• Os primeiros amiguinhos

    O convívio social vai se refletir no desenvolvimento das crianças, que aprendem a lidar com diferenças, a compartilhar e a criar vínculos
    LEIA MAIS
    Imagem de um grupo de crianças brincando em uma escada pendurada em uma árvore
  • Alimentação para preservar os rins

    O que você come pode interferir diretamente na saúde renal. Saiba quais alimentos podem ajudar a manter os rins saudáveis e o que deve ser evitado
    LEIA MAIS
    Imagem de uma mulher comendo um prato de salada
  • 6 dicas para a saúde da mulher

    Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, listamos alguns cuidados que podem fazer parte do dia a dia das mulheres, para beneficiar sua saúde e qualidade de vida
    LEIA MAIS
    Imagem de uma mulher deitada na grama e sorrindo

Glossário de enfermidades

Aqui você encontra informações sobre causas, sintomas, tratamento, complicações e prevenção dos principais problemas que afetam a vida das pessoas.

Selecione a letra inicial da enfermidade que você deseja consultar:

Voltar

Glaucoma de Ângulo Aberto

Glaucoma de Ângulo Aberto

Glaucoma de Ângulo Aberto

1º Março 2017

O glaucoma ocorre quando há aumento da pressão intra-ocular. Normalmente, a drenagem do humor aquoso funciona assim: o líquido é produzido na câmara posterior, passa através da pupila até a câmara anterior e, a seguir, drena através dos canais de saída. No glaucoma de ângulo aberto o líquido drena muito lentamente na câmara anterior, dificultando a saída do líquido. Por conta disso há aumento gradual da pressão, quase sempre em ambos os olhos, ocasionando lesão do nervo óptico e perda da visão lenta e progressiva.

Copyright © 2006 Portal Unimed and its licensors. All rights reserved.

Fatores de Risco - voltar ao topo

O risco de glaucoma é maior em pessoas com mais de 40 anos, em diabéticos e em pessoas com alto grau de miopia . O histórico familiar de glaucoma também é um importante fator de risco. Pessoas da raça negra têm maior predisposição (quatro vezes maior) de serem afetadas pelo glaucoma em relação a pessoas da raça branca.
 

Principais sinais e sintomas - voltar ao topo

O glaucoma de ângulo aberto não causa sintomas no estágio inicial. Posteriormente, os sintomas podem incluir redução da visão periférica, dor de cabeça e distúrbios visuais vagos (o indivíduo vê halos em torno de lâmpadas elétricas ou tem dificuldade para adaptar-se na escuridão). Num estágio mais avançado, pode ocorrer “visão em túnel”, ou seja, um estreitamento extremo dos campos visuais que torna difícil ver objetos em ambos os lados quando o indivíduo olha diretamente para frente.

Complicações - voltar ao topo

No glaucoma de ângulo aberto, a perda da visão começa nas bordas do campo visual, e se não tratada pode comprometer todo campo visual, em último caso pode causar cegueira.

Tratamento - voltar ao topo

O tratamento quando realizado precocemente pode ser mais bem sucedido. Num estágio mais avançado, pode evitar uma piora do quadro, mas, geralmente, a restauração completa da visão não é possível. É realizado tratamento clínico, com uso de colírios apropriados. Quando a medicação não consegue controlar a pressão intra-ocular ou os efeitos colaterais são intoleráveis, um cirurgião oftalmologia pode aumentar a drenagem utilizando a laseterapia para criar um orifício na íris ou a cirurgia para remover parte da íris.


Thaís Vieira e Designer Pabla Vieira

Fonte: Biblioteca virtual em saúde, Manual Merck (sites consultados no dia 9 de janeiro de 2007)

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em