Voltar

Dia Internacional das Cooperativas 2018 : consumo e produção sustentáveis de bens e serviços para o mundo

Dia Internacional das Cooperativas 2018 : consumo e produção sustentáveis de bens e serviços para o mundo

Dia Internacional das Cooperativas 2018 : consumo e produção sustentáveis de bens e serviços para o mundo

 

As cooperativas são um instrumento importante e eficaz para lutar contra a pobreza. As cooperativas unem as pessoas de forma democrática e igualitária. Permitem as pessoas ter o controle do seu futuro econômico e, uma vez que não são de propriedade dos acionistas, os benefícios econômicos e sociais de sua atividade permanecem nas comunidades em que estão estabelecidos. Estas são características muito significativas das cooperativas, em especial na luta contra a pobreza. A sustentabilidade é parte das cooperativas, sendo a preocupação com a comunidade, o sétimo princípio do cooperativismo.

Cooperativismo  mundial :

– Atualmente, mais de um bilhão de pessoas estão ligadas ao cooperativismo em todo o mundo.

 

– As cooperativas geram mais de 100 milhões de empregos diretos.

 

– As 300 maiores cooperativas do mundo administram, juntas, cerca de US$ 2,5 trilhões em ativos.

 

– A Índia é o país com o maior número de cooperativas: 500 mil instituições.

 

– Os EUA são a nação com maior número de membros de cooperativas: 256 milhões de norte-americanos.

 

Graças ao Dia Internacional das Cooperativas, os responsáveis políticos locais e internacionais podem conhecer como as cooperativas contribuem para a criação de uma sociedade mais sustentável e resiliente, e orientar seus esforços na inclusão das cooperativas nos processos políticos relacionados com a sustentabilidade.

 

Cooperativismo no Brasil

 

 Em todo o país, são mais de 10 milhões de associados a cooperativas.

– Há mais de 6800 instituições cooperativas no país.

– Possui o maior sistema de cooperativas de saúde do mundo, sendo considerado referência mundial.

– Das 300 maiores cooperativas do mundo, 7 são brasileiras: Sicoob, Aurora, Coamo, Coopersucar, Cooxupé, Unimed e C.Vale.

As cooperativas têm dois séculos de experiência na construção de sociedades sustentáveis e resilientes. Entre alguns dos exemplos, o cooperativismo médico através da marca Unimed é referência não só no Brasil como em todo mundo.As cooperativas agrícolas trabalham para manter a longevidade da terra em que cultivam com a utilização de práticas agrícolas sustentáveis. As cooperativas de consumo respaldam a obtenção sustentável de seus produtos e educam os consumidores sobre o consumo responsável. As cooperativas de habitação ajudam a garantir uma casa segura. Os bancos cooperativos contribuem para a estabilidade graças a sua proximidade com seus clientes e oferecem acesso financeiro nos mercados locais e inclusão de áreas remotas. As cooperativas de serviços públicos trabalham pela transição para uma energia mais limpa e por acesso das comunidades rurais a energia e água. As cooperativas na indústria e dos serviços em vários setores (saúde, comunicação, turismo…) têm como objetivo proporcionar bens e serviços de maneira eficiente e ecológica, ao mesmo tempo que criam empregos sustentáveis e de longa duração.

 

 

Fonte: SECOM/UNIMED