Voltar

Tratamento da Dor Crônica

Tratamento da Dor Crônica

O Viver Bem possui um Programa específico de tratamento da dor crônica. O tratamento é multidisciplinar e conduzido por um fisioterapeuta especializado em terapia manual.

Tratamento da Dor Crônica

Entender dobre a dor crônica é um importante caminho para tratá-la.

 

Saiba como ter uma vida mais saudável, prevenindo e controlando a dor.

A dor crônica atinge, hoje, cerca de 60 milhões de pessoas no Brasil. Pensando nisso, a Unimed Vitória, por meio do Viver Bem, conta com um programa específico para tratamento dessa doença, conduzido por um fisioterapeuta especializado no assunto. Aqui, você encontrará mais informações e dicas para reduzir esse problema e viver com mais qualidade.

 

O que é a dor crônica?

Diferente da dor aguda, que pode durar segundos, dias ou semanas, provenientes de um mau jeito, cirurgias, traumatismo ou inflamação, a dor crónica ou persistente pode durar meses ou anos. Ela pode ser causada devido a dores na coluna, fibromialgia, neuropatias, lesões por esforços repetitivos (LER) e câncer. Entender suas razões e formas de prevenir e/ou tratar é um grande passo para uma vida saudável.

 

Emoções podem influenciar na intensidade da dor.

Apesar de uma palavra curta, de três letras, a dor é bem mais complexa do que se imagina. Ela é uma experiência pessoal e subjetiva, muitas vezes impossível de medir ou comparar. Além disso, inúmeros fatores podem influenciá-la. O tanto de dor que uma pessoa sente não está necessariamente relacionado ao tamanho da área machucada, da severidade da doença ou da intensidade que o sinal de dor emite para o cérebro.

Nas dores aguda e crónica, a sensação de dor é somente uma parte do conjunto de informações que vai para o cérebro. Isso acontece especialmente nos casos de dor crônica. Quando produz a sensação de dor, o cérebro leva outros fatores em consideração, que podem amplificar o tanto de dor que podemos sentir, como emoções e pensamentos.

Na dor crônica, fortes emoções negativas em geral não são úteis. Nesse caso, o nosso cérebro usa as emoções para causar ainda mais dor, ou seja, fazendo doer mais do que realmente precisa

 

É possível viver bem com a dor crônica?

Muitas pessoas com dor crônica têm aprendido a viver bem com o que sentem: controlando a situação, tendo objetivos na vida, trabalhando e mantendo relações sociais saudáveis.

 

Programa de Tratamento da Dor Crônica.

Dentro do Programa Viver Bem, o paciente recebe tratamento multidisciplinar, conduzido por um fisioterapeuta em terapia manual. O programa é dividido em etapas:

• Avaliação biomecânica realizada pelo fisioterapeuta;

• Ciclo de 12 sessões com técnicas manuais específicas que consistem em: mobilização de articulações, alongamentos e fortalecimento de grupos musculares específicos, desativação de pontos gatilhos de dor, programa de exercidos de autocuidados e, quando possível, encaminhamento para as atividades de treinamento funcional dirigido com o educador físico.

A cada sessão, o paciente é avaliado e orientado a mudar alguns hábitos que podem aumentar as dores.


Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Inscreva-se agora mesmo!

Preencha seus dados corretamente para que nossa equipe possa entrar em contato.

Este campo é obrigatório.
Este campo é obrigatório.
Este campo é obrigatório.
Este campo é obrigatório.
Este campo é obrigatório.
Este campo é obrigatório.