Gestão dos Serviços Próprios 

Sem dúvida, o cenário predominante de 2021 foi o de enfrentamento à pandemia. Os hospitais próprios do Sistema Unimed-RS deram uma demonstração inequívoca de preparo, resiliência e competência para esse enfrentamento. 

 

Muitas ações foram tomadas, sendo as mais importantes: o aumento das suas estruturas, com fluxo único para pacientes infectados e suspeitos; a criação de novos leitos clínicos e de UTI; e o contingenciamento de leitos extras em hospitais da rede terceirizada.

 

Mas o maior desafio foi a falta de medicamentos essenciais para o tratamento, bem como seus preços abusivos.

 

Unimed do Brasil

Os hospitais próprios do Rio Grande do Sul participaram do Primeiro Ciclo de Qualificação dos Recursos Próprios do Sistema Unimed.

 

Unimed Mercosul

Também participaram do Grupo Técnico de Revisão de Tempos Cirúrgicos e do Projeto de Relacionamento com os Recursos Próprios para elaborar uma Tabela Mercosul, a fim de remunerar adequadamente esses serviços.

 

Instituto Unimed/RS

Em parceria com o Instituto Unimed/RS, a Gestão dos Serviços Próprios participou do Projeto Estadual de Gestão do Risco Ambiental e Tratamento de Resíduos.

 

Diretoria de Saúde 

Participa do Programa de Residência Multiprofissional.

 

ANS

Encaminhou convite a todos os hospitais próprios para aderirem ao Programa de Monitoramento da Qualidade Assistencial/Sistema de Indicadores Hospitalares, lançado em 09 de novembro de 2021, que visa a incentivar a melhoria da qualidade dos serviços. Também em 2021, foram criados dois Comitês Estaduais de Gestão dos Hospitais Próprios: o de Farmácia Clínica e o de Controle de Infecção Hospitalar.