SISTEMA DE GESTÃO

 

A missão do setor de Gestão da Qualidade é ser agente transformador da gestão por meio da aplicação de conhecimentos técnicos e de ferramentas de gestão que contribuam para a simplificação dos processos, o acolhimento das pessoas, a integração dos setores, a mediação de divergências e a construção de utilidade.

O Sistema de Gestão da Unimed Federação/RS e da Unimed Operadora/RS integra as seguintes ferramentas: planejamento estratégico, ISO 9001, RN 277 – Acreditação de Operadoras de Planos Privados de Assistência à Saúde, Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), compliance, 6 Sensos, entre outras.

Em 2021, foram direcionados esforços para a implementação das práticas necessárias para a migração da RN 277 para a RN 452, que é a versão atualizada da Acreditação de Operadoras de Planos Privados de Assistência à Saúde.

Para assegurar o funcionamento do Sistema de Gestão, são realizadas – além das auditorias externas da ISO 9001 e da RN 277 – auditorias internas desses modelos de gestão pelo Time de Auditoria Interna, com o apoio do setor de Gestão da Qualidade. Como melhoria no processo, em 2021, foram iniciadas as auditorias internas da 27001:2013 – Sistema de Gestão de Segurança da Informação, realizadas pelo auditor líder do setor de Gestão da Qualidade. Para tanto, são elaborados planos de auditoria interna que contemplem todos os requisitos dessas normas.

 

Time de Auditoria Interna

O Time de Auditoria Interna é formado por colaboradores voluntários de diversos setores, que se reúnem mensalmente para a preparação de auditorias e estudos teóricos, tendo sido mantida a sistemática de trabalho de forma virtual, sem comprometimento dos resultados. Sua atividade é realizar auditorias internas do Sistema de Gestão Integrado nos modelos adotados pela organização, além de valorizar e disseminar o conhecimento na sua área compartilhando experiências e estimulando, ao mesmo tempo, o senso de colaboração, a fim de promover a melhoria contínua através do uso de ferramentas de gestão.

O principal benefício de participar do Time é a ampliação da visão sistêmica dos processos da Unimed Federação/RS e da Unimed Operadora/RS, além da qualificação e da capacitação em relação às ferramentas de gestão utilizadas.

 

 

 

Composição do Time de Auditoria Interna em 31/12/2021

Amanda Farias de Moraes

Bianca da Silva Krause

Carla Bitencourt

Caroline Duarte Hermes Pereira

Cibele Barden Baier

Claudenice da Silva

Claudenir de Souza Munhoz

Denis Nunes

Diego Persico Timm

Fernando Augusto Trindade Costa

Fernando Fernandes da Silva

Jacqueline Alves Scheffer

Jóice Steinhorst Garcia

Liege dos Santos Panke

Lucas Oliveira Damas

Magali Azevedo

Sibely Rodrigues Machado

Taís Gomes de Oliveira

 

Comitês Estaduais de Gestão

(GRI 102-43, GRI 102-44) Uma das principais diretrizes estratégicas da Unimed Federação/RS é atender, com qualidade, às demandas e necessidades de seus clientes primordiais, que são suas Sócias gaúchas. A fim de cumprir esse propósito, foram criados os Comitês Estaduais de Gestão. Esses se constituem num dos principais órgãos consultivos, por meio de fóruns de debate e aprendizado sobre todos os temas relacionados à gestão das cooperativas.

 

Estrutura dos Comitês Estaduais de Gestão

 

Sustentabilidade

Ciente de que o futuro das empresas e o impacto positivo do planeta dependem de um ecossistema de negócios que alie, em sua gestão, boas práticas de governança, questões ambientais e ações sociais, a Diretoria de Sustentabilidade da Unimed Federação/RS, sob a gestão de Alcides Mandelli Stumpf, tem protagonizado iniciativas que buscam potencializar a reputação da marca – por meio da gestão de riscos e da leitura de oportunidades –, além de fortalecer o compromisso com o desenvolvimento sustentável, pensado em benefício da comunidade e do próprio negócio.

Sob tais premissas, depois de consolidar a cultura da sustentabilidade junto ao Sistema Cooperativo Empresarial Unimed-RS, trazendo consigo a assimilação dos 17 ODS da ONU e a validação da matriz de riscos reputacionais, incorporada às demais matrizes de risco, a Diretoria, por meio de seu braço operacional, o Instituto Unimed/RS, intensificou, em 2021, iniciativas que alcançam uma nova operação estratégica: o ESG, sigla em inglês para meio ambiente, social e governança.

Por meio do ESG, que carrega elementos afins a bases e princípios cooperativistas ligados à identidade institucional da Unimed Federação/RS, é possível qualificar relacionamentos, agregar valor a produtos e serviços, além de contribuir em diferentes searas, que vão do compliance à inovação.

 Assim, e em cooperação com outras Diretorias, foram revisitados processos, como o de aquisição de bens e serviços, e diretrizes voltadas ao cumprimento de resoluções normativas monitoradas pela ANS. Também foram desenvolvidas ações transversais que, a exemplo de 2020, beneficiaram comunidades em situação de vulnerabilidade, atingidas, pelo segundo ano consecutivo, pela pandemia do novo coronavírus.

Em relação ao público externo, cabe salientar, ainda, a participação em ações de representatividade político-institucional do diretor de Sustentabilidade, entre as quais se destacaram:

  • Composição, na condição de diretor, da holding do Sistema Unimed-RS, constituída em dezembro sob o nome de RS Empreendimentos S/A.
  • Tá na Mesa (Federasul).
  • Reunião de aproximação com a Secretaria Estadual de Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social do Rio Grande do Sul.
  • Conselho Consultivo do Ramo Saúde (OCB).
  • GT Monitoramento Legislativo (Unimed do Brasil).
  • Reuniões de Diretoria (OCERGS).
  • Reunião dos membros titulares do Conselho Estadual do Cooperativismo (CECOOP).
  • Reunião do Grupo de Gestão e Planejamento Sistêmicos, criado pelo Poder Judiciário com a finalidade de qualificar a judicialização da saúde e trabalhar em outras frentes de interesse social.

 

Além das ações já mencionadas, a Unimed Federação/RS conta com projetos socioambientais vinculados à Diretoria de Sustentabilidade, os quais estão descritos neste relatório no anexo relacionado ao Instituto Unimed/RS. Exemplos desses projetos são o programa Doador Fiel, que, em 2021, superou as fronteiras do Sistema Unimed-RS; programa Viver Bem na Escola; Unimed 60+; Menos 1 Lixo; Gerenciamento de Resíduos; assim como as campanhas Eu Ajudo na Lata, Prato Cheio, do Agasalho, Tampinha Solidária e Natal + Feliz. O ano também foi marcado pela realização de três fóruns regionais, contemplando todas as coordenadorias do Rio Grande do Sul.

 

Iniciativas Apoiadas pela Cooperativa

(GRI 102-12) Além dos documentos internos que norteiam a conduta da instituição, existem movimentos externos, apoiados pela cooperativa, que reforçam os valores e os princípios que defende.

  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): integram a Agenda 2030, estabelecida em conferência das Nações Unidas, que consiste em uma declaração de 17 ODS e 169 metas a serem atingidas em ações desenvolvidas por diferentes segmentos da sociedade. 
  • Selo FSC: certificação internacional concedida a empresas que promovem o uso responsável das florestas e a conservação de seus recursos naturais, obtido somente após um rigoroso processo de auditoria realizado por órgão certificador. A cooperativa tem como premissa a compra de seus produtos gráficos com fornecedores que possuam essa certificação, apoiando, assim, a iniciativa.
  • Programa Lixo Zero: iniciativa do Instituto Lixo Zero Brasil em que as empresas e instituições aplicam uma metodologia que visa desviar os resíduos gerados de aterros sanitários e incineração. O foco inicial é a não geração de resíduo, seguido da reutilização, da reciclagem e da destinação final.