da pele até a prevenção contra o envelhecimento precoce, pois é um poderoso antioxidante.
Fontes de vitamina C
Laranja, limão, acerola, goiaba, caju, kiwi, morango, melancia, mexerica, salsinha, pimentões amarelo e vermelho. Outra opção menos comum em supermercados, mas com altíssima concentração de vitamina C, é o camu-camu, uma frutinha típica da Amazônia.
É recomendado que esses alimentos sejam consumidos frescos, espremidos ou cortados na hora e cozidos pelo mínimo de tempo possível.
Importante: o excesso de vitaminas por suplementação sem prescrição médica pode ser prejudicial ao organismo.
Benefícios do colágeno para a pele
Dentro do nosso corpo, o colágeno representa cerca de 30% do total de proteínas. Fundamental para as articulações do corpo, ele ainda traz benefícios para a pele, como: aumento da resistência, sustento dos tecidos do corpo através de fibras e redução das marcas de expressão.
O colágeno é uma proteína produzida naturalmente pelo organismo, com o auxílio das vitaminas consumidas, como a vitamina C, por exemplo. Contudo, a partir dos 30 anos de idade, a produção diminui e sua carência começa a ser notada.
Fontes de colágeno
A produção de colágeno pode ser estimulada por uma dieta rica em proteínas magras e ômega-3, vitaminas e minerais. A suplementação de colágeno hidrolisado pode ser feita com acompanhamento de um médico.
Além da alimentação, não se esqueça de outros cuidados fundamentais para a pele: usar protetor solar, reduzir o consumo de tabaco e álcool, e beber muita água.
E mesmo que vaidade não seja uma questão para você, essas dicas valem para ter um organismo funcionando bem. Uma pele bonita é uma feliz consequência.
Texto: Agência Babushka | Edição e Revisão: Unimed do Brasil
Fonte: Conselho Federal de Nutricionistas, CRN3, Biblioteca Virtual em Saúde, Guia da Farmácia, Globo, Abril
Revisão técnica: equipe médica da Unimed do Brasil