Voltar

Benefícios da mandioca

Benefícios da mandioca

Além de ser uma opção alimentícia bastante versátil, a mandioca apresenta diversas características nutricionais positivas

Benefícios da mandioca

31 Maio 2017

A mandioca, também conhecida como macaxeira ou aipim, faz parte do grupo das raízes e tubérculos. Devido às diversas possibilidades de preparo (cozida, assada, ensopada, em forma de purê, etc.), ela costuma integrar diariamente a alimentação de grande parte dos brasileiros. Inclusive, em algumas regiões do Brasil a tapioca, feita a partir da fécula extraída da mandioca, substitui o pão no café da manhã.

A gama de possibilidades de utilização da mandioca é ampla, um quitute bastante conhecido da culinária brasileira é o bolinho de mandioca ou bolinho de aipim, geralmente presente no cardápio de bares e restaurantes de norte a sul do país. A farinha de mandioca também é acompanhamento frequente de peixes, pirão, cuscuz, feijão-tropeiro, farofas e açaí. Em relação à parte nutricional, entre os benefícios da mandioca estão: fonte de carboidratos, vitamina C e minerais, como cálcio e fósforo. 

Vai preparar? Confira as dicas do Ministério da Saúde:

• Durante o preparo da mandioca use moderadamente óleo e sal. Prefira temperos naturais, como alho, cebola, pimenta, salsa, salsinha e cebolinha. 
• Dê preferência aos preparos que não são fritos, pois a mandioca absorve grande quantidade de óleo ou gordura.

                   


Rafaela Fusieger

Fonte: Guia prático para uma alimentação rica e saudável / Guia Alimentar para a População Brasileira – Ministério da Saúde

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (14 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em