• Os primeiros amiguinhos

    O convívio social vai se refletir no desenvolvimento das crianças, que aprendem a lidar com diferenças, a compartilhar e a criar vínculos
    LEIA MAIS
    Imagem de um grupo de crianças brincando em uma escada pendurada em uma árvore
  • Alimentação para preservar os rins

    O que você come pode interferir diretamente na saúde renal. Saiba quais alimentos podem ajudar a manter os rins saudáveis e o que deve ser evitado
    LEIA MAIS
    Imagem de uma mulher comendo um prato de salada
  • 6 dicas para a saúde da mulher

    Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, listamos alguns cuidados que podem fazer parte do dia a dia das mulheres, para beneficiar sua saúde e qualidade de vida
    LEIA MAIS
    Imagem de uma mulher deitada na grama e sorrindo

Glossário de enfermidades

Aqui você encontra informações sobre causas, sintomas, tratamento, complicações e prevenção dos principais problemas que afetam a vida das pessoas.

Selecione a letra inicial da enfermidade que você deseja consultar:

Voltar

Conheça a estratégia nacional de enfrentamento da Gripe A

Conheça a estratégia nacional de enfrentamento da Gripe A

Vacinação de grupos prioritários ocorrerá em cinco etapas antes do início do inverno

Conheça a estratégia nacional de enfrentamento da Gripe A

1º Março 2017
Entre 8 de março e 7 de maio de 2010, ocorrerá a vacinação dos públicos-alvos contra a Gripe A (H1N1). A campanha faz parte da estratégia de enfrentamento nacional da segunda onda da pandemia dessa gripe, divulgada pelo Ministério da Saúde, que contará ainda com reforço nas ações de diagnóstico, tratamento e assistência aos pacientes. Pretende-se, com isso, manter os serviços de saúde funcionando e diminuir o número de casos graves e óbitos pela doença.

Os públicos prioritários incluem trabalhadores da rede de atenção à saúde e profissionais envolvidos na resposta à pandemia, indígenas, gestantes, pessoas com doenças crônicas e obesidade grau 3, crianças de seis meses a dois anos e adultos de 20 a 29 anos. A vacinação desses grupos ocorrerá em quatro etapas, que terminarão antes do início do inverno. A expectativa do Ministério da Saúde é imunizar pelo menos 62 milhões de pessoas. Atualização: No dia 25 de fevereiro de 2010, o Ministério da Saúde anunciou a ampliação da estratégia de vacinação contra a gripe pandêmica para adultos saudáveis de 30 a 39 anos.


 

Fases da vacinação: veja como é o cronograma de vacinação dos grupos prioritários

- 1ª fase (de 8 a 19 de março):
trabalhadores da rede de atenção à saúde e profissionais envolvidos na resposta à pandemia e indígenas.

- 2ª fase (de 22 de março e 2 de abril): grávidas em qualquer período de gestação, pessoas com problemas crônicos (exceto idosos, que serão chamados posteriormente) e crianças de seis meses a dois anos. As gestantes podem se vacinar nessa etapa, na 3ª ou na 4ª.

- 3ª fase (de 5 a 23 de abril): adultos de 20 a 29 anos.

- 4ª fase (de 24 de abril a 7 de maio): idosos com doenças crônicas. Esta etapa coincide com a vacinação contra a gripe comum, para que o público nessa faixa etária vá aos locais de vacinação apenas uma vez.


- 5ª fase (de 10 a 21 de maio): população de 30 a 39 anos.


A doença
A Gripe A é uma doença respiratória aguda causada pelo vírus influenza A (H1N1), que é transmitido de pessoa a pessoa, principalmente por meio da tosse ou espirro e do contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas. A instalação de febre alta, em geral acima de 38ºC persistente por cerca de três dias, é o sintoma mais importante da doença.

Veja algumas medidas de higiene e orientações do Ministério da Saúde em caso de suspeita de gripe:
• Lavar as mãos com frequência e sempre que tossir ou espirrar
• Utilizar lenço descartável para higiene nasal
• Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir
• Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca
• Se surgirem sintomas de gripe (principalmente febre, tosse, dor de cabeça e no corpo), procure o médico mais próximo e não tome medicamento por conta própria.

 
Observações sobre a Pandemia H1N1 - 2009
- No Brasil, a taxa de incidência de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Influenza Pandêmica (H1N1) em 2009 foi de 14,5 casos para cada 100 mil habitantes.

- No mundo, considerando 194 países e uma população de 6.580.923 milhões de habitantes, o número de óbitos por Influenza Pandêmica (H1N1) em 2009 foi de 8.768.

- Entre os casos de SRAG por influenza pandêmica (H1N1) em 2009 que apresentam uma ou mais comorbidades (doenças que acompanham outra doença), observa-se que o grupo de doenças respiratórias crônicas foi o mais frequente, com 24,4% dos registros, seguido de doenças cardiovasculares e doenças renais

- As faixas etárias com maior incidência de SRAG por influenza pandêmica são os menores de dois anos e de 20 a 29 anos.

- Do total de óbitos confirmados por influenza pandêmica, 54% (883/1.632) apresentaram pelo menos uma comorbidade.

Taise de Queiroz Bertoldi

Fonte: Ministério da Saúde

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em