• Os primeiros amiguinhos

    O convívio social vai se refletir no desenvolvimento das crianças, que aprendem a lidar com diferenças, a compartilhar e a criar vínculos
    LEIA MAIS
    Imagem de um grupo de crianças brincando em uma escada pendurada em uma árvore
  • Alimentação para preservar os rins

    O que você come pode interferir diretamente na saúde renal. Saiba quais alimentos podem ajudar a manter os rins saudáveis e o que deve ser evitado
    LEIA MAIS
    Imagem de uma mulher comendo um prato de salada
  • 6 dicas para a saúde da mulher

    Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, listamos alguns cuidados que podem fazer parte do dia a dia das mulheres, para beneficiar sua saúde e qualidade de vida
    LEIA MAIS
    Imagem de uma mulher deitada na grama e sorrindo

Glossário de enfermidades

Aqui você encontra informações sobre causas, sintomas, tratamento, complicações e prevenção dos principais problemas que afetam a vida das pessoas.

Selecione a letra inicial da enfermidade que você deseja consultar:

Voltar

Febre Maculosa

Febre Maculosa

Febre Maculosa carrapato-estrela carapato-de-cavalo

Febre Maculosa

1º Março 2017

Doença infecciosa transmitida por carrapatos.

 

Causa - voltar ao topo

Bactérias da espécie Rickettsia rickettsii.

 

Transmissão - voltar ao topo

Picada do carrapato-estrela ou do carrapato-de-cavalo. No entanto, nem todas as pessoas picadas por esses insetos ficam doentes. Só há o risco de contrair a doença se o carrapato estiver infectado com a bactéria R. rickettsii e se ficar fixado à pele da pessoa por cerca de quatro horas. A febre maculosa não é transmitida de pessoa para pessoa.

 

Principais sinais e sintomas - voltar ao topo

Manifesta-se com febre e náuseas por cerca de uma semana após a picada. Poucos dias depois, ainda na presença de febre, aparecem manchas de coloração rósea nos braços e tornozelos, que progridem para o tronco, face, pescoço, palmas e solas dos pés. Lesões hemorrágicas de pele, dores articulares, dor abdominal, tosse e diarréia podem ser outras manifestações da doença. A infecção pode também cursar assintomática ou com sintomas frustros.

 

Tratamento - voltar ao topo

Depois que os sintomas aparecem, o tratamento com uso de antibióticos próprios deve ser iniciado dentro de no máximo uma semana, caso contrário é grande o risco dos remédios não surtirem os efeitos desejados. Como a febre maculosa costuma ser confundida com outras doenças, o diagnóstico correto e, conseqüentemente, o tratamento adequado, muitas vezes, demoram. Se ela não for devidamente tratada, a letalidade pode chegar a 80%.

 

Prevenção - voltar ao topo

· Evitar caminhar em áreas conhecidamente infestadas por carrapatos no meio rural e silvestre, mas, quando for necessário andar por tais áreas, vistoriar o corpo em busca de carrapatos em intervalos de três horas, pois quanto mais rápido for retirado o carrapato, menor serão os riscos de contrair a doença.

· Usar calças compridas com a parte inferior por dentro das botas e fitas adesivas dupla face lacrando a parte superior da bota. Recomenda-se que as roupas sejam claras, para facilitar a visualização dos carrapatos.

· Caso o carrapato esteja sobre a pele, ele deve ser retirado cuidadosamente com uma pinça (evitar remover o carrapato com as mãos) sem ser esmagado, pois com esmagamento pode haver liberação das rickettsias que têm capacidade de penetrar através de microlesões na pele. Após a remoção, lavar a área com água e sabão.

· Promover rotação (rodízio) de pastagens. Aparar gramado rente ao solo, facilitando assim a penetração dos raios solares.

· Controlar a infestação dos animais domésticos com banhos e uso de carrapaticidas.

 


Mariana Mesquita

Fonte: Folha de S. Paulo, Instituto Fiocruz, Sucen/SP: Superintendência de controle de endemias do Governo do Estado de São Paulo, Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais, Centers for Disease Control and Prevention.

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em