Voltar

Unimed Vitória lança programa de inovação Pulsar

Unimed Vitória lança programa de inovação Pulsar

Iniciativa envolve diversos atores do ecossistema de inovação capixaba, e conta também com a participação dos colaboradores

Unimed Vitória lança programa de inovação Pulsar

Iniciativa envolve diversos atores do ecossistema de inovação capixaba, e conta também com a participação dos colaboradores

8 Dezembro 2020

Alinhada com o movimento pela inovação que ganha cada vez mais força no Espírito Santo, a Unimed Vitória acaba de lançar o Pulsar, seu programa de inovação. O movimento é voltado para os públicos interno e externo, e também se conecta a hubs de inovação, startups e parceiros como a AEVO, Findeslab e Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

Para a gerente de Estratégia da Unimed Vitória, Janaína Betzel, a inovação permeia toda a estratégia da Unimed Vitória. “A inovação deve atuar de forma a contribuir para o alcance dos nossos objetivos estratégicos. Essa nova iniciativa vai incentivar nossos colaboradores a também contribuírem com suas ideias para o fortalecimento da cooperativa”.

“Em um contexto de pandemia, de sermos uma empresa da área de saúde, totalmente envolvida com tantas adaptações que precisamos fazer, vemos a necessidade de trazer a inovação, que se tornou mais urgente, de uma forma mais próxima das pessoas. Temos desenvolvido programas de inovação há quase três anos e agora chegou a hora de levar o programa Pulsar para o mercado”, ressalta a coordenadora de gestão estratégica e novos negócios, Camila Gomes.

A interação com atores do ecossistema de inovação capixaba já acontece e será intensificada. Com dois desafios atualmente inseridos no programa de ideias do Findeslab, o hub de inovação da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), a Unimed Vitória prepara novos desafios para 2021. “Atualmente estamos selecionando as startups que propuseram soluções inovadoras para Automatização do check-in e check-out do Hospital e Maternidade Unimed Vitória; e para o uso de tecnologias para monitoramento e pré-anamnese de pacientes via teleconsulta”, detalha Camila.

Com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), a parceria consiste em projetos de pesquisa sobre o monitoramento contínuo de diabéticos e o monitoramento de risco de queda em idosos. “Com os dados coletados por esse estudo, serão traçadas questões de previsibilidade e de análise, de forma a nos permitir dar suporte mais adequado aos pacientes dos grupos analisados”, afirma a coordenadora.

Outros hubs de inovação, aceleradoras, incubadoras e startups terão papel importante nesse momento em que o Pulsar vai para o mercado. “Queremos conhecer mais o ecossistema de inovação para trocar ideias, criar e atender desafios em conjunto”.

Inovação de dentro para fora

O Pulsar envolve uma estrutura de ações de desenvolvimento de inovação que inclui o Programa de Ideias dos colaboradores da Unimed Vitória. Implantado em parceria com a AEVO, o programa tem o propósito de fomentar a cultura de inovação colaborativa, por meio da captação interna de ideias para a implementação de soluções.

Todos os colaboradores e lideranças da empresa podem gerar ideias. As lideranças poderão participar desde que não estejam envolvidas no processo de decisão. As ideias serão dadas de forma individual ou coletiva (no máximo três autores), incentivando a cooperação entre os colaboradores.